11.01.2011 - Arquitetos russos projetaram um prédio considerado por eles ecologicamente autossustentável e que, ainda por cima, é capaz de resistir à maioria dos desastres naturais. Segundo os arquitetos, a estrutura seria utilizada principalmente como moradia e como hotel.
O Projeto Arca, como é chamado, foi concebido pela empresa Remistudio com o apoio do programa Arquitetura de Auxílio contra Desastres da União Internacional de Arquitetos, pensado especialmente como solução para catástrofes.
Principais características
A Arca pode resistir a maremotos, terremotos, furacões e outros desastres naturais. Ainda por cima, durante um desses momentos extremos, o prédio pode se autosustentar.
A construção em forma de concha, com arcos e cabos, permite a melhor distribuição do peso, por isso a resistência a terremotos. Já o ambiente de estufa tem uma grande vegetação que ajudaria na qualidade do ar e no fornecimento de alimento. O projeto utiliza painéis solares para a captação de energia e um sistema de coleta de água pluvial para o abastecimento de água.
Por causa da estrutura transparente, a luz é filtrada através de salas internas para reduzir a necessidade de iluminação. O quadro é coberto por uma película especial feito de Etil tetrafluoretileno (ETFE). Trata-se de uma película altamente transparente forte, autolimpante, reciclável, mais durável, mais econômica e mais leve que o vidro. A solidez estrutural é fornecida pelo comportamento de compressão dos arcos de madeira e da tensão das cordas de aço.
Fonte: Terra noticias
---------------------------------------------------------------------------------------------
Leia também...
Desastres naturais afetarão 375 milhões de pessoas por ano em 2015, diz Oxfam
Profecias bíblicas sobre o futuro do mundo tornam-se vivas e apavoram humanidade
Maior físico da atualidade diz: "Cedo ou tarde desastres podem eliminar todos nós"
ONU: América Latina deve preparar crianças para desastres
Primeiro-ministro britânico alerta para catástrofe ambiental, com enchentes, secas e ondas de calor
Capa da revista Època pergunta: O Mundo vai acabar?