Pedro, coluna da fé e fundamento da Igreja Católica


03.02.2010 - “Não há dúvidas de que por todos os séculos foi conhecido que o santo e bem-aventurado Pedro, príncipe e cabeça dos Apóstolos, coluna da fé e fundamento da Igreja Católica, recebeu as chaves do Reino das mãos de nosso Senhor Jesus Cristo, salvador e redentor do gênero humano, e a ele foi dada a potestade de atar e desatar os pecados; e ele, nos seus sucessores, vive e julga até o presente e sempre.”

- Concílio de Éfeso, Sobre a primazia do Pontífice Romano
Denzinger, Manual de Credos e Definições, 112

Hoje os protestantes negam a primazia do Pontífice Romano. Após quase 1500 anos de unidade, após todos os bispos fiéis da Igreja unanimemente confirmarem que, de fato, a autoridade maior da Igreja era Pedro, surge Lutero. Os cristãos sempre aceitaram a verdade de fé constantemente proclamada pela Igreja, que afirma de modo claro e objetivo o poder do sucessor de Pedro como “coluna da fé e fundamento da Igreja Católica”. Mas, o protestantismo rejeita – considerando isso absolutamente normal – toda uma herança apostólica, toda a interpretação dos Padres da Igreja sobre os versículos bíblicos mais evidentes – como é, por exemplo, Mateus 16, 18 -; rejeita aquilo que os Apóstolos sempre e por toda parte confirmaram.

O protestantismo, de certa maneira, arrogantemente declara: “Desprezem 1500 anos de escuridão e de falsas interpretações! Sigam-nos; nós estamos certos.” É como se o povo cristão fosse desencaminhado por quase quinze séculos… É como se aquela promessa de Cristo de permanecer sempre com a Igreja de Deus (cf. Mt 28, 20) fosse totalmente inválida. O que falar sobre o protestantismo? Após confirmarmos a clareza das palavras dos pastores antigos, após olharmos para tantos anos ininterruptos de Tradição Apostólica em total conformidade com a Sagrada Escritura, resta-nos lamentar as estúpidas heresias de Lutero. Resta-nos bradar: Não! A Igreja de Deus, de fato, foi fundada sobre Pedro apóstolo, e a estrita obediência ao Sumo Pontífice e aos seus ensinamentos garante-nos o Reino de Deus. É nisso que cremos. É essa a fé que professamos.

Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!

---------------------------------------------------------------------------

A Igreja foi fundada sobre Pedro

“Por disposição do Senhor, é competência do bem-aventurado apóstolo Pedro a missão recebida d’Aquele, de ter cuidado da Igreja Universal. E, com efeito, Pedro sabe, por testemunho do Evangelho (cf. Mt 16, 18), que a Igreja foi fundada sobre ele. E jamais sua honra pode se sentir livre de responsabilidades, afinal, o governo da Igreja está dependente de suas decisões. Tudo isso justifica que a nossa atenção se estenda sobre esses lugares do Oriente, que, em virtude da missão a nós encomendada, tudo seja feito sob o nosso olhar. “

“Longe dos sacerdotes do Senhor incorrer na reprovação de pôr-se em contradição com a doutrina de nossos maiores, na tentativa de uma nova usurpação, reconhecendo ter como competidor aquele em quem Cristo depositou a plenitude do sacerdócio, e contra quem ninguém poderá se levantar, sobre pena de não poder habitar no Reino dos Céus. “A você, digo, te darei as chaves do Reino dos céus” (Mt 16, 18). Não entrará ali ninguém sem a graça de quem tem as chaves. “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18). Em consequência, quem quer que deseje ver-se distinguido diante de Deus com a dignidade sacerdotal – como a Deus se chega mediante a aceitação da primazia de Pedro, em quem, como antes temos recordado, foi fundada a Igreja de Deus – deve ser manso e humilde de coração (cf. Mt 11, 29) (…).”

- São Bonifácio I, Papa (418-422)
Denzinger, Manual de Credos e Definições, 109b

Fonte: http://beinbetter.wordpress.com


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne