Missa proibida de ser realizada na capela da Universidade Paranaense


17.12.2010 - A missa em ação de graças celebrada há dez anos no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), este ano, terá de ser realizada em outro local.

n/d

Capela da UEL não pode ser utilizada para missas ou cultos

Recomendações da Procuradoria da República impedem que a universidade permita o uso da estrutura ou dos instrumentos da instituição para fins religiosos. A capela ecumênica construída no campus, por exemplo, tem mero efeito decorativo.

“O Estado é laico e não deve professar nenhum tipo de religião, mas a Constituição garante a expressão do sentimento religioso. A manifestação não é proibida, mas não se pode utilizar a estrutura e os instrumentos da universidade para esses fins”, disse a procuradora jurídica da instituição Marinete Violin. Sobre a capela, ela disse que o templo “pode ser utilizado, mas sem vinculação a qualquer crença”.

O procurador da República João Akira Omoto instaurou procedimento administrativo no final do ano passado, depois de receber denúncia de uso da instituição para fins católicos. Segundo a procuradora, a pastoral universitária publicava informativos no boletim Notícia e enviava comunicados pelo mailing da UEL.

O arcebispo emérito de Londrina, Dom Albano Cavallin, que celebrava as missas no campos, hoje vai realizar a cerimônia na Capela Nossa Senhora Esperança, no Jardim Champanhat, às 18 horas. Para ele, não se busca o estado laico, mas o estado ateu.

“Na missa, eu vou tocar neste assunto: o que é estado secular, o que é estado laico e o que é estado ateu”, disse. “(Essa proibição) não tem um fundamento jurídico consistente”. Ele também admitiu que houve uma falha de um grupo que usou papel timbrado da UEL para divulgar eventos religiosos.

***

Alguém poderia explicar como é que uma capela “ecumênica” ” não pode ser usada por nenhuma crença ?

Se existe erro seria na exclusividade católica, mas privá-la de também usar o espaço é uma contradição.

Para que então serve essa “capela” se não for para ser usada por TODAS as expressões religiosas, INCLUSIVE A A CATÓLICA?

Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio

www.rainhamaria.com.br

-------------------------------------------------------------------------------------------

Apenas para lembrar... (no ano de 2006, imaginem agora como andam as coisas)

Noticia de  www.portalanjo.com

Na 9ª assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, uma Igreja gay celebra culto na capela da PUCRS. (Universidade Católica)

21.02.2006 - Nótícia do Jornal Zero Hora (RS)

Igreja gay celebra culto na Capital (Porto Alegre)

Uma igreja em que bispos, pastores e fiéis são homossexuais celebrou seu culto ontem em Porto Alegre durante a 9ª assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Fundada em 1968 nos EUA e com paróquia no Rio desde 2004, a Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM) planeja abrir um templo na Capital.

O culto ocorreu pela manhã, na capela da PUCRS, onde ocorre o fórum religioso. Participaram da celebração três bispas do Exterior e o pastor responsável pela paróquia brasileira, Gelson Piber. O tom homossexual do culto esteve presente em alguns detalhes: na toalha violeta sobre o altar, na estola com as cores do arco-íris de uma das bispas e nas orações em lembrança da comunidade de gays e lésbicas.

- Nossa mensagem é que Deus não discrimina ninguém. O preconceito contra a homossexualidade está baseado em interpretações equivocadas da Bíblia - afirmou a bispa Darlene Garner, responsável da ICM para a América Latina.

A instituição foi fundada por Troy Perry, um reverendo expulso de uma igreja pentecostal quando sua homossexualidade foi descoberta. Hoje, a ICM está presente em 26 países. São 250 comunidades, 20 delas na América Latina. A delegação da igreja na assembléia do CMI, onde participa como observadora, é de 15 pessoas. Normalmente, os membros são pessoas que passaram por discriminação, tentativas de cura e crises de culpa em outras denominações. Nos templos da ICM, os gays são batizados, recebem a Eucaristia e podem se casar.

Gelson Piber afirma que heterossexuais também participam:

- Os homossexuais não são mais pecadores do que ninguém. Pecado é não amar. Jesus nunca falou nada de mal sobre os gays, mas criticou os religiosos hipócritas.

Darlene, casada há dois anos com uma mexicana, afirma que já fez contatos em Porto Alegre e que pretende implantar um templo na cidade. Até o final do ano, a igreja terá três novos pastores no país.

O que Pregam:

> Preservativos - Devem ser usados em todas as relações sexuais, não importa com quem.> Sexo antes do casamento - Não há pecado, desde que exista amor

> Sexo fora do casamento - A igreja censura a promiscuidade, mas aceita o relacionamento sexual com outras pessoas além do cônjuge, desde que motivado pelo amor.

> Homossexualidade - Não é pecado

> Escrituras - Para a igreja, ao condenar a homossexualidade, outros cristãos interpretam incorretamente a Bíblia. Um exemplo seria a passagem que fala na destruição de Sodoma por Deus. A ICM afirma que isso não se deu porque moradores pretendiam praticar a sodomia com forasteiros, mas sim porque pecaram contra a hospitalidade.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de  www.portalanjo.com

O culto ocorreu pela manhã, na capela da PUCRS: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Imagine com esse exemplo, que tipo de formação cristã estão dando para os que frequentam tal universidade, e ainda se diz uma universidade "católica")

Disse Dom Eugenio de Araújo Sales
Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro

"A Revelação divina apresenta uma condenação à atividade homossexual. Essa atitude relatada nos Livros Sagrados não pode ser entendida como mera acomodação a um contexto social ultrapassado".

Universidades católicas devem ser realmente católicas, diz Reitor na Costa Rica

O novo reitor da Universidade Católica da Costa Rica, Pe. Fernando Muñoz Mora, explicou que os centros de estudos como o que agora dirige devem ser verdadeiramente católicos, inspirados nos ensinos da Igreja.

Só as universidades católicas que conservam sua identidade têm futuro, diz autoridade vaticana.

o Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski, assinalou que só "a universidade católica que conserve sua identidade terá um futuro e contribuirá com o bem da sociedade". Se a identidade católica se perde na universidade, esta se converterá em uma casa de estudos como qualquer outra.

Lembrando também...

Universidade católica da Polônia autoriza professores homossexuais

30.01.2008 - Os homossexuais já podem lecionar na Universidade Católica João Paulo II da província de Lublin, no leste da Polônia, o centro de estudos católico mais importante do país, onde foi aprovado um novo regulamento que rejeita a discriminação dos candidatos em razão de sua orientação sexual.
Com a medida, impulsionada pelos próprios docentes da universidade, o centro se adapta à legislação polonesa, que impede que um trabalhador seja discriminado em razão de sua sexualidade, apesar de o centro preferir incluir o princípio em suas normas reguladoras.

"Onde está a tradição e a moral?", questiona hoje o jornal ultracatólico Nasz Dziennik, habitual inimigo das mudanças que chegam à Polônia e porta-voz de grupos de extrema-direita.

A Universidade Católica João Paulo II (Kul, em polonês), fundada em 1918, é uma importante instituição neste país, já que durante o período comunista foi o único centro de ensino superior com estas características em todo o bloco socialista.

Hoje, cerca de 20 mil alunos estudam no centro, divididos em suas oito faculdades, onde a partir de agora, pelo menos teoricamente, poderão ter aulas com professores homossexuais.

Fonte: Terra notícias

----------------------------------------------------------------------------------------------

Nota final de  www.portalanjo.com

A hierarquia da Igreja rejeita toda e qualquer possibilidade de equiparar o casal homo ao casal heterossexual, e considera o homossexualismo como um "pecado grave", imoral e contrário à lei natural.

Afinal não está escrito na Sagrada Escritura:

"Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação". (Lv 18,22)

O livro do Gênesis (19,1-29) descreve a destruição de Sodoma e Gomorra. A prática ali vigente, contra a moral, era muito difundida e tomou o nome da cidade: sodomia. Era abominável aos israelitas e punida com a morte (Levítico 18,22; 20,13). O texto sagrado não admite dúvidas: “O homem que se deita com outro homem como se fosse uma mulher ambos cometeram uma abominação, deverão morrer”. Esse mal era difundido entre outros povos (Levítico 20,23 e Juízes 19,22 ss). No Novo Testamento, São Paulo escreveu na Epístola aos Romanos (1,24-27): “Por isso Deus os entregou a paixões aviltantes: suas mulheres mudaram as relações naturais por relações contra a natureza; igualmente os homens, deixando a relação natural com a mulher, arderam em desejo uns com os outros, praticando torpezas homens com homens e recebendo em si mesmos a paga de sua aberração”. Há diversas outras citações bíblicas na mesma orientação doutrinária.

Apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, o Magistério eclesiástico sempre declarou que “os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados” (“Persona humana”, 8).

Alguns documentos emanados da Congregação para a Doutrina da Fé têm tratado amplamente do assunto. Sob o titulo “Persona Humana”, publicado em 1975, surgiram diretrizes precisas. Posteriormente, a 1º de outubro de 1986, veio a lume a “Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais”. O ensinamento do Magistério está sinteticamente exposto no “Catecismo da Igreja Católica” (n. 2358 e ss). Aborda diversos aspectos do problema. Assim “são contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados” (“Catecismo”, nº 2357)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne