08.03.2010 - Cidade do Vaticano.- O Vaticano está "horrorizado" com a morte de 500 cristãos nos enfrentamentos étnicos religiosos ocorridos na Nigéria, manifestou hoje o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi.
Lombardi acrescentou que o Vaticano não descarta que os enfrentamentos sejam de ordem social e não religiosa. Mesma opinião do arcebispo de Abuja (Nigéria), John Olorunfemi Onaiyekan, em entrevista à rádio "Vaticano".
O bispo assinalou que pessoas armadas, pastores transumantes da etnia fulani, atacaram o povoado da etnia Beriom, composta por agricultores.
"Trata-se do clássico conflito entre pastores e agricultores, só que os fulanis são muçulmanos e os beroni são todos cristãos", afirmou o nigeriano.
Ele acrescentou que não se matou devido à religião, "mas por reivindicações sociais, econômicas, tribais e culturais".
Onaiyekan disse que a Igreja Católica de seu país segue trabalhando para melhorar as relações entre as duas religiões e expressou sua tristeza pelo fato de que o Governo, "que tem o dever de garantir a segurança de todos os cidadãos, não tenha a capacidade de fazê-lo".
Fonte: UOL noticias
----------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Alunos lincham professora católica na Nigéria
21.03.2007 - Uma professora cristã foi morta pelos próprios alunos na Nigéria, segundo a agência Ansa. Testemunhas disseram que o assassinato teria ocorrido devido a um desrespeito da vítima ao Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos.
Oluwatoyin Olusase, a professora, estava supervisionando um teste de noções da religião islâmica. Na saída da sala onde se realizava o teste, ela foi linchada pelos jovens que realizavam o exame. Não há certeza sobre o fato que teria sido considerado ofensivo ao Alcorão. A polícia entrou em ação para evitar uma revolta de maiores proporções.
Esta não foi a primeira agressão contra católicos no país africano. Em fevereiro de 2006, várias igrejas foram queimadas e no mínimo 5 pessoas foram assassinadas. A revolta teria sido iniciada quando um professor de escola secundária apreendeu uma cópia do Alcorão que era lida por um estudante.
No total, mais de 30 mil pessoas já forma mortas na Nigéria desde 1999, ano em que o país se tornou uma democracia.
Fonte: Terra notícias
-------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
"Então sereis entregues aos tormentos, matar-vos-ão e sereis por minha causa objeto de ódio para todas as nações". (Mt 24,9)
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?" (Rm 8,35)
"Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição". (2Tm 3,12)