09.03.2010 - O assunto é um só: o dia em que o agreste tremeu. "A gente ouviu o telhado balançar e quando veio olhar estava rachado", conta um morador.
De acordo com o Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 22 horas aconteceram 47 tremores de terra na região. Uma média de um a cada 28 minutos. Foram todos relativamente fracos, mas suficientes para assustar os moradores.
Pode parecer estranho, mas o nordeste já viu isso. Os sensores que monitoram o estado captaram tremores em Belo Jardim, São Caetano e Caruaru nos últimos anos.
De acordo com sismólogos ouvidos pelo Jornal da Globo, o Brasil não sofre grandes terremotos porque se encontra no meio de uma placa tectônica, mas a placa possui trincas, o que provoca pequenos movimentos.
Uma das falhas geológicas sensíveis a essas pressões está exatamente na região dos tremores: é o chamado lineamento de Pernambuco. "É um fenômeno da natureza no qual a gente vai tentar passar o máximo de informações para a população, mostrando que não há risco nenhum", afirma o sismólogo, Eduardo Alexandre Menezes.
Ainda na noite desta terça-feira (09) os moradores estão com medo. Não sabem quantos tremores ainda podem acontecer. "A gente não vai conseguir dormir. Vai saber o que vai acontecer".
Fonte: Jornal da Globo
------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Na cidade restou apenas desolação, a porta está demolida, em ruínas". (Is 24, 13)
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)
"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)