12.12.2009 - “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, o Senhor do céu da terra. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos”. (Atos 17,24.28).
Em outubro de 1963, perto de Washington, D.C., nos EUA, o multimilionário James Rouse começou a construir o que ele dizia ser “a cidade perfeita”. Incluídos em seu sonho estavam um hospital moderno, uma biblioteca atualizada, 63 restaurantes, um teatro-restaurante, 200 lojas e uma variedade de centros de lazer.
Quando seu sonho estava quase completo, o Sr. Rouse decidiu caminhar pelas ruas de sua nova cidade; ele ficou triste ao perceber que a maioria das pessoas não tinha a menor idéia de que ele era quem lhes havia dado um lugar tão bonito para viver. Essas pessoas, portanto, nem pensavam em lhe agradecer pelo que havia feito por elas.
UMA SEMELHANÇA INCRÍVEL!
Há uma semelhança incrível entre a ingratidão dessas pessoas e o fato de que a maioria das pessoas não está consciente de quem realmente é o Criador.
Talvez você aprecie as muitas coisas que possui; entretanto, nada lhe move a tirar tempo para voltar seus pensamentos para o Criador e agradecer e louvar a Deus por sua criação.
Comece hoje a passar mais o tempo olhando para a maravilhosa criação do bom Deus que está ao seu redor. Então, com a iluminação da sua Palavra e do seu Espírito, Deus irá plantar em seu coração um maior desejo de orar diariamente, pelo Espírito capacitador de Deus você se achará, tal como o salmista e os profetas, orando e louvando diariamente! “Bendito seja o nome da tua glória, que ultrapassa todo bendizer e louvor. Só tu és Senhor, tu fizeste o céu... a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com a vida” (Neemias 9, 5b-6). Finalmente, o salmista diz com alegria: “Rendei graças... àquele que estendeu a terra sobre as águas, porque a sua misericórdia dura para sempre” (Salmo 136,1.5-6).
Vamos cuidar da criação como forma de amor e agradecimento ao bom Deus. Tudo foi criado para glória de Deus e para felicidade do ser humano. Tenhamos muito zelo pelas obras do Senhor Deus.
TUDO POR AMOR
“De Deus é a terra e o que nela existe, o mundo e seus habitantes; ele próprio fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre os rios” (Salmo 24,1.2).
Por amor o bom Deus criou toda beleza do universo para nós. Nós somos a beleza principal da sua criação.
O renomado teólogo canadense James I. Packer afirma que a frase: “Deus é amor”, é uma das mais tremendas encontradas na Sagrada Escritura – e também uma das menos compreendidas.
Para Packer: “A Cruz é a prova extrema da realidade e da imensidão do amor de Deus”.
A maior declaração do amor de Deus foi escrita por São João Apóstolo: “Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
Vamos reconhecer, glorificar e proclamar as maravilhas do único verdadeiro Deus Criador e Salvador.
Tudo na vida só tem sentido no amor de Deus. A absoluta realização humana se fundamenta na verdade e no amor ao Eterno e Todo Poderoso. Amar faz bem em todos os sentidos.
DEUS É GLORIFICADO
“Deus é Glorificado não só quando sua glória é vista, mas quando nos regozijamos nela.
Quando os que a vêem têm prazer nela, Deus é mais glorificado que no caso de apenas a vêem.
Sua glória é recebida então pela alma inteira, tanto pelo entendimento quanto pelo coração.
Deus fez o mundo para que transmitisse, e a criatura recebesse sua glória; e para que ela fosse recebida pela mente e pelo coração.
Aquele que comprova sua idéia da glória de Deus não glorifica a Deus tanto quanto o que comprova também sua aprovação dela e seu prazer nela”, escreveu o grande teólogo americano Jonathan Edwards.
Pe. Inácio José do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo
Professor de História da Igreja
Faculdade de Teologia de Volta Redonda
Pregador de Retiros Espirituais
E-mail: [email protected]