07.03.2010 - O mau tempo que atinge o país neste final de semana assusta os moradores da região sul. Um leitor do G1 flagrou um tornado neste domingo (7) na cidade de Barra Velha, litoral norte de Santa Catarina.
De acordo a meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Sheila Paz, quando não toca o chão esse fenômeno é chamado de nuvem funil, mas como ele encosta na superfície trata-se de um tornado. "Ele se formou em um ambiente instável que estava propício a esse tipo de fenômeno, mas não tem relação com o ciclone que está descendo da costa do Espírito Santo e deve chegar ao sul do país nesta segunda-feira."
A partir de segunda-feira (08) e pelo menos até o início da quarta-feira (10) a formação e desenvolvimento de um sistema de baixa pressão intensificará os ventos em mar aberto e na costa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com rajadas superiores a 80 km/h, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Cptec.
As últimas informações indicam que o sistema de baixa pressão deverá atingir sua máxima intensidade a partir da tarde de segunda e durante a terça-feira (9), onde ficará mais próximo da costa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Os órgãos afirmam que há dificuldade em prever a intensidade das chuvas e ventos causados pelo sistema, o que faz aumentar o grau de incerteza desta previsão. Por isso, os ventos nas regiões já poderão se intensificar a partir da manhã da segunda.
Fonte: G1
-------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Paraná confirma passagem de tornado; ventos chegaram a 115 km/h
15.10.2009 -O Instituto Tecnológico Simepar, vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná, confirmou nesta quinta-feira a passagem de um tornado na cidade de Ampere, na região sudoeste do Estado, na tarde de ontem. De acordo com o órgão, o tornado está classificado na categoria mais fraca, com ventos de 115 km/h.
De acordo com o Simepar, o tornado atingiu principalmente a zona rural da cidade, causando danos às plantações. Pelo menos 30 casas na cidade ficaram destruídas.
Segundo a Defesa Civil do Paraná, 32 municípios foram atingidos por temporais, chuvas de granizo e fortes rajadas de ventos na tarde de ontem. Ao todo, 64 casas ficaram totalmente destruídas e pelo menos 53 ficaram feridas. Na cidade de Santa Helena, um homem morreu atingido pela queda de uma árvore.
Em todo o Estado, mais de 3 mil imóveis foram danificados e cerca de 1,7 mil pessoas foram obrigadas a sair de suas casas.
Fonte: Terra notícias
---------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Princípio de tornado assusta moradores do Distrito Federal
16.03.2009 - Um fenômeno meteorológico impressionou e assustou moradores de Sobradinho (DF), uma das cidades-satélites de Brasília. Por volta das 13h deste domingo, uma nuvem funil, que se caracteriza por ser o estágio inicial de um tornado, foi avistada por cerca de 10 minutos.
O aparecimento foi precedido por uma grande formação de nuvens e seguido por relâmpagos. "Eu nunca tinha visto algo assim no Distrito Federal", conta o universitário Guilherme Teixeira, 19 anos, que fotografou o fenômeno.
Considerada comum nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a formação de nuvens funis no Distrito Federal não surpreende o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o meteorologista Manoel Rangel, as condições climáticas eram plenamente favoráveis à formação do fenômeno neste domingo.
A massa de ar seco que predominava na atmosfera entrou em confronto com áreas de instabilidade procedentes da Amazônia, que provocaram um contraste térmico. Esse é o cenário propicio para o aparecimento de nuvens funis. Essas mesmas condições, segundo o meteorologista do Inmet, retornarão à região entre os dias 23 e 30 deste mês.
O tornado se difere da nuvem funil por atingir maior intensidade e tocar o solo, o que não ocorre no caso da nuvem. O formato similar ao do tornado é o que impressiona os moradores onde é visto. "A mecânica, do ponto de vista físico, é a mesma da nuvem funil e do tornado. O que os difere é a velocidade, a intensidade e o potencial destruidor", explica Rangel.
Fonte: Terra notícias
---------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Princípio de tornado é visto em Campo Grande na região de Dourados MS
29.01.2009 - Uma nuvem funil, que se caracteriza por ser o estágio inicial de um tornado, foi vista por um morador de Campo Grande na região de Dourados (MS). Entre 15h20min e 16h de terça-feira, Fluvio Luna observou a nuvem enquanto se deslocava no sentido Dourados-Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.
O fenômeno é considerado comum nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região de Dourados, a existência de extensas pastagens e a ausência de prédios altos pode ter favorecido o aparecimento de correntes de vento ascendentes, que formam o fenômeno.
De acordo com o meteorologista Franco Villela, do 7º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de São Paulo, o tornado se difere por atingir maior intensidade e tocar o solo, o que não ocorre no caso da nuvem funil.
"Nessa intensidade, a nuvem funil não causa danos e dura apenas alguns minutos. A origem deve ter sido uma instabilidade muito localizada, pois não havia indicativo de instabilidade severa na região na terça-feira", explica o meteorologista.
Fonte: Terra notícias
----------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Tornado atinge zona rural de São Luís e de manhã foi registrado outro tornado em Santarém, no Pará.
26.08.2008 - Um tornado passou pela zona rural de São Luís. O fenômeno durou cerca de cinco minutos. Este é o segundo registro desse tipo de fenômeno na cidade em menos de dois meses. As informações são da TV Mirante.
O Sistema de Vigilância da Amazônia já havia previsto a formação de tornados na região. Pela manhã foi registrado outro tornado em Santarém, no Pará.
Redação Terra
-----------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851.
"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."