Peru: comoção pelo assassinato de sacerdote franciscano


31.08.2010 - Morreu junto ao seu assistente em seu convento, no centro de Lima

 Lima viveu, no domingo passado, o comovente funeral do Pe. Linán Ruiz Morales, um sacerdote franciscano assassinado junto ao seu assistente na semana passada, em seu convento, situado no centro da capital peruana.

Os cadáveres foram encontrados com várias facadas na sexta-feira, 27 de agosto, de manhã; o corpo do sacerdote foi achado em seu quarto e o do seu colaborador, na cozinha, junto à igreja, onde há um refeitório para pessoas carentes, informou a agência Fides.

O Pe. Ruiz Morales era de nacionalidade porto-riquenha e tinha cerca de 80 anos. Seu ajudante, Ananías Águila, tinha 26 anos.

O quarto do sacerdote estava completamente desordenado e o cofre, aberto. Os assassinos teriam roubado uma quantidade considerável de dinheiro.

No lugar, a polícia encontrou material pornográfico e não descarta que os assassinos o tenham deixado lá para desviar o rumo das investigações.

As autoridades suspeitam que o crime tenha sido cometido por várias pessoas que frequentam o refeitório social e que, segundo a imprensa local, já estariam identificadas.

O Pe. Ruiz Morales cresceu em Nova York e lá descobriu sua vocação sacerdotal - explicou um amigo do sacerdote, o leigo Hernán Lanzara. Em 1978, chegou ao Peru para divulgar o movimento Encontros de Promoção Juvenil.

Sua paixão pelo futebol, concretamente pelo time Alianza Lima, levou-o várias vezes a encontrar-se com os jogadores do time para motivá-los, rezar e incentivá-los a frequentar a Igreja.

Nos últimos anos, dedicou-se em particular aos mais pobres: o refeitório do qual se encarregava servia refeições a 1.200 pessoas, entre crianças e idosos muito carentes, que vinham de diversas partes da cidade.

Recentemente, o Pe. Ruiz Morales havia sofrido uma cirurgia por problemas no estômago, mas estava sempre ativo em seu serviço aos mais necessitados.

Fonte: www.zenit.org

------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando também...

Colômbia: assassinado sacerdote conhecido por sua obra de caridade

23.02.2009 - O Pe. Juan Gonzalo Aristizábal foi encontrado morto neste domingo em Medelim

MEDELIM.- «Este assassinato nos causa horror»: assim expressou neste domingo o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe Vélez, ao conhecer a notícia da trágica morte do Pe. Juan Gonzalo Aristizábal, ocorrida na cidade de Medelim.

O corpo do sacerdote foi encontrado nesse dia em seu veículo, perto da Universidade de Antioquia, de Medelim. Ao parecer, foi assassinado por asfixia mecânica. Suas exéquias foram realizadas hoje, segunda-feira, na Catedral Metropolitana desta cidade.

O Pe. Juan Gonzalo, de 58 anos de idade e 25 de sacerdócio, era pároco da igreja de São João Apóstolo. Aos domingos celebrava missa em alguns hotéis da cidade, como o Dann Carlton, Belfort, Poblado Plaza e o Intercontinental. Centenas de turistas, assim como de fiéis que viviam em lugares distantes, assistiam semanalmente à sua Eucaristia.

Atualmente, participava da construção de uma paróquia no setor de El Tesoro, um dos mais prestigiosos da cidade.

O presbítero liderava alguns trabalhos sociais, como o destino das coletas dominicais nos hotéis para dar bolsas estudantis nos bairros mais pobres de Medelhim. Também era capelão em um asilo no bairro de Belencito.

Desempenhou durante muito tempo o cargo de capelão do governo colombiano de Antioquia, cuja capital é Medelim.

Até agora, as autoridades eclesiásticas e policiais não sabem precisar detalhes sobre as causas e os autores deste crime.

Fonte: www.zenit.org

-------------------------------------------------------------------------------

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne