Bendirei continuamente ao Senhor,
seu louvor não deixará meus lábios.
Glorie-se minha alma no Senhor;
ouçam-me os humildes e se alegrem.
Glorificai comigo o Senhor,
juntos exaltemos o seu nome.
Procurei o Senhor e ele me atendeu,
livrou-me de todos os temores.
Olhai para ele a fim de vos alegrardes,
e não se cobrir de vergonha o vosso rosto.
Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu,
de todas as angústias o livrou.(Salmo 33 [Heb. 34], 1-7)
O Senhor é fiel, clama o justo. O Senhor é bondoso, brada o aflito. Os males se abatem sobre o homem. Os males, conseqüências do pecado do homem, se abatem sobre ele. Mas de todos esses males o Senhor o liberta. “São numerosas as tribulações do justo, mas de todas o livra o Senhor” (Sl 33, 20). O Senhor não se compraz no sofrimento dos seus filhos. O Senhor quer ver felizes todos aqueles que Ele ama.
Por isso, canta o salmista, “bendirei continuamente ao Senhor”. Não quero parar um só minuto de louvá-Lo porque a todo momento Ele está a demonstrar sua infinita Misericórdia. Bendirei continuamente, constantemente o Senhor, Deus de Israel, que libertou o Seu servo da opressão e mostrou a Sua Justiça para o seu povo.
Veja, diz Davi: este miserável clamou. Miséria. É o que há em nós, pecadores. Por nossos pecados, somos miseráveis, somos totalmente dignos de repreensão e de castigo. De que te glorias, pois, soberbo? Por que te exaltas, miserável? És pó, e ao pó hás de tornar. Levanta-te e dá graças a Deus que ouviu a tua oração e teve compaixão de ti: o Senhor o ouviu.
O Senhor o ouviu. Deus poderia ignorar o justo, assim como “volta a sua face (…) contra os que fazem o mal” (Sl 33, 17). Mas, Deus é justo: “Apenas clamaram os justos, o Senhor os atendeu” (Sl 33, 18). Então os justos mereciam? Quem ousa dizer essa barbaridade? Até mesmo os justos tinham um proceder repreensível. Moisés duvidou da onipotência de Deus nas águas de Meribá. Salomão adulterou no fim de sua vida. Davi se manchou. Até os reis mais justos haviam pecado e eram indignos da glória de Deus (cf. Rm 3, 23). Ora, então, do que vale ser justo sem contar com a Misericórdia de Deus?
Ninguém duvida, pois, que o que salva o homem é a Misericórdia do Altíssimo. Quem atende sua prece e o liberta é o Altíssimo. É preciso, pois, confiar unicamente n’Ele, pois é Ele o Deus que salva.
Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!
Fonte: http://beinbetter.wordpress.com/