Nova evangelização cresce a partir de países não-cristãos


12.01.2011 - Segundo o presidente dos carismáticos italianos, Salvatore Martinez

ROMA - Um contributo importante para a nova evangelização pode vir de países não-cristãos, nos quais aumenta o número de fiéis.

Assim diz o presidente da Renovação no Espírito (RNS), Salvatore Martinez, que, de 28 de dezembro a 3 de janeiro, participou da Conferência Jubilar do Movimento Internacional Jesus Youth, realizada no estado indiano de Kerala.

Kerala, lembra um comunicado de imprensa emitido pela RnS, "viveu durante alguns anos um despertar da vida cristã verdadeiramente único no mundo".

"Toda semana, milhares de pessoas (...) entram em contato vivo com o Evangelho, de modo que, hoje, a porcentagem de cristãos em Kerala (55 milhões) ultrapassa 30%, em comparação à média nacional de 1,8% da Índia."

A ação levada a cabo pelo Movimento Jesus Youth é significativa, e essa realidade se espalhou da Índia para muitos países ao redor do mundo, "envolvendo milhares de jovens estudantes de faculdades e universidades com programas específicos de evangelização e ação social".

Salvatore Martinez foi o único palestrante europeu como expoente principal, juntamente com outros eclesiásticos - incluindo o cardeal indiano Ivan Dias, prefeito da Congregação "Propaganda Fide" - e expoentes da Ásia, África e Estados Unidos.

Ao voltar da Índia, Martinez disse que, "na Índia, está renascendo a antiga tradição cristã, da qual é depositária e que a história faz remontar ao próprio apóstolo São Tomé".

Em sua opinião, "não há dúvida de que está ocorrendo uma bênção especial de Deus em terras orientais, muitas vezes atormentadas pelo radicalismo de faixas religiosas isoladas: demonstra-o o impressionante número de vocações sacerdotais e religiosas, juntamente com as dos missionários leigos, que tornam bela e fecunda a Igreja, mesmo pagando o preço do martírio".

A Conferência teve lugar no campus universitário de Ernakulam, transformado, para a ocasião, em uma "fortaleza do Espírito". Foram 20.246 participantes, procedentes de 24 países de quatro continentes: Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Bahrein, Bangladesh, Butão, Camboja, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Índia, Itália, Kuwait, Malásia, Nova Zelândia, Omã, Qatar, Reino Unido, Singapura, Sri Lanka, Estados Unidos, Suíça, Tailândia e Uganda.

Entre os participantes, estavam: 1 cardeal, 6 arcebispos, 17 bispos, 794 sacerdotes e religiosos, 118 seminaristas e 977 religiosas. Cerca de 800 voluntários prestaram serviços de acolhimento, logística e segurança.

A RNS é um movimento eclesial que, na Itália, tem mais de 200 mil membros, reunidos em mais de 1.900 grupos e comunidades.

Fonte: www.zenit.org

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de  www,rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas as nações, e então chegará o fim. (Mt 24, 14)

Leia também...

Sobre o site Rainha Maria e seu autor (a pedido dos visitantes)

O Papa sustenta que o mundo digital deve ser um espaço de evangelização

Evangelização precisa de obra, criatividade e carisma dos leigos, diz Cardeal Bertone

Papa diz que América Latina deve passar por "uma nova evangelização"

Papa conclama empenho católico por evangelização

Evangelização e testemunho comum de cristãos perante um mundo indiferente, pede Bento XVI

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne