16.03.2010 - O telecentro de Alagoinha (PE), que oferece para a comunidade acesso a computadores com Internet, teve o movimento reduzido em cerca de 40% desde o início dos tremores. Mantido pela prefeitura, o local teve várias paredes rachadas, e os responsáveis tiveram de alterar a posição de alguns equipamentos que estavam ameaçados.
A cidade de Alagoinha registrou mais de 40 tremores de terra de baixa intensidade desde o dia 3 de março. O abalo mais forte teria ocorrido em 8 de março e alcançou magnitude de 3,2 na escala Richter.
O coordenador do telecentro, Valdenilson de Almeida Galindo, explicou ao G1 que o lugar costumava receber entre 80 e 85 pessoas por dia. Atualmente, o número de freqüentadores não passa de 50. A conexão com a internet também está instável, pois o sinal é captado pelo satélite e alguns equipamentos que recebiam o sinal saíram do lugar.
“A experiência foi terrível e nos causou muitos prejuízos. As paredes terão de passar por uma reforma. Tivemos de mudar o projetor de lugar, porque apareceu uma rachadura atrás do telão”, disse.
De acordo com Galindo, apesar das rachaduras nas quatro paredes da estrutura, não há risco de desabamento do prédio onde funciona o centro.
Além de trabalhar no telecentro, Galindo também é monitor em uma lan house da cidade. O estabelecimento passou ileso pelos tremores. “Os ventiladores balançam e as cadeiras vibram, mas não notamos nenhum problema na estrutura até agora”, disse.
Fonte: G1
--------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Tremores em Alagoinha (PE): Sair no meio da noite vira rotina para moradores
16.03.2010 - Sair de casa às pressas no meio da noite virou quase uma rotina para os moradores de Alagoinha, em Pernambuco. A cidade foi atingida por mais de 40 tremores desde o início de março, conforme técnicos do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O mais forte teve magnitude 3,2 na escala Richter.
Os tremores de intensidade forte e que são perceptíveis pelas pessoas não acontecem diariamente, segundo os técnicos, mas os moradores estão assustados e contam que, mesmo quando o tremor não ocorre, sair de casa à noite virou um hábito. Todos temem tremores violentos, que consigam derrubar os imóveis rachados, e buscam proteção nas ruas e praças.
“Quando chega o fim da tarde, já pressentimos que pode acontecer alguma coisa. Ficamos preparados para correr. Não escutei mais nenhum estrondo, mas estou sempre pronta para sair”, diz a dona de casa Roberta Torres da Silva, de 24 anos.
A jovem conta que ao menor sinal de tremor, mesmo quando sabe que pode ser só uma impressão, pega as três filhas e sai com o marido. “Ficamos um tempo no quintal ou na praça. Quem consegue dormir com medo?”, afirma Roberta.
A ação é repetida pela vizinha, Maria do Socorro, de 24 anos. “Eu sei que vai acontecer, então fico esperando todo dia. Por mim, não tenho medo, mas fico preocupada com meus filhos” diz.
A dona de casa Fernanda Ferreira de Melo, de 23 anos, não gosta de sair de casa à noite, mas admite que corre pelo menos até a porta quando escuta algo suspeito. “Nunca tivemos nada parecido na cidade e, de repente, começamos a ter tremores quase todo dia. Isso deixa a gente assustada e tensa à noite, mas vou tentar me acostumar. No fundo, não acho que nenhuma casa vai cair por causa disso.”
Segundo os moradores, representantes da prefeitura e do governo do estado estiveram na cidade e garantiram que os tremores não oferecem riscos. A explicação trouxe alívio para o motorista de ônibus José Assis de Macena, de 62 anos.
“Hoje, eu não estou mais saindo de casa quando acontece um tremor fraquinho. Mas dá um pouco de medo quando acontece à noite, no silêncio. De dia, eu já não me importo muito. A gente já sabe que vai ter que se acostumar, porque de agora em diante pode acontecer sempre”, afirma.
Fonte: G1
-----------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Seria coincidência? Terra treme em Alagoinha no aniversário do aborto dos gêmeos
13.03.2010 - Nota de www.rainhamaria,com.br - por Dilson Kutscher
Primeiramente leiam as noticias:
Em 2009...
Aborto - Médicos interrompem gravidez de menina de 9 anos em Pernambuco
04.03.2009 - RECIFE - A gravidez de gêmeos de uma menina de 9 anos, que teria sido estuprada pelo padrasto em Alagoinha, na região agreste de Pernambuco, foi interrompida nesta manhã, no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, da Universidade de Pernambuco (UPE). A informação foi confirmada pela diretora-geral da unidade de saúde, Fátima Maia.
Segundo Fátima, a menina recebeu na noite de ontem um medicamento que provoca contrações no útero e expeliu os dois fetos por volta das 10h. A diretora-geral informou que o procedimento segue o protocolo do Ministério da Saúde em casos de gravidez de risco ou quando a gestante foi vítima de estupro. (Jornal do Brasil)
----------------------------------------------------------------------------------
Após aborto, arcebispo excomunga mãe e médicos da garota de nove anos
05.03.2009 - Dom José Cardoso Sobrinho disse que todos os que praticaram e permitiram o procedimento estão excomungados e que a lei de Deus está sempre acima da lei dos homens.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, excomungou a mãe e os médicos que interromperam a gravidez de risco de uma menina de nove anos. O padrasto confessou que abusava da menina desde os seis anos. (Terra noticias)
-----------------------------------------------------------------------------------
Em 2010...
(Nota: Coincidência ou näo, parece que Deus lembrou desse triste aniversário. Essas crianças assassinadas no ventre, totalmente indefesas, um triste aniversário, näo de vida, mas de morte)
09.03.2010 - Cidade pernambucana registra 42 tremores de terra em 7 dias
(Nota: adivinha qual é a cidade que treme quase sem parar há 7 dias? Alagoinha)
O município de Alagoinha, no agreste pernambucano e a 225 km do Recife, registrou 42 pequenos tremores desde o dia 3 de março.
(Nota: neste mesmo dia em março de 2009, a menina foi internada e começaram os preparativos para o aborto, recebendo doses de um medicamento para interromper a gravidez, já estavam assassinando os inocentes)
O maior deles atingiu 3,2 graus na escala Richter e ocorreu às 20h14 de segunda-feira (08), levando preocupação aos moradores, que deixaram as suas casas com medo. Os fenômenos estão sendo monitorados pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que possui seis estações digitais em cidades pernambucanas.
O último tremor ocorreu às 2h desta terça-feira. Muitos moradores abandonaram novamente as suas casas, depois de ouvirem uma série de ruídos fortes semelhantes a explosões. Depois do trovão, sentiram a terra tremer.
Pesquisadores de Natal estão se dirigindo a Alagoinha para estudar os eventos, procurar suas causas e esclarecer a população sobre o que está acontecendo.
A grande expectativa do prefeito é com a chegada do pessoal da UFRN. "Existe muita gente apavorada. E alguns já falam em mudar de cidade", disse. (Terra noticias)
-----------------------------------------------------------------------------------
E ainda...
Após tremores, Defesa Civil condena pelo menos 13 casas em Alagoinha (PE)
12.03.2010 - Dados preliminares da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco) apontam que os tremores de terra em Alagoinha (a 225 km de Recife) comprometeram a estrutura de pelo menos 13 casas no sítio Carrapicho, na zona rural do município. O local teria sido o mais afetado pela série de abalos sísmicos que estão sendo registrados no município desde o início do mês.
Uma das casas mais afetadas é a da aposentada Alzira Barbosa Silva, 83, que, segundo a Defesa Civil, terá que ser reconstruída. A residência dela apresenta várias rachaduras nas paredes. “Acordei de madrugada e fui até a janela. Foi quando deu um estrondo tão grande que pensei que ia derrubar a casa”, contou. A prefeitura já providenciou abrigo para as famílias afetadas.
Segundo o técnico em sismologia, Eduardo Menezes, que esteve em Alagoinha, a ausência de tremores não significa que a cidade está imune a novas ocorrências. “Essa diminuição da atividade sísmica é natural e já era esperada, mas não quer dizer que vá parar de acontecer. Não se podem fazer muitas previsões sobre novos eventos. As pessoas terão que se acostumar a conviver com os tremores”, explicou.
A cidade, com 15 mil habitantes, está sendo monitorada pela UFRN – instituição responsável pela análise de tremores de terra no Nordeste. Nas próximas semanas, o município deve receber seis sismógrafos, quando será possível fazer uma análise do que está causando os abalos sísmicos na cidade.
Até esta quinta-feira (11), a cidade tinha registrado 60 tremores desde o início do mês. O município, até então, nunca havia registrado abalos sísmicos. (UOL noticias)
(Nota: a cidade nunca tinha registrado tremores antes, que coincidência terem começado no aniversário do aborto dos gêmeos, será que Deus quis demonstrar o quanto tal fato grotesco e desumano, muito o Ofende, por ir diretamente contra o Mandamento que diz: "Não matarás". Ex 20,13)
***
Diz na Sagrada Escritura:
"Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos". (Mt 19,17)
"Conheces os mandamentos: não cometerás adultério; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honrarás pai e mãe". (Lc 18,20)
Estimado visitante e leitor, seria realmente apenas uma coincidência??
Dilson Kutscher - www.rainhamaria.com.br