Escócia alerta para queda de cinzas vulcânicas na Grã-Bretanha


15.04.2010 - As autoridades de saúde escocesas informaram que cinzas da nuvem provocada pela erupção vulcânica na Islândia cairão no norte da Grã-Bretanha na madrugada de sexta-feira, mas minimizaram os riscos para a saúde.

Apenas uma "pequena parte" da nuvem que atravessa a Grã-Bretanha e o norte da Europa, atrapalhando o tráfego aéreo da região, deverá cair na Escócia na madrugada de sexta-feira, antes de se deslocar para o sul do país, informou em um comunicado a Agência de Proteção Sanitária.

As partículas que cairão não são perigosas para a saúde, mas podem causar irritação, em particular nas pessoas que sofrem de problemas respiratórios, disse a agência. "Se as pessoas saírem nesta noite (quinta-feira) e sentirem sintomas como coceira ou ardor nos olhos, secreção nasal, dor de garganta e tosse seca, ou se sentirem um cheiro de ovos podres ou de um ácido forte, devem limitar suas atividades no exterior e se abrigarem", indicou.

"É importante afirmar que a concentração de partículas que cairão na realidade no solo será, provavelmente, muito baixa, e não deve provocar grandes problemas", disse.oticias

Fonte: Terra noticias

----------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Chile acelera retirada de moradores por vulcão; cinzas chegam a Buenos Aires

08.05.2008 - A Polícia e o Exército do Chile aceleraram hoje o processo de evacuação das últimas pessoas que resistiam a deixar áreas próximas ao vulcão Chaitén, com nuvens de cinzas chegando hoje a Buenos Aires.

A nova emissão do vulcão, em erupção desde 2 de maio último, ocorreu pouco antes da meia-noite local (1h de Brasília de hoje) e foi acompanhada de fortes ruídos subterrâneos, disse à "Rádio Cooperativa" Juan Callupi, vulcanólogo do Departamento Nacional de Emergência (Onemi), órgão ligado ao Ministério do Interior chileno.

A erupção durou cerca dez minutos. Depois, a montanha, de 960 metros de altitude, "se acalmou", acrescentou Callupi.

A possibilidade de o material incandescente expelido se expandir em alta velocidade por regiões próximas levou o Governo a ordenar, no início desta semana, a evacuação total de moradores em um perímetro de 50 quilômetros do vulcão.

Calcula-se que oito pessoas abandonaram a província de Palena, localizada 1.220 quilômetros ao sul de Santiago, mas que dezenas ainda resistiam a abandonar suas casas ou animais, escondendo-se das patrulhas que percorrem a área para levá-los a outros locais.

Por essa razão, as autoridades recorreram à Justiça - mediante um recurso de proteção que foi amparado pela Corte de Apelações da cidade próxima de Puerto Montt - para obrigá-los a deixar a área.

Patrulhas de Carabineiros (polícia militarizada) percorreram hoje áreas próximas ao Chaitén e algumas propriedades rurais em busca dos "obstinados", como foram classificados os que resistiam a abandonar suas casas pelo ministro do Interior chileno, Edmundo Pérez Yoma.

O chefe dos Carabineiros, José Bernales, disse que embora seja difícil dar números exatos, na primeira metade do dia ainda foram encontradas cerca de 20 pessoas nas áreas próximas ao Chaitén.

Outras 35 foram auxiliadas pelo pessoal do Exército a deixar a região após a erupção desta madrugada, que obteve grande visibilidade pela emissão, segundo especialistas, de gases ionizados que produzem efeito de raios e relâmpagos.

A nuvem de cinzas do vulcão Chaitén chegou hoje a Buenos Aires, embora as partículas por enquanto não tenham caído sobre a capital argentina, informou o Serviço Meteorológico local.

"Começamos a observar cinza vulcânica gerada no vulcão sobre o céu da cidade de Buenos Aires e seus arredores", disse a entidade oficial em comunicado.

O Serviço Meteorológico indicou que "o céu pode ser visto em um tom acinzentado, produto da presença de cinzas que estão se movimentando de oeste a este".

A nuvem de cinzas também afeta grande parte das províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa (centro), Río Negro, Neuquén e Chubut (sul).

Fonte: Terra notícias

-----------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Fuligem de vulcão chileno pode chegar neste sábado ao Rio Grande do Sul

10.05.2008 - As cinzas avançavam em direção ao RS em altas camadas da atmosfera.

A fuligem proveniente do vulcão chileno Chaitén pode afetar a metade sul do Estado a partir deste sábado. Nesta sexta, as cinzas avançavam em direção ao território gaúcho empurradas por correntes de ar de sudoeste a nordeste em altas camadas da atmosfera.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é provável que a quantidade de fumaça seja bastante pequena, perceptível somente com imagens via satélite.

No Uruguai, as cinzas já causaram transtornos para a aviação. Na manhã de hoje, o Aeroporto de Montevidéu registrou três cancelamentos de vôos partindo da capital uruguaia em direção a Buenos Aires, onde a fumaça impede a boa visibilidade para o tráfego aéreo.

Em Porto Alegre, a situação está normal. De acordo com a Infraero, não houve cancelamentos de vôos no Aeroporto Salgado Filho com destino a Montevidéu nem à capital portenha.

Fonte: Jornal Zero Hora RS

--------------------------------------------------------------------------------------

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades...
Chegou o tempo. O sol se escurece; somente a fé viverá".
 

Acesse: Vídeo - Documentário do Discovery Channel - Super Vulcões

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne