Santo Alberto Hurtado: Maria, modelo de cooperação


Adicionado ao   www.rainhamaria.com.br  em 26.09.2010

As palavras dos santos acerca da devoção a Maria Santíssima fazem sempre crescer em nós o amor a essa boníssima Mãe. Abaixo palavras de Santo Alberto Cruchaga, jesuíta chileno, sobre o serviço que Maria presta à Igreja.

"Maria, como Mãe, não quer condecorações nem honras, mas prestar serviços. E Jesus não vai não ouvir as suas súplicas, Ele, que mandou obedecer ao pai e à mãe. O primeiro imenso serviço dessa mulher foi o ‘Faça-se em mim segundo a tua palavra’ e o ‘Eis aqui a escrava o Senhor’ (Lc 1, 38). Deus fez depender a sua obra do sim de Maria. Sem burlar, prestou, e segue prestando serviços: isto enche a alma de uma santa alegria e faz com que os filhos que adoram o Filho, não possam separá-lo da Mãe.”

- Santo Alberto Hurtado
Maria, modelo de cooperação

 

Maria, como Mãe, não quer condecorações nem honras, mas prestar serviços. A mãe não é só aquela que gera, mas também aquela que educa, que alimenta, que ensina as primeiras lições da Fé. A mãe presta serviços a seu filho. Maria, mãe de Cristo, prestou serviços ao menino Deus educando-O e nutrindo-O. Maria, mãe da Igreja, presta serviços aos membros do Corpo Místico de Cristo, intercedendo por nós junto de seu Filho e sendo nossa força na caminhada rumo à Pátria Celeste. Ela nos convida, ao mesmo tempo, a nos inspirarmos em seu exemplo de vida para conquistarmos o Reino dos Céus. O cristão que deseja seguir verdadeiramente a Jesus Cristo deve tomar a consciência de que está a servir não a si mesmo, mas aos seus irmãos. “Eis aqui a escrava do Senhor”, disse Maria. Os seguidores de Nosso Senhor são chamados a sujeitarem-se uns aos outros no temor de Cristo, tomando Nossa Senhora como exemplo vivo de caridade.

E Jesus não vai não ouvir as suas súplicas, Ele, que mandou obedecer ao pai e à mãe. Os santos doutores não temem afirmar que Maria é onipotente. Ora, em que sentido isso pode ser? É bem verdade que a Maria é criatura; por natureza, só Deus é onipotente de fato. Acontece que, estando ela junto de Deus, ouvindo ela as nossas súplicas graças à comunhão dos santos, sua ação em favor dos homens é de uma incrível eficácia. Maria tudo pode junto de Deus. Os desesperados a ela, Mãe de Misericórdia, recorrem; os aflitos, dela, que é Consolação, se aproximam. “Assim quer Jesus honrar sua querida Mãe, que tanto o honrou em vida, prontamente concedendo-lhe tudo que pede ou deseja”, diz São Pedro Damião. Assim coopera Maria Santíssima na salvação das almas.

Deus fez depender a sua obra do ‘sim’ de Maria. A humanidade contaminada pelo pecado original só poderia ser remida com o poderoso auxílio divino. E ele chega até nós com a colaboração de Maria. A graça do Altíssimo se faz realidade em nosso meio pela Redenção; sem o sim de Maria, no entanto, não poderia haver Redenção. Com efeito, antes do Sacrifício Redentor da Cruz há o belo episódio da Encarnação do Verbo de Deus. E este episódio é resultado do serviço de Nossa Senhora. Acaba o serviço de Maria aos homens aos pés da Santa Cruz? Não! Muito pelo contrário. Ali, na Cruz, Jesus entrega sua Mãe ao cuidado de São João, assim como afirma ser ele filho dela. Ali, em São João, estão representados todos nós, pecadores. Na oração da Ave-Maria, pedimos a ela que rogue por nós, agora e na hora de nossa morte. E ela roga! Seu serviço de amor e misericórdia se estende agora por todos os séculos. “Todas as gerações”, diz ela mesma, “me proclamarão bem-aventurada”. Feliz és tu, Maria; mas felizes somos também nós, por contarmos com teu tão poderoso e clemente auxílio!

Não temamos venerar a Santíssima Mãe de Deus e louvar a Deus por todas as graças que tem distribuído a nós por suas mãos generosas.

Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!

Por Everth Queiroz Oliveira

Fonte: http://beinbetter.wordpress.com
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne