Dom João Maria Messi: O Sentido do Jovem para Vida


29.09.2010 - “O jovem precisa aflorar a sua experiência de renovação em sua espiritualidade e aproveitar as amizades construídas na Igreja. Deve fazer a experiência com Cristo constantemente, renovar seu encontro com Ele”.

Dom João Maria Messi, OSM.

Bispo diocesano de Barra do Piraí/ Volta Redonda.

Um jovem escultor trabalhava arduamente na estátua de um anjo. Quando o famoso Miquelângelo passou para observara obra, o escultor aguardava ansiosamente a opinião do grande mestre. Este a analisou detalhadamente e finalmente disse: - Só falta uma coisa. Ao ouvir isso, o jovem ficou profundamente decepcionado e durante dias não conseguiu comer nem dormir. Então resolveu falar com Miquelângelo para perguntar o que faltava em sua estátua. O mestre respondeu: - Só falta ter vida; se fosse viva seria perfeita.

Existem pessoas que se parecem com aquela obra de arte. Exteriormente tudo parece magnífico. Levam uma vida moral exemplar, são apreciadas, reconhecidas como pessoas corretas e religiosas. No entanto, estão cansados, desanimados, deprimidas e sem sentimento para vida.

Querido Jovem você está cansado? Vá até Aquele que jamais se cansa. “Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Isaías 40,29).

Você está desesperado? Procure o bom “Deus de esperança”, que enche de alegria e paz todos os que crêem nEle (Romanos 15,13).

Você se sente sozinho e abandonado? Aproxima-se do “Pai de órfãos e juiz de viúvas... faz que o solitário viva em família” (Salmo 68,5-6).

Você está na escuridão? Busque o Senhor Jesus Cristo que declarou: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8,12).

Você tem medo quando pensa na morte? Conheça Cristo Jesus, a verdadeira vida e com Ele você vence o medo e as incompatibilidades da vida.

Ele se apresenta com o bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas para que tenham vida em abundância (João 10,10-11).

Deus ama você demais! Você é uma pessoa única e preciosa aos olhos do Criador. Ele conhece tudo e que acontece com você. Deus entregou Jesus Cristo, Seu Filho amado, para morrer em seu lugar. O sangue de Jesus foi derramado para que pudesse ser purificado de todo pecado que cometeu. Ele ressuscitou e está vivo. Tem a vida em Si mesmo e dá a vida eterna gratuitamente. Quem crê nEle é liberto do medo da morte, porque “tem a vida eterna e não entrará em condição mas passou a morte para a vida” (João 5,24).

Você quer descobrir o sentido para sua vida? Não é difícil de descobrir o que o Pai planejou para você. Viva em comunhão com a sua comunidade. Pratique com fé as obras de caridade. Comece lendo a Bíblia Sagrada pelo Novo Testamento. Procure começa melhor os retiros espirituais em sua comunidade.

Fomos feito para a glória de Deus. Para amar e ser amado. E esse é o sentido da vida. Qualquer outro propósito para o qual devotemos nossa existência será inútil, não trará satisfação nem significado. Pare um pouco e pense: qual o sentido da minha vida?

A solução para o problema da falta de sentido para a vida começa com a aceitação do fato de que não somos produtos do acaso. Deus é o Criador. Ele nos deu a vida que é o dom mais precioso que temos. A nossa vida é para amar a Deus, o próximo e ser instrumento do bem para fazer o mundo mais fraterno e mais justo.

Vejamos o sábio conselho do grande bispo e doutor da Igreja Santo Agostinho: “Parece-me na luta fazer essas recomendações aos jovens estudiosos, inteligentes e tementes a Deus, que procura a vida bem aventurada que não se arrisquem sob o pretexto de tender á vida feliz e que não se dediquem temerariamente a seguir doutrina alguma das que se praticam da Igreja de Cristo” (2).

O verdadeiro sentido do Jovem para vida, está na experiência com Jesus Cristo e na caminhada com a Igreja.

 

 

Enviado por  Pe. Inácio José do Vale

Professor de História da Igreja

Pregador de Retiros Espirituais

Especialista em Ciência Social da Religião

E-mail: [email protected]

 

NOTAS

 

1. Revista Católicos, edição n.1, p. 7.

2. Aquino, Felipe. Escola da Fé. 1-Sagrada Tradição, Lorena –SP: Cléofas, 5° edição, 2005. p. 51.


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne