São Leonardo de Porto Maurício: O pequeno número daqueles que são salvos


17.01.2011 - São Leonardo de Porto Maurício era um frade franciscano mais sagrado que viviam no mosteiro de São Boaventura, em Roma. Ele foi um dos maiores missionários na história da Igreja. Ele costumava pregar para milhares de pessoas na praça de cada cidade e cidade onde as igrejas não conseguia segurar os seus ouvintes. Tão brilhante e santo era a sua eloquência que uma vez quando ele deu uma missão de duas semanas em Roma, o Papa eo Colégio dos Cardeais chegou a ouvi-lo. A Imaculada Conceição da Virgem Santa, a adoração do Santíssimo Sacramento e de veneração do Sagrado Coração de Jesus, eram suas cruzadas. Ele estava em nenhuma maneira pequena responsável pela definição da Imaculada Conceição fez um pouco mais de cem anos após sua morte. Ele também nos deu os louvores divinos, que se diz no final da Bênção. Mas a obra mais famosa de São Leonardo foi sua devoção à Via Sacra. Ele teve uma morte mais sagrado em seu septuagésimo quinto ano, após 24 anos de pregação contínua.

Uma das Saint Leonard de sermões mais famosos de Porto Maurício era “o pequeno número de aqueles que são salvos.” Foi o que ele invocado para a conversão dos pecadores grande. Este sermão, como seus outros escritos, foi submetida a exame canônico durante o processo de canonização. Nela, ele analisa os vários estados de vida dos cristãos e conclui com o pequeno número daqueles que são salvos, em relação à totalidade dos homens.

O leitor que medita sobre este texto notável irá captar a solidez de sua argumentação, que mereceu a aprovação da Igreja. Aqui está o grande missionário do sermão vibrante e comovente.

Introdução

Graças a Deus, o número de discípulos do Redentor não é tão pequena que a maldade dos escribas e fariseus é capaz de vencê-los. Embora eles se esforçavam para caluniar inocência e para enganar a multidão com seus sofismas traiçoeira por desacreditar a doutrina eo caráter de nosso Senhor, encontrando pontos mesmo no sol, muitos ainda reconhecido como o verdadeiro Messias, e, sem medo de qualquer castigos ou ameaças, abertamente se juntou a Sua causa. Será que todos aqueles que seguiram a Cristo segui-Lo até a glória? Oh, aqui é onde eu reverenciar o mistério profundo e em silêncio adorar os abismos dos decretos divinos, ao invés de precipitadamente decidir sobre um ponto tão grande! O assunto que será o tratamento hoje é muito grave, que provocou mesmo os pilares da Igreja a tremer, cheio dos maiores santos de terror e os desertos povoados com anacoretas. O objetivo desta instrução é para decidir se o número de cristãos que são salvos é maior ou menor do que o número de cristãos que são amaldiçoados, que irá, espero, produzir em você um medo salutar dos juízos de Deus.

Irmãos, por causa do amor que tenho por você, eu desejo que eu fosse capaz de tranquilizá-lo com a perspectiva da felicidade eterna, dizendo a cada um de vocês: Você está certo de ir para o paraíso, o maior número de cristãos é salvo, então você também será salvo. Mas como eu posso lhe dar essa garantia doce se revolta contra os decretos de Deus como se você fosse o seu próprio pior inimigo? Eu observo em Deus um sincero desejo de salvá-lo, mas eu encontro em você uma inclinação decidida a ser condenado. Então o que vou fazer hoje, se eu falar claramente? Eu vou ser desagradável para você. Mas se eu não falo, eu vou estar desagradando a Deus.

Por isso, vou dividir este assunto em dois pontos. Na primeira, para enchê-lo com medo, eu vou deixar os teólogos e Padres da Igreja decidir sobre o assunto e declarar que o maior número de cristãos adultos estão condenados, e, em silenciosa adoração desse terrível mistério, vou continuar meus próprios sentimentos para mim mesmo. No segundo ponto, vou tentar defender a bondade de Deus contra os ímpios, provando-lhes que aqueles que são amaldiçoados são condenados por sua própria maldade, porque queria ser condenado. Então, aqui estão duas verdades muito importantes. Se a primeira verdade te assusta, não guarde isto contra mim, como se eu queria fazer o caminho do céu mais estreito para você, pois eu quero ser neutra nesta matéria, mas sim, mantê-la contra os teólogos e Padres da Igreja que vai gravar esta verdade em seu coração pela força da razão. Se você está desiludido com a verdade em segundo lugar, dar graças a Deus por ele, pois Ele só quer uma coisa: que você dê o seu coração a Ele totalmente. Finalmente, se você me obrigar a dizer claramente o que penso, vou fazê-lo para a vossa consolação.

O ensinamento dos Padres da Igreja

Não é vã curiosidade, mas a precaução salutar para proclamar, do alto do púlpito certas verdades que servem maravilhosamente para conter a indolência dos libertinos, que estão sempre a falar da misericórdia de Deus e sobre como é fácil de se converter, que vivem mergulhados no todos os tipos de pecados e estão profundamente adormecido na estrada para o inferno. Para desilusão los e despertá-los de seu torpor, hoje vamos examinar essa grande questão: Será que o número de cristãos que são salvos maior que o número de cristãos que são condenados?

almas piedosas, pode deixar, este sermão não é para você. Seu único objetivo é conter o orgulho de libertinos que lançam o santo temor de Deus de seu coração e unir forças com o diabo que, de acordo com o sentimento de Eusébio, condena almas inspirando-lhes confiança. Para resolver essa dúvida, vamos colocar os Padres da Igreja, grego e latim, de um lado, por outro lado, os mais doutos teólogos e historiadores erudita, e vamos colocar a Bíblia no meio para que todos possam ver. Agora, não ouçam o que vou dizer para você – porque eu já te disse que eu não quero falar para mim ou para decidir sobre o assunto – mas ouvir o que essas grandes mentes têm para lhe dizer, eles que são balizas na Igreja de Deus para dar luz aos outros para que eles não vão perder o caminho do céu. Desta forma, guiados pela luz triplo da autoridade, fé e razão, seremos capazes de resolver esta grave questão com certeza.

