09.10.2006 - A Coréia do Norte afirmou que realizou com sucesso um teste nuclear subterrâneo, ignorando as advertências feitas pouco antes pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
O mundo possui cinco potências nucleares "declaradas": Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França.
Leia abaixo um perfil do arsenal atômico dos países que possuem ou possuiriam armas do tipo.
POTÊNCIAS NUCLEARES DECLARADAS:
* EUA: Os EUA mantêm um grande arsenal atômico, com cerca de 10 mil ogivas intactas, das quais cerca de 6 mil estariam ativas ou operacionais.
Por volta de 1.700 delas estão colocadas em sistemas de mísseis terrestres (ICBMs Minuteman e Peacekeeper)
1.098 em aviões bombardeios (B-52 e B-2) e 3.168 em submarinos.
800 são armas nucleares táticas (TNWs) e consistem em mísseis de cruzeiro Tomahawk e bombas B61.
Segundo o Tratado de Moscou, de maio de 2002 (o Tratado de Reduções Ofensivas, ou Sort), assinado pelos EUA e pela Federação Russa, os dois países comprometeram-se a, até 2012, reduzir seu arsenal operacional para algo entre 1.700 e 2.200 ogivas nucleares.
* RÚSSIA: A Rússia teria cerca de 20 mil armas nucleares. Segundo o Tratado Start I, o arsenal atômico do país foi reduzido para aproximadamente 7.000 ogivas nucleares.
* FRANÇA: A França possui cerca de 350 ogivas nucleares.
* GRÃ-BRETANHA: O arsenal britânico seria formado por menos de 200 ogivas estratégicas ou "subestratégicas" colocadas em submarinos nucleares equipados com mísseis balísticos (SSBN).
* CHINA: A China tem um arsenal de cerca de 400 ogivas, cerca de 250 armas "estratégicas" e 150 armas "táticas". O país assinou, em 1992, o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (NPT) na qualidade de potência nuclear.
OUTRAS POTÊNCIAS ATÔMICAS "DECLARADAS":
* CORÉIA DO NORTE: Na segunda-feira, o país realizou seu primeiro teste nuclear. O governo norte-coreano declarou, em 2005, pela primeira vez, que possuía armas atômicas. A Coréia do Norte pode ter material físsil suficiente para fabricar ao menos oito armas nucleares, dizem especialistas no assunto.
* ÍNDIA: A Índia declarou formalmente possuir armas nucleares. O governo indiano possuiria entre 240 e 395 quilos de plutônio apto a equipar armas atômicas. Dependendo da sofisticação do projeto da ogiva, esse material seria suficiente para fabricar entre 40 e 90 armas de fissão nuclear.
* PAQUISTÃO: Em julho passado, circularam informações de que o Paquistão construía um novo reator nuclear capaz de produzir plutônio suficiente para fabricar de 40 a 50 armas nucleares por ano, ampliando seu programa atômico. O Paquistão não assinou o NPT.
POTÊNCIAS NUCLEARES "NÃO-DECLARADAS"
* ISRAEL: Segundo estimativas baseadas na capacidade de produção de plutônio do reator de Dimona, onde o programa nuclear do país está sediado, Israel teria entre 100 e 200 artefatos atômicos. O governo israelense não assinou o NPT.
* IRÃ: Apesar dos meses de negociação, o governo iraniano não se comprometeu em suspender seu processo de enriquecimento de urânio que, segundo algumas potências ocidentais, seria usado para a obtenção de armas.
Fonte: Terra notícias
-----------------------
"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)