Em Roma, não à Comunhão na Mão


28.12.2010 -

 

Segundo o blog do Pe. John Zuhlsdorf, testemunhos vindos de Roma informam sobre a nova disposição colocada em prática na Missa do Galo celebrada neste ano pelo Papa Bento XVI: a Sagrada Comunhão, administrada apenas na boca, passaria a ser a regra nas próximas celebrações papais.

[Atualização - 27 de dezembro de 2010, às 08:21] (Kreuz.net, Vaticano) Segundo informou o blog  ‘wdtprs.com’ do Pe. John Zuhlsdorf, este ano durante a Missa do Galo celebrada na Basílica de São Pedro houve uma determinação para que a Comunhão não fosse dada na mão. O padre faz referência ao e-mail de um religioso italiano. Este teria lhe informado a respeito de uma “modificação” significativa em comparação à práxis até então empregada.

Os padres encarregados de distribuir a Comunhão durante a Missa do Galo teriam sido alertados para distribuir a Comunhão apenas na língua. Há anos ocorrem abusos e sacrilégios horríveis durante a distribuição da Comunhão nas missas pontifícias. Por exemplo, hóstias consagradas distribuídas na mão são levadas como souvenir por quem as recebe.

Gravações da Missa pela TV vaticana mostram apenas poucas cenas de distribuição da Comunhão durante a Missa do Galo. O próprio Papa Bento XVI, como de costume, distribuiu a Comunhão somente na boca e de joelhos. Igualmente quase todos os padres mostrados na TV vaticana obedeceram à orientação de distribuir a Comunhão na boca.

Pode-se ver [no vídeo] um religioso que nega a Comunhão na mão a dois fiéis. A despeito das mãos estendidas, em ambos os casos, ele colocou as hóstias na língua dos fiéis. Um segurança próximo do sacerdote fazia sinais aos fiéis para que recebessem a Sagrada Comunhão na boca. Entretanto, ao mesmo tempo, podia-se ver um padre próximo dele que pressionava as hóstias nas mãos de inúmeros fiéis tal como figurinhas de decalque.

Fonte: http://fratresinunum.com

--------------------------------------------------------------------------------------------

Leia também...

Papa Bento XVI recupera a comunhão de joelhos

Fiéis se ajoelharão para receber comunhão do Papa Bento XVI

Arcebispo italiano suspende comunhão na mão para evitar abusos contra Eucaristia

Receber Comunhão na mão enfraquece devoção diante do Santíssimo, diz autoridade do Vaticano

Costa Rica: Mais um sacrilégio, graças à Comunhão na Mão

Vaticano defende o direito a ajoelhar para a Santa Comunhão

A comunhão: de joelhos ou de pé, na mão ou na língua?


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne