23.06.2010 - O papa Bento XVI disse hoje que "estão enganados" os que acreditam que a fé é uma "bobagem", já que a inteligência humana é limitada e não sabe tudo.
A manifestação do Pontífice foi feita diante de milhares de fiéis que assistiram no Vaticano à audiência pública das quartas-feiras, cuja catequese dedicou à figura de santo Tomás de Aquino e a sua obra cúpula, Suma Teológica.
O papa Ratzinger acrescentou que "só" no caso do homem conhecer perfeitamente todas as coisas visíveis e invisíveis "seria uma autêntica bobagem aceitar a verdade por pura fé".
O Bispo de Roma manifestou que santo Tomás nessa obra representa de maneira "precisa, lúcida e pertinente" as verdades de fé que brotam das Sagradas Escrituras.
Na Soma Teológica, Tomás aponta três existências de Deus. Na primeira, Deus existe em si mesmo, é o princípio e o fim de tudo, e todas as criaturas procedem e dependem dele.
A segunda, Deus faz-se presente através da Graça na vida do cristão. Na última, Deus está presente de maneira especial na Pessoa de Cristo e nos Sacramentos, onde se perpetua sua missão redentora.
Fonte: Terra noticias