16.04.2010 - Um tremor de terra e uma avalanche de grandes proporções, cuja causa ainda não foi identificada, foram registrados em Guaratinga nos últimos dias, causando medo nas populações de duas regiões do município.
O primeiro evento sísmico foi uma avalanche, que ocorreu na fazenda Cachoeira do Frade, a cerca de 9 quilômetros da cidade. Raios que caíram na fazenda, sobre uma elevação onde havia, no pico, uma pedra, podem ter desestabilizado uma rocha que rolou morro abaixo, destruindo tudo o que havia pela frente.
Só parando uns 200 metros de distância do sopé da montanha, onde abriu uma cratera de cerca de 5 metros de profundidade numa área mais ou menos do tamanho de um campo de futebol.
O outro evento foi um tremor de terra, ocorrido na madruga de ontem, quarta-feira (14),
na área do Parque do Muriqui.
De acordo com os moradores da região, uns dois dias antes desse abalo, foram sentidos cerca de 20 pequenos tremores que foram seguido do mais forte, registrado por volta das 4 horas da manhã da quarta-feira.
Durante esse tremor, vasilhas que estavam na prateleira da casa do dono da fazenda – cujo nome não foi informado, caíram no chão. Assustada a família saiu de casa, só retornando algumas horas depois.
Não houve vítimas humanas.
Os abalos foram sentidos também nas imediações do povoado de Monte Alegre, que fica a cerca de 10 quilômetros do que foi considerado epicentro do abalo.
Os abalos deixaram os moradores da região assustados, temendo a ocorrência de novos tremores.
Essa foi a primeira vez que ocorreu esse tipo de abalo no município e, coincidentemente, uma semana antes, uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos (SP), esteve no local. Não se sabe o que fizeram.
A secretaria de Meio Ambiente fez contato por telefone com os pesquisadores do INPE – que não estavam mais no município, entretanto eles informaram que somente realizaram estudos, garantindo que o tremor não tem nenhuma ligação com os trabalhos realizados pela equipe.
Segundo informações extra-oficiais, há cerca de duas décadas, um geólogo que esteve no município afirmou que “futuramente”, haveria tremores de terra naquela região. Quem repassou essa informação disse ainda que, na época, o geólogo foi chamado de louco.
Fonte: http://www.sitepopular.com.br/noticias/noticias2006/guaratinga_trem...
Enviado pelo amigo Tony - Vitória da Conquista - Bahia
---------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Tremor assusta moradores de Magé e Petrópolis RJ, mas ainda está sem explicação
11.04.2010 - Rio – Um tremor de terra assustou moradores de Magé e Petrópolis na tarde de ontem. “Foi a mesma sensação que a gente tem quando um caminhão pesado passa ao nosso lado. Várias pessoas na fábrica e no bairro também sentiram”, disse Márcio Verdan, que trabalha em uma fábrica de refrigerante.
Segundo funcionários que estavam de plantão Corpo de Bombeiros de Magé, várias moradores de Fragoso e Raiz da Serra ligaram apavorados falando de terremoto. Mas, nenhuma explosão em fábrica ou pedreira foi registrada no momento do tremor.
O Observatório Sismológico (Sis), em Brasília, foi informado do incidente por um morador de Petrópolis e está aguardando informações das estações sismográficas de Itacarambi, no norte de Minas Gerais, ou na de Brasília, para saber se houve registro do abalo. Mas analista de sinal sismológico, Diogo Farrapo Albuquerque, adiantou que dificilmente o tremor deve ter sido registrado.
“Como foi sentido em uma região muito pequena e distante da estação sismográfica, dificilmente foi registrado. Mas mesmo assim a gente não pode descartar nenhuma hipótese até tudo ser avaliado”, informou o analista, que aconselha os moradores a procurarem a Defesa Civil municipal para saber se houve danos.
Além de um abalo sísmico, Diogo relaciona outros fatos que poderiam ter causado a sensação de tremor. “Pode ter sido uma compactação do terreno ou a queda de uma barreira próxima. A região está sofrendo muito com as chuvas e se estava chovendo na hora, um trovão ou relâmpago também poderiam ter causado essa sensação”, explicou.
Fonte: http://fimdostempos.com.br (visita recomendada)
--------------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)