O modelo de Santo Alberto Hurtado


19.04.2010 - Das três virtudes teologais, “a maior (…) é a caridade” (1 Cor 13, 13), diz São Paulo. A primeira encíclica do pontificado de Bento XVI foi sobre a caridade cristã. No documento, o Santo Padre enfatiza o exemplo de vida dos primeiros cristãos que, sustentados pelo espírito do Evangelho, ajudavam os mais necessitados material e espiritualmente. A caridade cristã foi bastante elogiada inclusive por autores pagãos. Tertuliano escrevia que muitos deles se convertiam ao ver o espírito de amor que reinava entre os cristãos.

Nos últimos tempos, Deus suscitou pessoas compromissadas com esse estilo caridoso de vida e, sobretudo, com a doutrina cristã. Olhando na perspectiva do século XX, veremos grandes nomes como a beata Teresa de Calcutá, São Pio de Pietrelcina e Santa Gianna Beretta Molla. Um nome pouco conhecido, mas também bastante importante na construção dessa imagem de caridade cristã, é o padre jesuíta Santo Alberto Hurtado, que foi canonizado recentemente pelo Santo Padre. Por ocasião da homilia na Missa de sua canonização, destacou:

“Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração… Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 37.39). Foi este o programa de vida do santo Alberto Hurtado, que se quis identificar com o Senhor e amar os pobres com o seu amor. A formação que recebeu na Companhia de Jesus, consolidada pela oração e pela adoração da Eucaristia, levou-o a deixar-se conquistar por Cristo, sendo um verdadeiro contemplativo na ação. No amor e na entrega total à vontade de Deus encontrou a força para o apostolado. Fundou El Hogar de Cristo para os mais necessitados e para os sem-teto, oferecendo-lhes um ambiente familiar cheio de calor humano. No seu ministério sacerdotal ele sobressaía pela sua sensibilidade e disponibilidade para com o próximo, sendo uma imagem viva do mestre “manso e humilde de coração”. No final dos seus dias, entre as grandes dores da enfermidade, ainda teve forças para repetir: “Estou contente, Senhor, estou contente”, expressando assim a alegria com que sempre viveu.

- Papa Bento XVI, Homilia na canonização de Sto. Alberto Hurtado
23 de outubro de 2005

Santo Alberto foi um exemplo de caridade, da caridade verdadeira que Nosso Senhor sempre pregou. Se é verdade que Jesus ensinava que devíamos amar-nos uns aos outros e ao mesmo tempo olhar para as necessidades dos nossos irmãos, também é verdade que ele não se omitia de pregar a doutrina verdadeira, fundando em Pedro a Sua Igreja e depositando nela a plenitude dos meios da salvação. É nesse contexto que se enquadram todos os santos da Igreja que se destacaram como exemplo de caridade. Infelizmente, nos últimos anos, cresceu no Brasil uma corrente que pregava um modelo de ajuda diferente do exemplo cristão. A Teologia da Libertação deu um não escancarado à doutrina da Igreja, esquecendo-se que foi com os olhos fixos em Jesus que muitas almas foram salvas pelos mártires da nossa fé.

Foi justamente com os olhos fixos no Cristo que Santo Alberto Hurtado incentivou os que estavam à sua volta a praticarem a caridade. Quatro dias antes de morrer, o jesuíta se dirigiu aos colaboradores da obra que fundou – o “Lar de Cristo” – com as seguintes palavras:

“À medida que apareçam as necessidades e as dores dos pobres, que o Lar de Cristo, que é o conjunto anônimo de chilenos de coração generoso, busque como ajudá-los como se ajudaria o Mestre.”

- Padre Hurtado, Última mensagem aos amigos do Lar de Cristo

São semelhantes as palavras de Nosso Senhor aos apóstolos: “[T]odas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt 25, 40). Nesse sentido, padre Hurtado é um modelo para todos aqueles que talvez se sintam incomodados em doar-se para o próximo. Nos olhos de quem sofre e padece está o olhar misericordioso de Cristo.

A biografia de pe. Hurtado foi resumida em um ótimo vídeo publicado no You Tube (o vídeo está na língua espanhola) e, para os que quiserem conhecer um pouco mais sobre a vida desse grande santo dos nossos tempos, é só acessar o site da Fundação Padre Hurtado, que contém alguns discursos do santo jesuíta.

 

Santo Alberto Hurtado,
rogai por nós!

Fonte: http://beinbetter.wordpress.com

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne