10.01.2010 - Moradores da cidade de João Câmara (RN) sentiram um tremor de terra por volta das 16h (horário de Brasília) deste sábado (9). O Observatório Similógico da Universidade de Brasília (UnB) registrou magnitude de dois graus na escala Richter.
O epicentro do tremor, de acordo com o boletim sísmico brasileiro foi identificado a cerca de 73 quilômetros de Natal.
Este foi o segundo registro de tremor no prazo de uma semana no país. No sábado (2), os equipamentos do observatório registraram um tremor em Sobral (CE), que atingiu magnitude de 2,7 graus na escala Richter.
Casos mais recentes
Dois equipamentos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) registraram dois abalos em Presidente Figueiredo (AM), em 30 de dezembro de 2009. Cada um dos tremores atingiu 2,4 e 3 graus na escala Richter.
A região onde o tremor foi sentido fica em uma reserva indígena, perto da Hidrelétrica de Balbina, no Rio Uatumã, na Bacia Amazônica.
Fonte: G1
-----------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Cidade do RS registra 3 tremores de terra no final de ano
04.01.2010 - A cidade de Caxias do Sul, localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, registrou três tremores de terra no período entre os dias de Natal e Ano-Novo. De acordo com o coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil, tenente-coronel José Francisco Barden da Rosa, os abalos foram sentidos, principalmente, nos arredores dos bairros Jardim América, Primeiro de Maio e Beltrão de Queiroz. Não houve registro de danos em razão dos tremores.
De acordo com Barden, os tremores não oferecem riscos para a população, pois foram de baixa intensidade. "Em estudos realizados há dois anos, ficou comprovado que estes tremores são provocados por acomodações de água no subsolo. Isso ocorre principalmente após períodos prolongados de chuva, como o que tivemos em novembro e dezembro do ano passado, no qual foi registrado o maior volume de chuvas dos últimos 100 anos", afirmou.
O coordenador da Defesa Civil municipal explica que a intensidade dos tremores foi medida e a velocidade máxima constatada foi de 5 mm por segundo. Para provocar danos, a velocidade deve ser dez vezes maior, isto é, de 50 mm por segundo.
Pela baixa intensidade, também não houve registro no Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB). Mesmo assim, será solicitada a avaliação de um geofísico, que apontará ou não a necessidade de outro estudo mais aprofundado, afirmou a prefeitura de Caxias do Sul.
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, ficou acertado que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente entraria em contato com a mesma equipe que realizou estudos na zona norte de Caxias, há dois anos
Fonte: Terra noticias
-------------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
"Na cidade restou apenas desolação, a porta está demolida, em ruínas". (Isaías 24, 13)
"Quem fugir do grito de pânico, cairá na cova, quem se levantar da cova será preso pelo laço. Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaías 24, 18-20)
"Disse Jesus: Haverá grandes terremotos e em muitos lugares fome e peste, acontecerão coisas terríveis e grandes sinais no céu". (Lucas 21, 11)