Artigo de Everth Queiroz Oliveira: Revesti-vos do homem novo


03.01.2010 -

“Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior. Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam.”

(Evangelho de São Mateus, 9, 16-17)

Mais um ano se inicia. No contexto desse novo tempo que precisamos não somente festejar, mas viver, através de nossas palavras e ações, as palavras de Cristo são importantíssimas e enfatizam a necessidade constante que nós, cristãos, temos de renovar por completo os sentimentos do nosso coração: “Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4, 23-24). Despojai-vos do homem velho, diz São Paulo. Despojai-vos do pecado e de tudo aquilo que corrompe e envelhece a nossa alma.

Compreender a dinâmica do envelhecimento por trás do pecado é importante. A velhice do pecado não é aquele amadurecimento que normalmente se ganha quando se tem uma idade mais avançada. Com a nossa alma, acontece diferente. Quanto mais renovada, quanto mais nova a nossa alma, mais madura, mais capaz de compreender os mistérios do Reino de Deus ela se torna. Agora, quando vamos deixando que o pecado tome conta do nosso coração e também dos nossos sentimentos, quando vamos cultivando cegamente o hábito dos vícios e acabamos por regar a planta do ódio e do desamor nas nossas vidas, vemos que tudo vai ficando velho e monótono. E “não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo” (Ef 4, 20)! Precisamos sempre nos apegar na oração, na Eucaristia e em outras graças que Deus nos deixou para que pudéssemos tornar sempre nova a nossa vivência espiritual. Só assim poderemos verdadeiramente nos renovar.

Revesti-vos do homem novo, diz São Paulo. O apóstolo não quer que ponhamos “remendo de pano novo numa veste velha”, não quer que incorporemos coisas boas aos nossos maus costumes… Ele quer que nos revistamos, por completo, desse homem novo; que vivamos a graça de Deus na sua plenitude. O quer porque sabe que “não se coloca vinho novo em odres velhos”; sabe muito bem que os maus hábitos corromperão os bons costumes e os odres acabarão por se romper… É preciso, porém, colocar “o vinho novo em odres novos”. É preciso que façamos com que a nossa alma possa vencer os conflitos com a nossa carne e, dessa forma, possa purificá-la.

Mas, quantas vezes nesse ano que se passou desprezamos a graça do vinho novo. Quantas vezes recebemos Jesus sacramentado em pecado mortal e acabamos por cometer horrível sacrilégio contra o Corpo e Sangue de Nosso Senhor! Quantas vezes pedimos perdão a Deus pelos nossos pecados, arrependidos, mas acabamos por pecar novamente, demonstrando nenhuma força de vontade em perseguir os projetos de Deus para a nossa salvação! Precisamos mudar essas atitudes em 2010: “Ano novo, vida nova”. Renovemos, sobretudo, a nossa confiança em Deus, porque a esperança é o que verdadeiramente move nossas escolhas e nossa fé.

Enfim, roguemos à Virgem, Mãe de Deus, que celebramos no dia de hoje, para que possa conceder a todos os seus filhos um 2010 repleto das bênçãos de Deus e que, por meio das dificuldades que certamente se apresentarão para nós no decorrer desse ano, possamos frutificar e crescer cada vez mais na graça de Deus.

Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!

Fonte: http://beinbetter.wordpress.com/

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne