Vulcão ativo na Islândia pode causar erupção ainda maior


22.03.2010 - Um vulcão que jorra lava no sul da Islândia mostrou sinais de aumento de atividade nesta segunda-feira, levando cientistas a alertar sobre a possibilidade de uma erupção ainda mais poderosa em uma área geológica próxima.

A erupção perto da geleira Eyjafjallajokull, iniciada pouco depois da meia-noite de sábado, enviou vapor a quatro quilômetros de altura e está se intensificando gradualmente, afirmou o geofísico Steinunn Jakobsdottir a um jornal local.

Outro cientista disse estar preocupado que a atividade poderia causar uma erupção no Monte Katla, um vulcão "extremamente poderoso" localizado debaixo de uma geleira próxima.

"O Eyjafjallajokull dificilmente faz um movimento sem o Monte Katla querer entrar em ação", disse Pall Einarsson, um geofísico na Universidade da Islândia. "É, portanto, de extrema importância observar os eventos com cuidado".

Uma erupção no Monte Katla poderia derreter grandes quantidades de gelo e causar enormes inundações, potencialmente afetando uma cidade próxima de 300 pessoas, afirmou Einarsson. Três erupções anteriores do Eyjafjallajokull causaram erupções no Monte Katla.

No domingo, equipes de resgate retiraram 500 pessoas de uma área rural ao redor do vulcão e a polícia decretou estado de emergência no local. Voos internacionais foram desviados devido ao risco de interferência das nuvens de cinzas.

Não foram registrados estragos ou vítimas.

A última erupção na Islândia ocorreu em 2004.

Fonte::UOL noticias

-----------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Erupção vulcânica na Islândia é a maior dos últimos 200 anos no país

21.03.2010 - Mais de 500 pessoas foram retiradas de suas casas na Islândia, por medida de precaução, quando um vulcão entrou em erupção na madrugada deste domingo, sem fazer vítimas, anunciaram as autoridades.

"Como parte de um plano de evacuação, retiramos entre 500 e 600 pessoas que viviam em casas nas proximidades", declarou à AFP o funcionário da Defesa Civil, Sigurgeir Gudmundsson.

Segundo a rádio islandesa RUV, a retirada foi bem-sucedida e as pessoas estão em local seguro.

A erupção começou pouco após meia-noite, hora local, na região da geleira de Eyjafallajokull, e a principal estrada de acesso foi bloqueada, informou a rádio. Os aeroportos, entre eles o da capital Reykjavik, também foram fechados logo após.

As últimas erupções na zona desta geleira remontam a 1821 e a 1823.

Fonte: Terra noticias


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne