Artigo do Padre José do Vale: Você e o Sistema


07.11.2009 - “A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, mas a estupidez dura para sempre.” Aristófanes (c. 445-c. 386 a.C). Filósofo Grego

Nós devemos ser sempre quem nós realmente somos imagem e semelhança do Criador: seres inteligentes, construtores e empreendedores espaciais, e jamais vaquinhas de presépios, marionetes, fantoches, patinhos feios na lagoa, maria-vai-com-as-outras e robôs.
Muita gente age a partir de premissas totalmente erradas. O fundamento do que se vê e ouve é radicalmente falso. Daí o resultado é catastrófico. Já dizia a Sentença Latina: “Non omne id quad fulget, aurum est” - “Nem tudo que reluz e ouro”.
O sistema tem programado as pessoas para aceitarem o mal, a derrota, a violência e todos os tipos de desgraças sem perceber, sem reação e sem atitudes de transformações para o seu bem e para o bem comum.
O sistema usa de tudo: desde a má qualidade dos alimentos, a má educação alimentar a indústria do entretenimento.
O sistema tem seus gigantes para manipular, alienar e escravizar como: os meios de comunicação, o capitalismo, religiões, seitas, partidos políticos e a oligarquia da ciência e da tecnologia. Tudo isso tem como objetivo levar o povo a ideologia da banalidade e do relativismo.
São milhões de anos da classe dominante que esmaga os oprimidos. Mas, tem gente que não aceita a opressão e busca valentemente a libertação. E como ser liberto? Quem responde é o maior orador romano, o intelectual da ética política do Senado de Roma e o autor da obra: Catilinárias Marco Túlio Cícero: “Nemo, nisi sapiens, líber”-“Ninguém é livre a não ser o sábio”.
Quem é sábio? “É aquele que não se deixar ser manipulado pelo sistema, rejeita rigorosamente a estupidez e busca ardentemente conhecer e viver toda verdade”. Afirmou o maior Mestre de todos os tempos Jesus de Nazaré: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
O conhecimento da verdade é a arma mais poderosa do mundo. Vence o medo, quebras as cadeias e torna o sábio vitorioso. O conhecimento faz o sistema estremecer! O sistema faz de tudo para que o conhecimento jamais chegue à mente do povo. Conhecer é enriquecer tudo em nossa vida!

A VÍTIMA

Os monstros geradores de lucros para elite dominante do sistema são: certas doenças, pornografia, abortos, drogas, violência, tráficos de arma, de remédios, de mulheres, corrupção, guerras, conflitos e terrorismos.
Os pensadores dos dráculas do sistema são construtores de grandes castelos do horror lucrativo financeiro em cima dos vivos mortos, ou seja, das caveiras ambulantes.
Tudo isso é a terrível cultura de morte que é a fonte geradora do capital que mantém vivo, poderoso e dominante o sistema maquiavélico.
É a falta de consciência no contexto: social, político, e econômico, cultural e religioso que faz as pessoas caírem na armadilha do sistema. Muitas dessas vítimas morrem sem nunca terem a experiência do verdadeiro gozo de viver a vida.
O sábio não cai nas garras do sistema. A sua consciência e de titãs. Afirma o grande pensador latino Tito Marcio Plauto: “Sapiens ipse fingit fortúmam sibi”- “O homem sábio constroe o seu próprio destino”.

CONCLUSÃO

Longe do sábio as ideologias perniciosas e expressões mortíferas como: todos os políticos são iguais, a política é coisa de bandidos, dinheiro não traz felicidade, por amor vale a pena morar debaixo da ponte, isso e aquilo é pecado, tudo é o diabo, o sofrimento é bom e a pobreza é boa.
Chega de contos de fadas, de fantasias ideológicas, de enganos, de boçalidades e da estupidez monstruosa do sistema.

“Alea jacta est”- “A sorte está lançada”.


Dr. Inácio José do Vale (Padre)
Especialista em Ciência Social da Religião
Professor de História do Cristianismo
E-mail: [email protected]

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne