08.02.2010 - México.- Um terremoto de 5,9 graus na escala Richter sacudiu hoje o estado mexicano de Oaxaca (sul), onde seu epicentro foi registrado, e a Cidade do México, sem notícias de vítimas ou danos materiais até o momento.
Segundo o Serviço Sismológico Nacional mexicano (SSN), o tremor ocorreu às 18h47 locais (21h47 de Brasília) e seu epicentro foi localizado a 32 quilômetros ao nordeste da cidade de Puerto Escondido, no litoral do Oceano Pacífico.
O secretário de Defesa Civil da Cidade do México, Elias Brizuela, disse à "Milenio Televisión" que, após a primeira revista dos principais locais da capital e a consulta a todas as delegações municipais, não houve reportes sobre danos ou vítimas na cidade.
Em Oaxaca também não há notícias de danos até o momento, informou à Agência Efe um porta-voz da Defesa Civil local.
Fonte: UOL noticias
------------------------------------------------------------------------------
Lrmbrando...
Terremotos provocam pânico e deixam parte do México sem luz
13.04.2007 - Um forte terremoto de magnitude superior a 6,0º Richter atingiu o México nesta sexta-feira (13), provocando pânico em milhares de turistas em Acapulco e interrompendo a transmissão de energia até na capital.
Não há registro imediato de feridos no terremoto, cujo epicentro foi no estado de Guerrero, na costa do Pacífico.
"Pulamos da cama e fomos para o jardim. Eu estava dormindo. Balançou mesmo. As coisas caíram das prateleiras", disse Anna Achdale de Palazuelos, que mora em Acapulco.
Os turistas, muitos deles de pijama, foram retirados dos hotéis de Acapulco, onde 20 mil casas ficaram sem energia.
Um tremor secundário, com centro perto do local do primeiro terremoto, foi sentido cerca de três horas depois e teve magnitude 5,4, segundo o instituto U.S. Geological Survey.
Centenas de turistas em Acapulco voltaram a fugir dos hotéis. A maioria ficou com medo de voltar para dentro e muitos continuaram deitados em bancos e calçadas.
"Vou ficar aqui até terminar. Ficamos com medo de outro tremor", disse Guadalupe Flores, 15, que está de férias com a família, hospedada em um hotel na frente da praia, vestindo camisola depois de ter sido acordada pelo segundo tremor.
Os serviços de emergência disseram que ainda não havia registros de prejuízos ou feridos em Acapulco e na Cidade do México.
Algumas áreas da capital ficaram sem eletricidade. A cidade foi devastada por terremoto de magnitude 8,1º em 1985, que matou cerca de 10 mil pessoas.
Moradores do bairro central de Tlatelolco, que foi muito atingido há 22 anos, fugiram para uma praça central. A rádio mexicana disse que algumas janelas quebraram.
Fonte: Globo.com
------------------------------------------------------------
"Quem fugir do grito de pânico, cairá na cova, quem se levantar da cova será preso pelo laço. Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaías 24, 18-20)