12.01.2010 - Um forte tremor de pelo menos 7 graus de magnitude atingiu nesta terça-feira (12) o Haiti, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.
Não há relatos oficiais de vítimas e feridos, mas a força do terremoto pode causar grande destruição. Vários testemunhos de jornalistas e outras pessoas no local relatam que vários prédios desabaram e que pode haver até milhares de vítimas. Mesmo sem confirmação formal, fala-se em desabamento de hospital, igreja, sede local da ONU e do palácio presidencial.
Segundo familiares de brasileiros em ação no país, os militares estão bem. O governo brasileiro se solidarizou e disse que os militares estão ajudando nos resgates.
Brasileiro diz que viu catedral e palácio de Porto Príncipe destruídos
Professores e alunos de História e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que estão na capital do Haiti, Porto Príncipe, viram o Palácio Nacional, a catedral, um hospital e o principal hotel da cidade destruídos, segundo o professor Omar Ribeiro Thomaz, que conversou com o G1.
"Foi horrível. O Palácio Nacional caiu, a catedral, o Hotel Montana, o hospital de Petion Ville", disse Thomaz.
O tremor de pelo menos 7 graus de magnitude atingiu o Haiti na noite de terça-feira (12), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.
O grupo de brasileiros não estava junto na hora do tremor e teve dificuldades para se encontrar. Todos estão bem, segundo o professor.
Não houve relatos oficiais de vítimas e feridos, mas a força do terremoto pode causar grande destruição.
Fonte: G1
---------------------------------------------------------------------------
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)