Nevascas e baixas temperaturas paralisam cidades na Europa


31.01.2010 - As fortes nevascas dos últimos dias levaram o caos a diversas cidades na Europa, causando milhares de acidentes de trânsito, fechamento de estradas e aeroportos. A previsão para este domingo é de mais neve e frio, assim como para os próximos dias. Na Alemanha, o Estado de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, no norte do país, chegou a registrar 30 cm de neve.

Na Renânia do Norte-Vestfália foram contabilizados cerca de 2,1 mil acidentes de trânsito em 24h, segundo informações da AFP. Os incidentes provocaram a morte de três pessoas na Alemanha, além de paralisar totalmente o transporte público em algumas cidades.

Na Hungria, parte do país registrou 20 cm de neve, o que causou o fechamento de diversas estradas. O aeroporto de Budapeste suspendeu voos e decolagens temporariamente. As partidas de trem da capital húngara também estavam suspensas até a manhã deste domingo.

Fonte: Terra notícias

-----------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Nevascas levam chineses ao desespero: milhões de cidadãos estão perplexos

01.02.2008 - Além de causar mortes e blecautes, as piores nevascas em 50 anos a atingir a China protagonizam cenas de desespero.

Ontem, dezenas de milhares de chineses lotavam uma estação ferroviária de Guangzhou (Cantão), ansiosos por conseguir viajar para suas cidades de origem no principal feriado do ano - o do Ano-Novo chinês. Os trens sofrem atrasos há vários dias por causa da neve.

Este é apenas um dos retratos da tensão. A preocupação se espalha pelo país mais populoso do mundo e, segundo o diretor de assuntos financeiros do Partido Comunista, Chen Xiwen, algumas regiões estão "arruinadas". A neve já destruiu mais de 4,22 milhões de hectares de plantações, e o problema do abastecimento de alimentos aumenta a cada dia.

Houve brigas ontem no saguão da estação de Guangzhou, no sul da China, onde há dias as autoridades dizem às pessoas que será quase impossível viajar durante o feriado prolongado do Ano-Novo lunar, que começa na quarta-feira. Para milhões de chineses, essa é a única chance de visitar suas famílias no ano inteiro.

- Como vocês esperam que a gente chegue lá? Que esquema foi montado? - perguntava, aos gritos, Lai Lihua, a um policial que apenas repetia que as pessoas precisariam esperar a sua vez de chegar à plataforma e tomar o trem.

- Tenho menos informações do que vocês - justificava o policial.

O governo divulga anúncios tentando acalmar milhões de cidadãos que ficaram ilhados, com frio e perplexos. Novas tempestades de neve ameaçam várias áreas, depois de matarem dezenas nas regiões leste, centro e sul da China, onde houve falta de energia e problemas com o abastecimento.

O inverno rigoroso matou cerca de 15,8 milhões de animais. Há temores de que o aumento nos preços dos alimentos possa elevar a inflação, que já está em níveis historicamente altos - foi de 4,8% em 2007. Entre os animais mortos, há pelo menos 14 milhões de aves.

Fonte> Jornal Zero Hora RS

------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Para ONU, mudança no clima é tão perigosa quanto as guerras

01.03.2007 - NAÇÕES UNIDAS - As mudanças no clima representam um perigo tão grande para o mundo quanto a guerra, disse na quinta-feira o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, ao prometer fazer do aquecimento global o principal assunto da cúpula com líderes mundiais que acontece em junho.

Em sua primeira declaração sobre a questão do clima, Ban disse que vai enfatizar o assunto com os líderes do Grupo dos 8 -- Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Grã-Bretanha, EUA e Rússia -- na cúpula marcada para a Alemanha.

"A maior parte do trabalho da Organização das Nações Unidas ainda está concentrado em prevenir e encerrar conflitos", disse Ban numa conferência escolar sobre o aquecimento global. "Mas o perigo representado pela guerra para toda a humanidade e para nosso planeta é no mínimo igual ao da crise climática e do aquecimento global."

"Nas próximas décadas, mudanças em nosso ambiente e os problemas causados por secas ou pela inundação de áreas costeiras e a perda de terra arável provavelmente serão uma fonte importante de guerras e conflitos", disse Ban, que assumiu a chefia da ONU no dia 1o de janeiro, no lugar de Kofi Annan.

No mês passado, um painel de 2.500 cientistas de mais de 130 países, num trabalho organizado pela ONU, atribuiu o aquecimento global às atividades humanas e previu o aumento das secas, das ondas de calor e do nível do mar, tendências que devem se manter por mais de mil anos, mesmo que as emissões de gases-estufa sejam contidas.

O relatório do painel previu um aumento nas temperaturas médias de entre 1,8 e 4 graus Celsius no século 21.

Ban prometeu fazer das mudanças no clima uma prioridade e disse que a ONU é a arena natural para tratar do problema. Ele afirmou que a ONU está se preparando para uma conferência para definir as diretrizes de uma convenção sobre o clima, que deverá ser realizada em dezembro em Bali, na Indonésia.

O líder da ONU disse que o sucesso do documentário "Uma Verdade Inconveniente," que ganhou um Oscar e que foi inspirado pela campanha ambiental do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, mostrou "mesmo para o público mais amplo que as mudanças no clima não são mais um assunto inconveniente -- são uma realidade inescapável."

"Fico animado de saber que nos países industrializados, onde a liderança é mais necessária, a conscientização está aumentando", afirmou. Para ele, o custo da falta de ação supera o investimento de curto prazo necessário para tratar da questão.

"O mundo precisa de um sistema mais coerente de governança ambiental internacional", disse Ban. "Infelizmente minha geração foi meio descuidada com nosso único planeta, mas tenho esperança de que isso esteja finalmente mudando."

Fonte: UOL notícias


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne