26.02.2010 - Um terremoto de 7 graus de magnitude sacudiu neste sábado a região sul do Japão, informou o Instituto Geofísico Americano (USGS), e a agência meteorológica japonesa emitiu um alerta de tsunami para a ilha de Okinawa, suspenso posteriormente.
O tremor, a uma profundidade de 22 km, teve seu epicentro situado 81 km a leste/sudeste da cidade de Naha, em Okinawa, segundo o USGS.
Pequenas ondas, com cerca de 10 centímetros, chegaram à costa sul de Okinawa, revelou a agência meteorológica, que suspendeu o alerta de tsunami.
Em um primeiro momento, o USGS informou um terremoto de 7,3 graus de magnitude.
Segundo a imprensa japonesa, o tremor não produziu vítimas ou danos importantes.
Fonte: UOL noticias
--------------------------------------------------------------
Lembrando...
Central nuclear apresenta problemas depois do terremoto no Japão
17.07.2007 - TÓQUIO - O poderoso movimento telúrico que ocorreu na segunda-feira desencadeou dezenas de problemas de funcionamento na usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, no centro do Japão, incluindo vazamentos radioativos, anunciou a operadora Tokyo Eletric Power nesta terça-feira.
No total, foram registrados 50 problemas, incluindo incêndios, vazamentos de água e óleo, tubulações e equipamentos quebrados, depois do terremoto de 6,8 na escala Richter registrado na zona da central nuclear.
"No momento sabemos que houve dois casos de vazamentos radioativos, apesar de ainda não estamos seguros se ambos os casos foram causados diretamente pelo terremoto", afirmou o porta-voz da empresa, Hiroshi Itagaki. "Mas ao menos sabemos que foram descobertos depois do desastre".
Pouco antes, a companhia indicou que cerca de 100 barris lacrados que continham trajes e luvas contaminados viraram na usina durante o tremor de segunda-feira, que deixou nove mortos e mais de mil feridos.
As tampas de vários barris abriram dentro dessa usina, que é uma das maiores d mundo.
Tokyo Electric afirmou ter detectado partículas de radiação no filtro de um reator detido pelo movimento telúrico. Mas disse que as partículas registraram níveis de radiação de apenas uma décima milionésima parte do nível considerado perigoso do ponto de vista legal.
Na noite de segunda, a Tokyo Electric reconheceu que a água que continha uma pequena quantidade de material radioativo vazou para o Mar do Japão.
Fonte: Terra notícias
-------------------------------------------------------------------------------
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)