Maré sobe 1,5 m e invade ruas e casas em Florianópolis SC


17.03.2010 - O aumento da maré trouxe problemas para moradores de Florianópolis na tarde desta quarta-feira. A água subiu quase 1,5 m devido a um fenômeno chamado maré astronômica e chegou a invadir casas, ruas e calçadas em bairros da região sul, além de um parque na região continental.

Áreas próximas à baía sul foram as mais afetadas. Numa das rodovias mais movimentadas da capital, que liga o centro ao aeroporto internacional Hercílio Luz e ao estádio da Ressacada, a água chegou a atingir o acostamento por volta das 16 horas. "Moro há mais de dez anos aqui e ontem foi a primeira vez que a água entrou na minha casa. A água sobe lentamente e dá tempo para se preparar e tirar uma ou outra coisa do chão", disse Aloísio dos Santos Batista, 68 anos, morador do bairro Costeira. "Ainda bem que é só alta da maré. Se fosse uma ressaca do mar, o prejuízo seria grande".

A maré astronômica surge em decorrência do aumento do nível do oceano causado pela proximidade e movimento da Lua ao redor do planeta Terra. Todo o litoral catarinense acabou atingido pelo fenômeno e o indicativo é de que o oceano continue subindo nos próximos dias.

De acordo com a previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina, a previsão é de que o nível do mar possa subir em 1,3 m pelo menos até o próximo sábado não só em em Santa Catarina, mas também no litoral dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: Terra noticias

----------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Casas estão ameaçadas pelo mar na Paraíba

02.03.2010 - Uma pequena cidade ao norte de João Pessoa está perdendo uma guerra contra o mar.

Um espetáculo impressionante para os turistas e assustador para os moradores da Baía da Traição, no litoral norte da Paraíba. Na batalha do mar contra a cidade, o resultado quase sempre é esse: destruição.

Às 17h40 desta segunda-feira (01), a maré chegou a 2,80 metros, um dos maiores níveis do ano. A água invadiu casas. Segundo a Defesa Civil, a força do mar comprometeu a estrutura de pelo menos 55 casas nos últimos meses. Prédios públicos e até pontos turísticos também foram atingidos. No mês de fevereiro, prefeitura e estado decretaram situação de emergência.

"Acionamos o governo estadual e o governo federal para que olhem para o nosso município, para conter o avanço do mar", afirma o coordenador da Defesa Civil, Luiz Pedro Nascimento.

O pesquisador e biólogo, Paulo Rosas, da Universidade Federal da Paraíba contraria a tese de que o mar estaria avançando. "Eu faço o processo inverso. São as casas invadindo o mar. Então, como é uma área baixa, se torna muito vulnerável. O mar sempre subiu aqui", explica.

Fonte: G1

-----------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Especialistas estão alarmados com o avanço do mar na região metropolitana do Recife.

15.08.2007 - A faixa de areia está cada vez mais estreita no litoral da Região Metropolitana do Recife. O mar avança e destrói o que encontra pela frente. Na orla do município de Jaboatão dos Guararapes, os moradores de um prédio de luxo perderam a entrada principal do edifício. Só podem entrar em casa pela rua de trás. O muro está cedendo. Quando a maré sobe, ninguém fica tranqüilo.

“Estamos apavorados com o avanço do mar, que bate de encontro ao prédio. Quando a maré está alta, as cadeiras, a tela do computador balançam”, conta a advogada Adriana Ferreira.

Em outro trecho do litoral, na cidade de Paulista, diques construídos não impediram que as ondas chegassem com força à beira da praia. Postes caíram e uma parte do calçadão cedeu.

De acordo com especialistas, o avanço do mar em Pernambuco ocorre mais por causa da ação do homem do que pelas mudanças climáticas que atingem o planeta. Lá, aterros foram mal planejados, diques construídos de modo errado e a orla foi ocupada de forma inadequada. Agora, o mar avança para buscar o espaço que, naturalmente, deveria ser dele.

“O que aconteceu na Região Metropolitana do Recife foi, principalmente, o uso inadequado do solo. O mar precisa do espaço natural para que os processos costeiros aconteçam”, explica a especialista em geologia marinha Tereza Araújo.

Fonte: G1

----------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Mar avança 21% sobre a costa em Sergipe, prédios e casas correm risco

12.06.2008 - O mar no Estado do Sergipe está avançando progressivamente sobre a costa. Segundo dados do Atlas de Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro, publicado pelo Ministério do Meio Ambiente em setembro do ano passado, o mar já avançou 21% sobre a costa sergipana.

Na orla de Atalaia, em Sergipe, o prejuízo já é visível: a área da praça de eventos foi interditada por causa da destruição da passarela de madeira, causada pela força das águas. Postes tiveram que ser removidos às pressas e alguns coqueiros já não existem no local.

Segundo o Atlas de Erosão, "a faixa litorânea, quando não rochosa, é sujeita a variações espaciais em curto espaço de tempo, uma vez que se tratam de ambientes dinâmicos influenciados diretamente por ondas e correntes marinhas". Por isso, prédios e casas que foram construídos na beira-mar correm o risco de desaparecer.

Alguns países têm adotado faixas de proteção ou restrição do uso desses ambientes como forma de preservar as características paisagísticas e reduzir as perdas materiais em decorrência da erosão costeira.

Fonte: Terra notícias

------------------------------------------------------------------------------------

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Eu sou o Senhor teu Deus, que revolvo o mar e faço rugir as ondas; eu me chamo o Senhor dos exércitos". (Is 51,15)

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne