21.12.2009 - O presbítero não havia recebido nenhum tipo de ameaça contra sua vida
SANTA ROSA DE OSOS.- O sacerdote colombiano Emiro Jaramillo Cárdenas foi assassinado ontem de madrugada, em seu apartamento, situado a 74 km da cidade de Medellín.
Segundo seus conhecidos, o religioso, que desempenhava suas tarefas como reitor da capela El Señor de la Humildad, não havia recebido nenhum tipo de ameaça contra sua vida.
Seu corpo foi achado por um familiar seu, quem, ao estranhar que não chegasse à capela, foi buscá-lo. Ao entrar, encontrou o cadáver, que apresentava feridas feitas com arma branca.
O bispo da diocese de Santa Rosa e Osos, Dom Jairo Jaramillo Monsalve, expressou, mediante um comunicado, seu pesar e indignação pela morte do sacerdote: “A diocese se une à sua família, rejeitando este ato de barbárie e orando pelo seu descanso eterno”, afirmou o prelado.
Quem também se pronunciou sobre o fato foi o prefeito de Santa Rosa de Osos, Carlos Mario Medina Rojas: “Estamos consternados por esta situação, pois a comunidade gostava muito do Pe. Cárdenas, pela sua ajuda e dedicação”.
O Pe. Jaramillo também era diretor do arquivo diocesano: “Ele tinha muito interesse pela história. Era membro do Centro de História de Santa Rosa de Osos. Também era um assessor permanente para todos os processos da diocese”, declarou Fabían Rendón Ospina, diretor de comunicações da diocese.
O Pe. Emiro Jaramillo nasceu em 1936. Foi ordenado sacerdote em 1966. A partir de 1999, trabalhou na recuperação da capela do Señor de La Humildad, um lugar repleto de história e espiritualidade e hoje muito querido pelos fiéis desta localidade. A capela, antes de 1999, era utilizada como bodega.
Atualmente, dezenas de sacerdotes colombianos prestam seu serviço sob ameaças de grupos armados. Inclusive 17 bispos recebem proteção por parte da polícia. O bispo auxiliar de Medelhim, Dom Víctor Manuel Ochoa, também recebeu uma ameaça de morte, no começo deste mês.
Fonte: www.zenit.org
-----------------------------------------------------------------------------
Lembrando...\
Polícia busca suspeitos de morte de padre no sul do Brasil
15.12.2009 - Padre Alvino Broering, morto a facadas, foi enterrado nessa segunda-feira
FLORIANÓPOLIS - O capelão da Universidade do Vale do Itajaí, padre Alvino Broering, de 46 anos, foi morto na madrugada de segunda-feira, às margens da rodovia BR-101, em Itajaí (Santa Catarina, sul do Brasil).
A Polícia Civil de Santa Catarina trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), segundo informou ao jornal Diário Catarinense o delegado Rui Garcia, já que o carro do sacerdote foi levado.
O velório do padre Alvino aconteceu ontem, na Igreja Matriz de Itajaí. O arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Sebastião Krieger, presidiu os ritos. Em seguida, o cortejo seguiu para Santo Amaro da Imperatriz, onde o corpo do padre foi sepultado, às 16h.
Testemunhas afirmaram à polícia que, na madruga de segunda-feira, o carro do sacerdote parou próximo ao km 114 da BR-101. Ao descer do veículo, padre Alvino teria sido perseguido por um homem e depois esfaqueado. O assassino teria escapado no veículo.
Socorrido e encaminhado ao pronto-socorro do Hospital Marieta Konder Bornhausen, o capelão não resistiu e morreu por volta das 6h.
Fonte: www.zenit.org
----------------------------------------------------------------------
"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)