Note bem que não há questão aqui da raça humana como um todo, nem de todos os católicos tomadas sem distinção, mas apenas dos adultos católicos, que têm livre escolha, sendo assim capaz de cooperar para a grande questão da sua salvação. Primeiro, vamos consultar os teólogos reconhecidos como examinar as coisas com mais cuidado e, como não exagerar no seu ensino: vamos ouvir dois cardeais aprendeu, Caetano e Belarmino. Eles ensinam que o maior número de cristãos adultos estão condenados, e se eu tivesse o tempo necessário para apontar as razões em que baseiam-se, você estaria convencido de que vós mesmos. Mas vou me limitar a citar Suarez. Depois de consultar todos os teólogos e fazer um estudo diligente do assunto, ele escreveu: ” O sentimento mais comum que acontece é que, entre os cristãos, há mais almas condenadas de almas predestinadas . ”

Adicionar a autoridade do grego e latim Padres da dos teólogos, e você vai descobrir que quase todos dizem a mesma coisa. Este é o sentimento de São Teodoro, São Basílio, Santo Efrém, e São João Crisóstomo. Além disso, segundo Barônio era uma opinião comum entre os Padres gregos que esta verdade foi expressamente revelado a São Simeão Estilita, e que após esta revelação, foi para garantir a sua salvação que ele decidiu viver em pé em cima de um pilar para a quarenta anos, expostos ao tempo, um modelo de penitência e santidade para todos. Agora, vamos consultar os Padres latinos. Você vai ouvir São Gregório, dizendo claramente: “Muitos alcançar a fé, mas poucos para o reino celestial”. Santo Anselmo declara: ” São poucos os que são salvos . ” Santo Agostinho afirma ainda mais claramente: ” Portanto, poucos são salvos em comparação com aqueles que estão condenados . ” O mais terrível, porém, é São Jerônimo. No final de sua vida, na presença dos seus discípulos, ele disse estas palavras terríveis: ” Fora de cem mil pessoas cujas vidas têm sido sempre ruim , você vai encontrar um pouco quem é digno de indulgência “.

As palavras da Sagrada Escritura

Mas por que buscar as opiniões dos Padres e teólogos, quando a Sagrada Escritura resolve a questão de forma tão clara? Olhe para o Velho eo Novo Testamentos, e você vai encontrar uma infinidade de figuras, símbolos e palavras que apontam claramente esta verdade: muito poucos são salvos. Na época de Noé, a raça humana inteira foi submersa pelo Dilúvio, e apenas oito pessoas foram salvas na Arca de São Pedro diz: ” Esta arca era a figura da Igreja “, enquanto Santo Agostinho acrescenta:” E esses oito pessoas que foram salvas significa que muito poucos cristãos são salvos, porque existem muito poucos os que sinceramente renunciar ao mundo , e aqueles que renunciar a ela apenas em palavras não pertencem ao mistério representado pela arca . ” A Bíblia também nos diz que apenas dois hebreus de dois milhões de entrar na Terra Prometida depois de sair do Egito, e que apenas quatro escaparam do incêndio de Sodoma e da queima de outras cidades que pereceram com ele. Tudo isso significa que o número dos condenados, que será lançado no fogo como palha é muito maior do que a dos salvos, a quem o Pai celestial um dia ajuntam em celeiros Seus preciosos, como o trigo.

Eu não iria terminar se eu tivesse que apontar todos os valores pelos quais a Sagrada Escritura confirma esta verdade, vamos nos contentar em ouvir o oráculo vivo da Sabedoria encarnada. O que fez nosso Senhor respondeu o homem curioso do Evangelho, que perguntou-Lhe: ” Senhor, é só um pouco para ser salvo? ” Ele quis manter o silêncio? Ele respondeu hesitante? Ele quis esconder seu pensamento, com medo de assustar a multidão? Não. Questionado por um só, ele aborda todos os presentes. Disse-lhes ele: “Você me pergunta se só há poucos que se salvam?” Aqui está minha resposta: ” Esforce-se para entrar pela porta estreita, pois muitos, eu lhe digo, procurarão entrar e não poderão. ” Quem está falando aqui? Ele é o Filho de Deus, Verdade Eterna, que em outra ocasião diz ainda mais claramente: ” Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. ” Ele não diz que todos são chamados e que, de todos os homens, poucos são os escolhidos, mas que muitos são chamados, o que significa, como São Gregório, explica que, de todos os homens, muitos são chamados à verdadeira fé, mas fora do alguns deles são salvos. Irmãos, estas são as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo. Elas são claras? Eles são verdadeiros. Diga-me agora se é possível para que você tenha fé em seu coração e não tremer.

Salvação em diversos estados de vida

Mas, oh, eu vejo que, ao falar desta forma de todos em geral, eu estou perdendo meu ponto. Então, vamos aplicar esta verdade a vários estados, e você vai entender que você deve jogar fora a razão, a experiência eo senso comum dos fiéis, ou confessar que o maior número de católicos é condenado. Existe algum estado no mundo mais favorável à inocência em que a salvação parece a mais fácil e de que as pessoas têm uma idéia maior do que o de padres, os tenentes de Deus? À primeira vista, que não pensariam que a maioria deles não são apenas bons, mas mesmo perfeito, mas estou horrorizado quando ouço São Jerônimo, que declara que, embora o mundo está cheio de padres, quase um em cada cem está vivendo em um forma, em conformidade com o estado, quando eu ouço um servo de Deus, que comprove que ele tenha aprendido pela revelação de que o número de sacerdotes que cair no inferno de cada dia é tão grande que parecia impossível para ele que há algum deixou na terra, quando eu São Crisóstomo ouvir exclamando com lágrimas nos olhos, ” Eu não acredito que muitos padres são salvos, eu acredito, pelo contrário, que o número daqueles que são condenados é maior . ”

Olha ainda maior, e ver os prelados da Santa Igreja, os pastores que têm o encargo de almas. É o número daqueles que são salvos entre eles maior do que o número daqueles que são condenados? Ouça a Cantimpré, ele vai relacionar um evento para você, e você pode tirar as conclusões. Houve um sínodo a ser realizada em Paris, e um grande número de prelados e pastores que tinham o encargo de almas estavam presentes, o rei e os príncipes também veio para acrescentar brilho a esse conjunto pela sua presença. Um famoso pregador foi convidado a pregar. Enquanto ele estava preparando seu sermão, um horrível demônio apareceu para ele e disse: ” Coloque seus livros de lado. Se você quiser dar um sermão que serão úteis para os príncipes e prelados, contente-se com dizer-lhes da nossa parte, “Nós os príncipes das trevas obrigado, príncipes, prelados e pastores de almas, que, devido à sua negligência, o maior número de fiéis são condenados, também, estamos salvando uma recompensa para você por esse favor, quando você estará conosco no inferno . ‘”

Ai de vós outros que comando! Se tantos são condenados por sua culpa, o que vai acontecer com você? Se fora alguns dos que estão em primeiro lugar na Igreja de Deus são salvos, o que vai acontecer com você? Pegue todos os estados, ambos os sexos, todas as condições: maridos, esposas, viúvas, mulheres jovens, homens jovens, soldados, mercadores, artesãos, ricos e pobres, nobres e plebeus. O que estamos a dizer sobre todas estas pessoas que vivem tão mal? A narrativa segue a partir de São Vicente Ferrer vai mostrar o que você pode pensar sobre isso. Ele relata que um arcediago em Lyon abandonou o seu cargo e se retirou para um lugar deserto a fazer penitência, e que morreu no mesmo dia e hora, como São Bernardo. Após sua morte, ele apareceu ao seu bispo e disse-lhe: ” Sabe, monsenhor, que na hora em que eu morrer, trinta e três mil pessoas também morreram. Desse total, Bernard e eu fui para o céu sem demora , três foram para o purgatório, e todos os outros caíram no Inferno . ”

Nosso crônicas relacionar um acontecimento mais terrível ainda. Um dos nossos irmãos, bem conhecido por sua doutrina e santidade, estava pregando na Alemanha. Ele representou a feiúra do pecado da impureza tão forte que uma mulher caiu morta de dor na frente de todos. Então, voltando à vida, ela disse, ” Quando eu era apresentado perante o tribunal de Deus, sessenta mil pessoas chegaram ao mesmo tempo de todas as partes do mundo, fora desse número, três foram salvos por ir para o Purgatório, e todos os demais foram condenados . ”

O abismo dos juízos de Deus! Dos trinta mil, apenas cinco foram salvas! E fora de sessenta mil, somente três foram para o céu! Você pecadores que estão me ouvindo, em qual categoria vai ser numeradas? … O que você acha? … O que você acha? …

Eu vejo quase todos vocês abaixar a cabeça, cheios de espanto e horror. Mas vamos colocar o nosso estupor de lado, e em vez de lisonjear-nos, vamos tentar tirar algum proveito do nosso medo. Não é verdade que há duas estradas que levam ao céu: a inocência e arrependimento? Agora, se eu te mostrar que muito poucos tomar qualquer uma destas duas estradas, como pessoas racionais que você vai concluir que muito poucos são salvos. E para mencionar as provas: em que, o emprego idade ou condição que você vai descobrir que o número dos ímpios não é cem vezes maior do que o bom, e sobre os quais pode-se dizer, ” Os bons são tão raros e os ímpios tão grande em número “? Poderíamos dizer dos nossos tempos que Salvianus disse dele: é mais fácil encontrar uma multidão incontável de pecadores imersos em todos os tipos de iniqüidades que um inocente poucos homens. Quantos servidores são totalmente honestos e fiéis em seus deveres? Como muitos comerciantes são justos e equitativos, seu comércio, quantos artesãos exata e veraz, quantos vendedores desinteressados e sinceros? Como muitos homens da lei não abandonará capital? Como muitos soldados não pisar inocência, como muitos mestres não injustamente reter o salário daqueles que o servem, ou não procuram dominar os seus inferiores? Em toda parte, os bons são raros e os maus em grande número. Quem não sabe que hoje há muita libertinagem assim entre os homens maduros, a liberdade entre os jovens, a vaidade das mulheres, libertinagem na nobreza, a corrupção na classe média, a dissolução no povo, imprudência entre os pobres, que alguém pudesse dizer o que Davi disse de sua época: ” Todos os iguais se extraviaram … não há mesmo quem faça o bem, nem um sequer . ”

Ir para a rua ea praça, em palácio e casa, para a cidade eo campo, em tribunal e juiz de direito, e até mesmo no templo de Deus. Onde você vai encontrar a virtude? ” Ai de mim! ” Salvianus chora “, exceto por um pequeno número muito que fugir do mal, que é a assembléia dos cristãos, se não um sumidouro de vice? ” Tudo o que podemos encontrar em todos os lugares é o egoísmo, a ambição, gula, e luxo. Não é a maior porção de homens contaminados pelo vício da impureza, e não é certo Saint John, dizendo: ” O mundo inteiro – se uma coisa tão suja pode ser chamado – ” está sentado na maldade? “Eu não sou o único que é dizendo-lhe, a razão obriga você a acreditar que a daqueles que vivem tão mal, muito poucos são salvos.

Mas você vai dizer: Não é possível penitência rentável reparar a perda da inocência? Isso é verdade, eu admito. Mas sei também que a penitência é tão difícil, na prática, perdemos o hábito tão completamente, e é tão mal abusado pelos pecadores, que este só deveria ser suficiente para convencê-lo que muito poucos são salvos por esse caminho. Oh, quão íngreme, estreita, espinhosa, horrível de se ver e difícil de escalar que é! Em todo lugar que olhamos, vemos vestígios de sangue e coisas que recordar memórias tristes. Muitos enfraquecem com a visão muito dele. Muitos retiro logo no início. Muitos caem de cansaço no meio, e muitos dão-se miseravelmente no final. E quão poucos são os que nela perseverar até a morte! Santo Ambrósio diz que é mais fácil encontrar homens que têm mantido a sua inocência do que encontrar alguém que tenha feito penitência montagem.

Se você considerar o sacramento da penitência, há tantas confissões distorcida, tantas desculpas estudados, tantos arrependimentos enganador, tantas falsas promessas, tantas resoluções ineficaz, tantas absolvições inválido! Será que você considera como válida a confissão de alguém que se acusa de pecados de impureza e ainda mantém a ocasião deles? Ou alguém que se acusa de evidentes injustiças com nenhuma intenção de fazer qualquer reparação que seja para eles? Ou alguém que cai novamente na iniqüidades mesmo logo após a confissão? Ah, os abusos horríveis desse sacramento tão grande! Um confessa para evitar a excomunhão, outro para fazer uma reputação como um penitente. Um livra-se de seus pecados para acalmar seu remorso, outro esconde-los de vergonha. Um acusa-os de forma imperfeita por maldade, outra divulga-los para fora do hábito. Uma coisa não tem a verdadeira finalidade do sacramento em mente, um outro está faltando a tristeza necessário, e ainda outra finalidade da empresa. confessores pobres, o que você faz esforços para trazer o maior número de penitentes para estas resoluções e atos, sem a qual a confissão é um sacrilégio, uma condenação a absolvição ea penitência uma ilusão?

Onde eles estão agora, aqueles que acreditam que o número dos salvos entre os cristãos é maior do que a dos condenados, e que, para autorizar a sua opinião, a razão, portanto: a maior parte dos adultos católicos morrem nas suas camas armados com os sacramentos da Igreja, portanto a maioria dos adultos católicos são salvos? Ah, que bom raciocínio! Você deve dizer exatamente o oposto. A maioria dos adultos católicos confessam mal na hora da morte, pois a maioria deles são condenados. Eu digo “mais certo”, porque uma pessoa morrer que não tenha confessado bem quando ele estava bem de saúde terá um tempo ainda mais difícil fazê-lo quando ele está na cama com o coração pesado, uma cabeça instável, uma mente confusa; quando ele se opõe, em muitos aspectos por objetos ainda vivos, por vezes ainda frescos, adoptado pelos hábitos e, sobretudo, pelos demônios que estão buscando todos os meios para lançá-lo no inferno. Agora, se você adicionar a todos estes falsos penitentes todos os outros pecadores que morrem inesperadamente em pecado, devido aos médicos ignorância ou por seus familiares têm culpa, que morrem por envenenamento ou seja enterrado em sismos, ou de um acidente vascular cerebral, ou de uma queda, ou no campo de batalha, em uma luta, capturado em uma armadilha, atingido por um raio, queimados ou afogados, não está obrigado a concluir que a maioria dos adultos cristãos estão condenados? Este é o raciocínio de São Crisóstomo. Este Santo diz que a maioria dos cristãos estão andando na estrada para o inferno em toda sua vida. Por que, então, você está tão surpreso que o maior número vai para o inferno? Para chegar a uma porta, você deve tomar a estrada que leva até lá. O que você tem para responder a uma razão poderosa?

A resposta, você vai me dizer, é que a misericórdia de Deus é grande. Sim, para aqueles que o temem, diz o profeta, mas é grande a sua justiça para quem não tem medo dele, e ela condena todos os pecadores obstinados.

Então você vai dizer para mim: Bem, então, que é o Paraíso, se não para os cristãos? É para os cristãos, é claro, mas para aqueles que não desonram seu caráter e que vivem como cristãos. Além disso, se o número de cristãos adultos que morrem na graça de Deus, você adiciona a multidão inumerável de crianças que morrem depois do batismo e antes de chegar à idade da razão, você não vai se surpreender que o apóstolo João, falando daqueles que são salvos, diz: ” Eu vi uma grande multidão que nenhum homem poderia número.

E é isso que engana aqueles que fingem que o número dos salvos entre os católicos é maior que a dos condenados … Se a esse número, você adiciona os adultos que têm mantido o manto da inocência, ou que depois de ter se contaminado, vos lavei-lo nas lágrimas de penitência, é certo que o maior número é guardado, e que explica as palavras de São João, ” vi uma grande multidão “, e estas outras palavras de Nosso Senhor,” Muitos virão do oriente e do ocidente, e banquete com Abraão, Isaac e Jacó no reino dos céus “, e as outras figuras geralmente citado em favor do referido parecer. Mas se você está falando de cristãos adultos, a experiência, a razão, autoridade, decência e as Escrituras todos concordam em provar que o maior número é maldita. Não acredito que por causa disso, o paraíso está vazio, ao contrário, é um reino muito populosa. E se os condenados são ” tão numerosa quanto a areia no mar “, os salvos são” tão numerosas as estrelas do céu “, isto é, tanto um quanto o outro são inúmeras, embora em proporções muito diferentes.

Um dia, S. João Crisóstomo, pregando na catedral de Constantinopla, e considerando as proporções, não pude deixar de estremecer de horror e perguntar: ” A partir desse grande número de pessoas, quantas você acha que vai ser salvo? ” E, sem esperar por uma resposta, acrescentou: ” Entre os muitos milhares de pessoas assim, que não iria encontrar uma centena que estão salvos, e eu ainda dúvida para a cem . ” Que coisa terrível! O grande Santo acredita que, de muitos povos assim, quase cem seriam salvos, e, mesmo assim, ele não tinha certeza de que esse número. O que vai acontecer com vocês que estão me ouvindo? Grande Deus, eu não posso pensar nisso sem estremecer! Irmãos, o problema da salvação é uma coisa muito difícil, pois de acordo com as máximas dos teólogos, quando o fim exige grandes esforços, apenas alguns alcançá-lo.

É por isso que São Tomás, o Doutor Angélico, depois de pesar todas as razões pró e contra em sua imensa erudição, finalmente, conclui que o maior número de católicos adultos estão condenados. Ele diz: ” Porque bem-aventurança eterna supera o estado natural, especialmente desde que tenha sido privado da graça original, é o pequeno número que são salvos . ”

Então, retire a venda dos seus olhos que está cegando-lhe o amor-próprio, que está impedindo de acreditar como uma verdade evidente, dando-lhe falsas idéias muito sobre a justiça de Deus, ” Pai, o mundo já conheceu não só a Ti , disse Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele não diz ” Pai Todo-Poderoso, a maioria dos bons e Pai misericordioso “. Ele diz: ” Pai justo “, para que possamos entender que, de todos os atributos de Deus, nenhuma é menos conhecido do que a Sua justiça, porque os homens se recusam a acreditar que eles estão com medo de sofrer. Por conseguinte, tirar a venda que está cobrindo seus olhos e dizer chorando: Ah! O maior número de católicos, o maior número de pessoas que vivem aqui, talvez até mesmo aqueles que estão nesta assembléia, será que se dane! O assunto poderia ser mais digno de suas lágrimas?

Rei Xerxes, de pé sobre uma colina olhando para o seu exército de cem mil soldados em ordem de batalha, e considerando que, de todos eles, não seria um homem viva em cem anos, foi incapaz de segurar as lágrimas. Não temos mais razão para chorar sobre o pensamento que, de muitos católicos assim, o maior número será condenado? Caso isto não pensou fazem nossos olhos derramam rios de lágrimas, ou pelo menos produzem em nosso coração o sentimento de compaixão sentida por um irmão agostiniano, Ven. Marcelo de S. Domingos? Um dia, enquanto ele estava meditando sobre a dor eterna, o Senhor mostrou a ele as almas que estavam indo para o inferno, naquele momento, e fê-lo ver um caminho muito amplo em que vinte e dois mil foram reprovados correndo em direção ao abismo, colidindo em um outro . O servo de Deus estava estupefato com a visão e exclamou: ” Oh, o que é um número! que um número! E ainda vêm mais. Ó Jesus Ó Jesus! Que loucura! ” Deixe-me repetir com Jeremias: ” Quem vai dar água na minha cabeça, e uma fonte de lágrimas dos meus olhos? E eu choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.

Pobres almas! Como você pode correr tão apressadamente em direção ao inferno? Por causa da misericórdia, pare e ouça-me por um momento! Ou você entender o que significa ser salvo e ser condenado por toda a eternidade, ou não. Se você entender e, apesar disso, você não decidir mudar a sua vida hoje, fazer uma boa confissão e pisar em cima do mundo, em uma palavra, fazer todos os seus esforços para ser contado entre o número littler daqueles que são salvos, Eu digo que você não tem fé. Você é mais desculpável, se você não entender, pois então é preciso dizer que você está fora de sua mente. Para ser guardado por toda a eternidade, para ser condenado por toda a eternidade, e não fazer todos os seus esforços para evitar o primeiro e certifique-se dos outros, é algo inconcebível .

A bondade de Deus

Talvez você ainda não crêem as terríveis verdades que acabo de lhe ensinou. Mas é a maioria dos teólogos altamente considerado, a Padres mais ilustres que têm falado com você através de mim. Então, como você pode resistir razões apoiado por tantos exemplos e palavras das Escrituras? Se você ainda hesita, apesar disso, e se a sua mente está inclinado a opinião contrária, isso não conta muito é suficiente para fazer você tremer? Ah, isso mostra que você não se importa muito para a sua salvação! Neste assunto importante, um homem sensato é atingida mais fortemente pela menor dúvida do risco que ele corre pelo título de ruína total, em outros assuntos em que a alma não está envolvido. Um dos nossos irmãos, o Beato Giles, tinha o hábito de dizer que se apenas um homem estava indo para ser condenado, ele faria todo o possível para ter certeza que ele não era aquele homem.

Então o que devemos fazer, nós que sabemos que o maior número vai ser condenado, e não apenas fora de todos os católicos? O que devemos fazer? Tome a resolução de pertencer ao pequeno número daqueles que são salvos. Você diz: Se Cristo quis condenar-me, então por que Ele me criou? O silêncio, a língua erupção! Deus não criou ninguém para condená-lo, mas quem é maldita, é maldita, porque ele quer ser. Portanto, agora vou lutar para defender a bondade de meu Deus e absolver o de toda a culpa: que será o tema do segundo ponto.

Antes de ir, vamos nos reunir em um lado todos os livros e todas as heresias de Lutero e Calvino e, do outro lado os livros e as heresias do pelagianismo e semi-pelagianos, e vamos queimá-las. Alguns destroem a graça, a liberdade dos outros, e todos estão cheios de erros, então vamos lançá-los no fogo. Todos os condenados incidindo sobre seu rosto o oráculo do profeta Oséias: ” Tua perdição vem de ti “, de modo que eles possam entender que quem está condenado, é condenado por sua própria malícia e porque ele quer ser condenado.

Primeiro, vamos levar estas duas verdades inegáveis, como base: ” Deus quer que todos os homens sejam salvos “,” Todos estão em necessidade da graça de Deus “. Agora, se eu lhe mostrar que Deus quer salvar todos os homens, e que para este propósito que Ele dá a todos eles a Sua graça e todo o necessário outro meio de obter o efeito sublime, você será obrigado a concordar que quem está condenado deve imputar que a sua malícia própria, e que se o maior número de cristãos estão condenados, é porque eles querem ser. ” Tua perdição vem de ti, a tua ajuda é apenas em mim . ”

Deus deseja que todos os homens sejam salvos

Em uma centena de lugares na Sagrada Escritura, Deus nos diz que ele é realmente seu desejo de salvar todos os homens. ” É minha vontade que o pecador deveria morrer, e não que ele deve ser convertido a partir de seus caminhos e viva? … Eu vivo, diz o Senhor Deus. Eu não desejo a morte do pecador. se converta e viva . ” Quando alguém quer algo muito, é dito que ele está morrendo de desejo, é uma hipérbole. Mas Deus quis e ainda quer a nossa salvação, tanto que Ele morreu de desejo, e ele sofreu a morte para nos dar vida. Esta vontade de salvar todos os homens é, portanto, não é afetado, superficial e aparente será um em Deus, é um real, efetiva e benéfica se, pois Ele nos fornece todos os meios mais adequados para que sejamos salvos. Ele não lhes dá a nós para que não obtê-lo, Ele lhes dá a nós com uma sincera vontade, com a intenção de que eles podem obter seus efeitos. E se eles não obtê-lo, Ele se mostra humilde e ofendida por ele. Ele manda até o danado para usá-los, a fim de ser salvo; Ele exorta-os a ele, ele os obriga a isso, e se eles não o fazem, pecam. Portanto, eles podem fazê-lo e, assim, ser salvo.

Muito mais, porque Deus vê que não poderia mesmo fazer uso de sua graça sem a Sua ajuda, Ele nos dá outras ajudas, e se eles permanecem, por vezes, ineficaz, a culpa é nossa, pois com esses mesmos auxiliares, a pessoa pode maltratá-los e ser condenados com eles, e outra pode fazer o certo e ser salvo, ele pode até ser salva com menos poderosos auxiliares. Sim, pode acontecer que o abuso de nós uma maior graça e são condenados, enquanto que outro coopera com um menor graça e é salvo.

Santo Agostinho exclama: ” Se, portanto, alguém se desvia da justiça, ele é realizado por sua livre vontade, liderada por sua concupiscência, enganado por sua própria convicção . ” Mas para aqueles que não entendem a teologia, aqui é o que tenho a dizer-lhes: Deus é tão bom que quando vê um pecador correr para sua ruína, ele corre atrás dele, o chama, suplica e acompanha-lo até os portões do inferno, o que ele não vai fazer para convertê-lo? Ele envia-lhe boas inspirações e pensamentos sagrados, e se ele não aproveitá-las, ele torna-se irritado e indignado, ele persegue. Ele vai atacá-lo? Não. Ele bate no ar e perdoa. Mas o pecador não é convertido ainda. Deus lhe envia uma doença mortal. É certamente todo para ele. Não, irmãos, Deus cura-lo, o pecador torna-se obstinado no mal, e Deus em Sua misericórdia, olha para outro caminho, Ele dá-lhe mais um ano, e quando esse ano acabar, ele lhe concede outro.

Mas se o pecador ainda quer lançar-se no inferno, apesar de tudo, o que faz Deus? Ele não abandoná-lo? Não. Ele o leva pela mão, e enquanto ele tem um pé no inferno e outro exterior, Ele ainda prega para ele, ele implorou para não abusar Suas graças. Agora eu lhe pergunto, se esse homem está condenado, não é verdade que ele está condenado contra a Vontade de Deus e porque ele quer ser condenados? Venha e me perguntar agora: Se Deus quisesse condenar-me, então por que Ele me criou?

pecador Ingratidão, aprender hoje que, se forem condenados, não é Deus quem é a culpa, mas você e sua vontade própria. Para convencer-se disso, desça até as profundezas do abismo, e lá vai lhe trazer um daqueles malditos miseráveis almas queimando no inferno, para que ele possa explicar essa verdade para você. Aqui está um agora: ” Diga-me, quem é você? ” ” Eu sou um idólatra, pobre, nascido em uma terra desconhecida, nunca ouvi falar de céu ou inferno, nem do que eu estou sofrendo agora . ” ” ! desgraçado Vá embora, você não é o que estou procurando . ” Outro está vindo, lá está ele . ” Quem é você? ” ” Eu sou um cismático desde os confins da Tartária, eu sempre vivi em um estado selvagem, mal sabendo que existe um Deus . ” ” Você não é o único que eu quero, voltar para o inferno . ” Aqui está outro . ” E quem é você? ” ” Eu sou um herege pobres do Norte. Nasci sob o Pólo e nunca vi tanto a luz do sol ou a luz da fé . ” ” Não é que eu estou procurando tanto, o retorno para o inferno . ” Irmãos, meu coração está partido ao ver esses desgraçados que nem sequer conhecia a verdadeira fé entre os condenados. Mesmo assim, sabemos que a sentença de condenação foi pronunciada contra eles e eles disseram: ” Tua perdição vem de ti . ” Eles foram condenados porque quiseram ser. Eles receberam ajudas para muitos de Deus para ser salvo! Nós não sabemos o que eles estavam, mas eles conhecem bem, e agora eles gritam: ” ó Senhor, és justo … e os teus juízos são eqüitativas . ”

Irmãos, vocês devem saber que a antiga crença mais é a Lei de Deus , e que todos temos que está escrito em nossos corações , que pode ser aprendido sem professor , e que basta ter a luz da razão para conhecer todos os preceitos desta lei . É por isso que até mesmo os bárbaros escondeu quando cometeram o pecado, porque eles sabiam que estavam fazendo de errado, e eles são condenados por não ter observado a lei natural, inscrita no seu coração, se tivessem observado, Deus teria feito um milagre, em vez de deixá-los ser condenado, ele teria os enviou alguém para ensiná-los e lhes teria dado outras ajudas, dos quais se fizeram indignos por não viver em conformidade com as inspirações da sua própria consciência, que nunca deixou de avisá-los do bem eles devem fazer eo mal que deve evitar. Por isso, é sua consciência, que os acusou no Tribunal de Deus, e diz-lhes constantemente no inferno, ” Tua perdição vem de ti . ” Eles não sabem o que responder, e são obrigados a confessar que são merecedores de seu destino. Agora, se esses infiéis não têm desculpa, haverá alguma para um católico que teve muitos sacramentos, assim, assim muitos sermões, muitas ajudas para a sua disposição? Como ele se atreve a dizer: ” Se Deus iria condenar-me, então por que Ele me criou? ” Como ele se atreve a falar dessa maneira, quando Deus lhe dá muitas ajudas para ser salvo? Por isso, vamos acabar confundindo ele.

Você que está sofrendo no abismo, me responda! Há algum católicos entre vocês? ” Há certamente! ” Quantos? Deixe um deles vir aqui! ” Isso é impossível, eles estão muito baixo, e de as fazer chegar a todos os que por sua vez do inferno de cabeça para baixo, seria mais fácil parar um deles como ele está caindo . ” Então, eu estou falando para vocês que vivem no hábito do pecado mortal, no ódio, na lama do vício da impureza, e que estão se aproximando para o inferno todos os dias. Pare e dê a volta, é Jesus que vos chama e que, com suas feridas, como acontece com tantas vozes eloquentes, chora com você, “Meu filho, se forem condenados, você só pode se culpar:” Tua perdição vem de ti . ” Levantai os olhos e veja todas as graças com que enriqueceu a segurar a sua salvação eterna. Eu poderia ter tido você nasceu em uma floresta na Berberia, que é o que eu fiz a muitos outros, mas eu tinha que nascido na fé católica, você levantada por tão bom, como um pai excelente, com a mãe da mais pura instruções e ensinamentos. Se eu estiver condenado, apesar de que, quem é a culpa vai ser? tinha seu próprio filho meu, o seu própria: ” Tua perdição vem de ti . ”

“Eu poderia ter lançado no inferno após o primeiro pecado mortal que você cometeu, sem esperar a segunda: Eu fiz isto para muitos outros assim, mas eu fui paciente com você, eu esperei por você por muitos e longos anos de espera. Eu ainda estou para você hoje em penitência próprias. Se você for condenado, apesar de tudo isso, quem é a culpa: ele? Seu próprio, meu filho, seu ” Tua perdição vem de ti . “Você sabe quantas morreram diante dos seus olhos e foram maldito: para você. Você sabe como que muitos outros que eu jogo de volta no caminho certo para você dar o bom exemplo. você Não lembro o que foi excelente confessor que você disse? Eu sou um a pessoa que tinha lhe dizer isso. advertência Ele não recomendam que você mude sua vida, para fazer uma boa confissão? Eu sou o que o inspirou. Lembre-se que o sermão que tocou seu coração? Eu sou Aquele que te levou lá. E o que aconteceu entre você e eu no segredo do seu coração … que você nunca pode esquecer.

“Essas inspirações interiores, que o conhecimento claro, que o remorso constante de consciência, você se atreve a negar-lhes? Todos estes foram muitas ajudas assim da minha graça, porque queria conservá-lo. Recusei-me a dá-los a muitos outros, e Eu lhes dei a você porque eu te amava ternamente. Meu filho, meu filho, se eu lhes falava com tanta ternura como estou falando com você hoje, como muitos outros retornam as almas para o caminho certo! E você … você liga o em mim. trás Ouça o que vou dizer-lhe, pois estas são minhas últimas palavras: Você me custou o meu sangue, se você quer ser condenado, apesar do sangue que derramou por você, não me culpe, você têm apenas a si mesmo para acusar, e por toda a eternidade, não se esqueça que, se forem condenados, a despeito de mim, você está condenado, porque você quer ser condenado: ” Tua perdição vem de ti . ” ”

Ó meu bom Jesus, as próprias pedras dividido em ouvir essas doces palavras, expressões tão tenra. Há alguém aqui que quer ser condenado, com tantas graças e ajudas? Se existe um, que ele me escuta, e depois deixá-lo se ele pode resistir.

Barônio relata que após a apostasia infame Juliano o Apóstata, ele concebeu ódio tão grande contra o Santo Batismo, que dia e noite, ele procurou uma maneira em que ele pode apagar seu próprio. Para esse propósito, ele tomou um banho de sangue de cabra preparado e colocou-se nela, querer esse sangue impuro de uma vítima dedicado a Vénus para apagar o carácter sagrado do baptismo de sua alma. Esse comportamento parece abominável para você, mas se o plano de Julian tinha sido capaz de ter sucesso, é certo que ele estaria sofrendo muito menos no inferno.

Pecadores, o conselho que eu quero dar-lhe, sem dúvida, parece estranho para você, mas se você entender bem, é, pelo contrário, inspirado terna compaixão para com você. Eu te imploro de joelhos, pelo sangue de Cristo e pelo Coração de Maria, mudar a sua vida, voltar para a estrada que leva ao céu, e fazer tudo que você pode pertencer ao pequeno número daqueles que são salvos. Se, ao invés disso, você quer continuar andando na estrada que leva ao inferno, pelo menos, encontrar uma maneira de apagar o seu batismo. Ai de vós, se você tomar o Santo Nome de Jesus Cristo e do caráter sagrado dos cristãos gravado em sua alma para o inferno! Seu castigo será ainda maior. Então faça o que eu aconselho a fazer: se você não deseja converter, vá neste mesmo dia e pergunte ao seu pastor para apagar seu nome do registo baptismal, de modo que não podem permanecer qualquer lembrança de sua nunca ter sido um cristão; Imploro o seu Anjo da Guarda para apagar de seu livro de graças as inspirações e as ajudas que tem dado a você em ordens de Deus, pois ai você se lembra deles! Diga Nosso Senhor para ter de volta sua fé, batismo, seus sacramentos.

Você está horrorizado com tal pensamento? Bem, então, lançar-se aos pés de Jesus Cristo e dizer-lhe, com lágrimas nos olhos e coração contrito: “Senhor, eu confesso que até agora não tenho vivido como um cristão eleito. não sou digno de ser contados entre Seu . Reconheço que eu mereço ser condenado, mas sua misericórdia é grande e cheio de confiança em Sua graça, eu digo a você que eu quero salvar a minha alma, mesmo que eu tenha que sacrificar a minha fortuna, minha honra, meu muito vida, enquanto eu estou salvo. Se eu tenho sido infiel, até agora, me arrependo, lamento, eu detesto a minha infidelidade, peço-lhe humildemente que me perdoe por isso. Perdoe-me, bom Jesus, e fortalece-me também, que eu possa ser salvo;. peço-lhe que não a riqueza, a honra ou a prosperidade lhe pedir uma coisa só, para salvar minha alma. “

E Vós, Ó Jesus! O que você acha? O Bom Pastor, consulte a ovelha perdida que volta para você; abraçar este pecador arrependido, abençoe seus suspiros e lágrimas, ou melhor, abençoe essas pessoas que são tão bem dispostos e que não querem nada, mas sua salvação. Irmãos, aos pés de Nosso Senhor, deixe-nos protestos que se queremos salvar a nossa alma, custe o que custar. Vamos todos dizer-lhe com os olhos lacrimosos, “Bom Jesus, eu quero salvar a minha alma:” Ó bendito lágrimas, ó suspiros abençoado!

Conclusão

Irmãos, quero enviar todos vocês confortado longe hoje. Então, se você me perguntar o meu sentimento sobre o número daqueles que são salvos, aqui está: Se há muitos ou poucos que são salvos, eu digo que quem quer ser salvo, será salvo, e que ninguém pode ser condenado se ele não quer ser. E se é verdade que poucos são salvos, é porque são poucos os que vivem bem. Quanto ao resto, compare as duas opiniões: a primeira afirma que o maior número de católicos estão condenados, o segundo, pelo contrário, finge que o maior número de católicos são salvos. Imagine um anjo enviado por Deus para confirmar a primeira opinião, chegando a dizer-lhe que não só são os mais católicos condenados, mas de toda esta multidão aqui presente, um só será salvo. Se você obedecer os mandamentos de Deus, se você detesta a corrupção deste mundo, se você abraçar a Cruz de Jesus Cristo em um espírito de penitência, será que um sozinho quem é salvo.

Agora imagine o mesmo Anjo retornando para você e confirmando a segunda opinião. Ele diz que não só são a maior parte dos católicos salvos, mas que, de todos neste encontro, um só será condenado e todos os outros salvos. Se depois disso, continuar o seu usuries, seu vinganças, suas ações criminosas, suas impurezas, então você terá que ser um só, que é condenado.

Qual é a utilidade de saber se são muitos ou poucos se salvam? São Pedro nos diz: ” Esforce-se por boas obras para tornar a sua eleição . ” Quando Tomás de Aquino é a irmã Saint lhe perguntou o que ela deve fazer para ir para o céu, disse: ” Você vai ser salvo se você quer ser. ” Eu digo a mesma coisa para você, e aqui está a prova de minha declaração. Ninguém está condenado a não ser que ele comete o pecado mortal: que é da fé. E ninguém comete o pecado mortal a menos que ele quer: que é uma proposição teológica inegável. Portanto, ninguém vai para o inferno a menos que ele quer, a conseqüência é óbvia. Será que isso não é suficiente para te confortar? Chorar por pecados do passado, fazer uma boa confissão, o pecado não mais no futuro, e todos vocês serão salvos. Por que atormentar-se assim? Pois é certo que você tem que cometer o pecado mortal de ir para o inferno, e que, para cometer pecado mortal é preciso querer, e que, consequentemente, ninguém vai para o inferno a menos que ele quer. Isso não é apenas uma opinião, é muito reconfortante e uma verdade incontestável, que Deus lhe dê a entender isso, e que Ele abençoe você. Amen.

Nas primeiras regras sobre o discernimento dos espíritos, Santo Inácio mostra que é típico do espírito mau para tranqüilizar os pecadores. Portanto, devemos sempre pregar e dar origem a confiança eo dever de esperança no perdão infinito do Senhor e da misericórdia, para a conversão é fácil e Sua graça é todo-poderoso. Mas também devemos lembrar que “Deus não se zomba”, e que alguém que vive habitualmente no estado de pecado mortal está na estrada para a danação eterna.

Há milagres de última hora, mas a menos que alegam que os milagres são o funcionamento geral das coisas, somos obrigados a concordar que para a maioria das pessoas que vivem em estado de pecado mortal, impenitência final é a eventualidade mais provável.

São Leonardo de Porto Maurício razões persuadiram-nos. Valem a pena ouvir. Com eloqüência e clareza, eles desenvolvem uma reflexão do Pe. Lombardi em seu debate público com o líder comunista italiano Velio Spano em Cagliara em 4 de dezembro de 1948. “Estou horrorizado ao pensar que se continuar dessa maneira, você será condenado ao inferno”, disse o padre Lombardi à Spano marxista. Spano respondeu: “Eu não acredito no inferno.” E o Pe. Lombardi respondeu: “Exatamente, e se você continuar, você será condenado, pois para evitar ser condenado, é preciso acreditar no inferno.”

Poderíamos generalizar resposta Padre Lombardi. Talvez seja justamente essa falta de fé sobrenatural que está impedindo as pessoas de chegar a uma profunda apreciação da transcendência da pregação pastoral, à maneira de São Leonardo de Porto Maurício em sua aplicação à nossa vida contemporânea. De qualquer forma, não é porque a moral é melhor agora do que no dia do famoso missionário. Nenhuma ocasião pode ser melhor para nós a aplicar essa censura do Cardeal Pie: “Eu vejo a prudência em todos os lugares, em breve não veremos coragem em qualquer lugar, pode ter certeza, se continuarmos desta forma, vamos morrer de um ataque de sabedoria.” Não é a sabedoria divina, certamente, por prudência apenas carnal e mundano dar lugar ao conhecimento vãs, que zomba o sermão de S. Leonardo.

A doutrina de São Leonardo de Porto Maurício salvou e vai salvar almas até o fim dos tempos. Aqui está o que a Igreja diz na oração do, Sexta Lição Ofício Divino, falando de celestial eloqüência Leonar

d Saint: Ao ouvi-lo, mesmo os corações de ferro e de bronze foram fortemente inclinado a penitência, em razão da eficácia surpreendente do sermão e queima zelo o pregador . E na oração litúrgica que pedimos ao Senhor, dê o poder de mover os corações dos pecadores endurecidos pelas obras da pregação .

Este sermão de São Leonardo de Porto Maurício foi pregado durante o reinado do Papa Bento XIV, que amou o grande missionário.

Fonte:http://www.olrl.org/snt_docs/fewness.shtml

(http://reporterdecristo.com)

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