Racismo: Negros são convidados a deixar filial do Walmart nos EUA


18.03.2010 - Nova York.- A rede varejista Walmart se envolveu em mais uma polêmica de cunho racial depois que, no último domingo, um homem não identificado usou o sistema de som de uma loja do estado americano de Nova Jersey para pedir que "todas as pessoas negras" deixassem o local.

Segundo o jornal "Daily News", de Nova York, após o ocorrido, o gerente da loja pediu desculpas por meio do sistema de som e chamou a Polícia local para que buscassem a pessoa que cometeu o ato racista.

A direção do Walmart classificou o fato como "inaceitável", de acordo com a publicação.

A rede varejista já foi acusada de racismo em outras ocasiões. A mais recente delas faz uma semana, quando foram publicadas fotos na internet as quais mostravam que uma de suas lojas no estado americano da Louisiana vendia as bonecas Barbie negras pela metade do preço das brancas.

Neste caso, os responsáveis pelo Walmart asseguraram que se tratava de uma "decisão comercial" que tinha como objetivo aumentar a venda das Barbies negras já que, até esse momento, pouca gente as comprava e precisavam esvaziar o armazém para dar lugar a novo material, informou a rede de televisão "CNN".

Em fevereiro de 2009, a empresa foi condenada a pagar US$ 17,5 milhões a dois motoristas de caminhão que tinham acusado a companhia de discriminação racial.

Além disso, a comissão americana para a igualdade de oportunidades trabalhistas processou a companhia em 2009 porque empregados latinos se queixaram de terem sido insultados por parte de seus companheiros em uma loja do clube de compras Sam's Club, controlado pelo Walmart, segundo o portal "Gothamist", de Nova York.

Fonte: Terra noticias

----------------------------------------------------------------------------

Nota de  www.rainhamaria.com.br

(Lembrando: no Brasil o grupo Walmart tem alguns supermercados e hipermercados, como: BIG, Nacional, Mercadorama. e Maxxi Atacado.

-------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Bento XVI exorta a superar racismo e toda divisão entre os seres humanos

17.08.2008 - VATICANO - Este meio-dia milhares de fiéis e peregrinos chegaranm até Castel Gandolfo para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem ao introduzir a oração Mariana exortou aos presentes a trabalhar porque a sociedade supere todo racismo, intolerância e exclusão no respeito da dignidade humana.

O Santo Padre animou logo a lembrar a "grande responsabilidade da comunidade eclesiástica, chamada a ser um lar para todos, sinal e instrumento de comunhão para toda a família humana".

"Que importante é, sobre tudo em nossos tempos, que toda comunidade cristã aprofunde cada vez mais esta consciência, para poder assim também ajudar à sociedade civil a superar toda possível tentação de racismo, de intolerância e de exclusão, e a organizar-se com opções respeitosas da dignidade de cada ser humano", continuou.

O Pontífice fez notar que "infelizmente em diversos países se registram novas manifestações preocupantes de este, vinculadas freqüentemente a problemas sociais e econômicos, que não podem justificar o desprezo e a discriminação racial. Oramos para que em todo lugar cresça o respeito por cada pessoa, junto à consciência responsável por que somente na acolhida recíproca de todos é possível construir um mundo assinado por uma justiça autêntica e paz verdadeira".

Fonte: ACI


 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne