Bispo anglicano anuncia sua passagem à Igreja Católica com seus seguidores


20.10.2010 - O bispo anglicano de Fulhan, na Inglaterra, John Broadhurst, anunciou que antes do fim deste ano renunciará ao seu cargo para poder fazer parte da Igreja Católica junto aos seus seguidores, explicando que uma das razões para esta decisão é a posição atual dos anglicanos a favor da ordenação de mulheres "bispas".

Conforme assinala o L’Osservatore Romano (LOR), Broadhurst fez este anuncio na sexta-feira passada em sua intervenção da assembléia nacional do grupo "Forward in Faith" (Adiante na fé) em Londres: "queridos meus fiéis, antes do fim do ano tenho a intenção de demitir de meu atual posto como bispo (anglicano) de Fulham. Além disso espero poder fazer parte do Ordinariato católico logo que seja estabelecido".

O LOR explica que o bispo anglicano Broadhurst "tem o cargo de proporcionar a cura pastoral das paróquias nas quais a maioria dos fiéis é contrária à ordenação de mulheres. Além disso desde o âmbito da diocese em Londres que está sob sua responsabilidade, também lhe são confiadas as paróquias anglicanas de Southwark e Rochester".

Broadhurst também comentou que espera passar à Igreja Católica da maneira mais simples possível e "espera ansioso saber se seu pedido de adesão será acolhido", precisando ademais que não renunciará à presidência da organização Forward in Faith, já que esta não depende da igreja anglicana em Grã-Bretanha.

Conforme assinala o jornal inglês Sunday Telegraph, o bispo disse também que diante da situação atual dos anglicanos "tenho a impressão de que não resta mais opção que abandonar a igreja (anglicana) e aceitar a oferta do Papa", apresentada na constituição apostólica Anglicanorum coetibus do Papa Bento XVI que explica o processo de passagem dos anglicanos que desejam fazer parte da Igreja Católica.

A igreja anglicana, disse o também esposo e pai de quatro filhos, "foi fascista em seu comportamento, marginalizando aqueles que se opõem à ordenação de mulheres"

O LOR assinala também que 40 membros da paróquia São Pedro em Folkstone, que faz parte do grupo Forward in Faith, "decidiram aderir-se ao próximo Ordinariato Católico".

Fonte: ACI

-----------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Inglaterra: Cerimônia para padres anglicanos homossexuais cria polêmica

18.09.2007 - O arcebispo de Canterbury e primaz da Igreja Anglicana, Rowan Williams, vai celebrar em Londres um serviço religioso, que em princípio deveria ser secreto, para sacerdotes homossexuais e seus parceiros.

O segredo se rompeu, no entanto, com a publicação de uma série de detalhes num portal evangélico. Os responsáveis pelo site disseram que "a natureza secreta e as circunstâncias da reunião mostram que há algo a ocultar".

Williams celebrará a eucaristia na igreja de São Pedro, paróquia que costuma receber a elite mais liberal e rica entre os anglicanos que vivem na capital britânica. A sua homilia será intitulada "Realidade atual e possibilidades futuras para lésbicas e homossexuais no seio da Igreja".

O ato, marcado para 29 de novembro, foi organizado de acordo com um regulamento especial. A norma impede revelar os temas discutidos e os nomes dos presentes. A lista de participantes será destruída ao fim da cerimônia.

Como líder da comunidade anglicana, Williams tem como principal missão manter sua unidade, posta em perigo desde a ordenação em 2003, nos Estados Unidos, do bispo Gene Robinson, declaradamente homossexual.

A revelação do ato chega no pior momento possível para o arcebispo. Esta semana ele deve ir a uma reunião com bispos dos EUA para debater a crise.

O anglicanismo atravessa no momento fortes turbulências. Vários arcebispos africanos, do grupo Global South, consagraram como bispos alguns clérigos tradicionalistas que não aceitam a autoridade da Igreja, que consideram liberal demais.

Segundo o jornal "The Times", é iminente o cisma de uma província episcopal nos Estados Unidos. Correm boatos de que na própria Inglaterra um bispo missionário pode ser consagrado em breve por um prelado conservador africano.

O arcebispo de Canterbury foi criticado abertamente pelo reverendo Richard Kirker, do Movimento de Cristãos Homossexuais e Lésbicas, por tentar manter em segredo a cerimônia religiosa.

"Não acho certo. O caráter secreto contrasta fortemente com a publicidade dada às reuniões do arcebispo com líderes religiosos que se opõem aos homossexuais", comparou.

Fonte: UOL notícias


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne