01.11.2009 - Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitam no dia (30) campos de soja no sudeste venezuelano. Chávez comparou Lula com Jesus Cristo ao comentar a aprovação na Comissão de Relações Exteriores do Senado da entrada da Venezuela no Mercosul.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio como Cristo, anunciando a boa nova”, disse Chávez. “É benéfico para todos. Criar um grande mercado para a América do Sul. O Mercosul vai se transformar em um novo polo de poder econômico.”
O protocolo de adesão da Venezuela, que deve ser votado pelo plenário do Senado na próxima semana, já foi ratificado nos Parlamentos argentino e uruguaio. Ele ainda precisa ser aprovado no Parlamento do Paraguai.
“Considero do ponto de vista moral, econômico, político, que a Venezuela já é território do Mercosul”, disse Chávez.
Ele sinalizou que espera que o Paraguai dê o mesmo aval à entrada do país no bloco econômico. “O Paraguai tem seus próprios ritmos. Acho que mais cedo do que tarde conseguiremos que o Paraguai aprove a entrada da Venezuela nesse bloco.”
Lula qualificou ontem de “extraordinária” a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul ao inaugurar em Caracas o novo Consulado do Brasil na capital.
Em sua sétima reunião trimestral, os dois presidentes selarão acordos para a operação conjunta de uma refinaria em Pernambuco e tratarão assuntos da agenda bilateral, assim como questões internacionais.
Fonte: Folha Online
----------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Presidente da Venezuela Hugo Chavez elimina educação religiosa das escolas
19.08.2009 - O Presidente da Venezuela Hugo Chavez assinou neste mês de Agosto uma nota que elimina a educação religiosa das escolas nacionais. A acusação parte do Cardeal Jorge Urosa Savino, Arcebispo de Caracas, capital do país Sul-americano.
Os críticos do governo notam a rapidez do processo, aprovada na Assembleia Nacional e assinada na mesma semana, apontam a inconstitucionalidade e acusam o governo de não ter ouvido opiniões exteriores.
A lei, dirigida a todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, deixa a educação religiosa para as famílias.
A nova legislação foi severamente questionada por sacerdotes, jornalistas, pais, professores, estudantes e políticos opositores do seu regime, por prever sanções contra meios de comunicação social, discriminar a favor do sistema de ensino como laico e permitir ao Estado doutrinar os alunos.
“Hoje estamos aprovando, estamos promulgando a educação libertadora. Esta lei vai permitir dar um novo impulso e uma maior profundidade às mudanças revolucionárias”, disse Hugo Chávez na cerimônia de promulgação da Lei, obrigatoriamente transmitida em diretamente pelas televisões do país.
“Vamos cumprir e fazer cumprir, a nova Lei. Morreu e descanse em paz a Lei de Educação anterior que foi feita pela burguesia”, disse.
A lei agora aprovada obriga os meios de comunicação social públicos e privados a conceder espaços às instituições educativas e proíbe ações que incitem ao ódio e à propaganda nas escolas.
A nova legislação prevê igualmente a obrigatoriedade da educação laica nas escolas e as funções do Estado venezuelano como docente.
Os simpatizantes do regime do presidente Hugo Chávez argumentam que a nova lei permite democratizar a educação na Venezuela.
Os opositores denunciam que alguns artigos remetem para normas não estabelecidas e o fato de a nova lei proibir que instituições públicas e privadas apoiem economicamente as escolas.
Também foi criticada por alegadamente abrir o caminho para que o governo transforme as aulas em lugares de “doutrinamento socialista-marxista”.
A Igreja venezuelana criticou também a nova lei apontando que a educação religiosa católica desaparece das escolas, ainda que os pais a desejem.
Fonte: Agência Ecclesia / JN / O Verbo
----------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
O abuso de substituir a imagem da Virgem de Coromoto por um busto de Che Guevara.
31.07.2007 - A notícia a seguir é de extrema importância embora bem curtinha. Está dito na Carta de São Paulo aos tessalonicenses que o anticristo se levantaria contra tudo aquilo que é divino e sagrado, ao ponto de se colocar no lugar de lugar de Deus e se apresentar como se fosse um Deus. Vejam primeiro a notícia que acabei de receber e traduzir e ao final comento.
Diário das Américas, segunda feira, dia 09 de julho de 2007.
O abuso de substituir a imagem da Virgem de Coromoto por um busto de Che Guevara.
Em mais um desafio à sensibilidade democrática e ao espírito do povo venezuelano o seu governante o Tenente Coronel Hugo Chaves Frias decidiu que a partir de 05 de agosto, quando o governo assume a responsabilidade de administrar o Hospital de Maracaibo, se trocará o nome de: Virgem de Coromoto pelo do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, que fuzilou centenas de cubanos em Havana. Como se sabe, Che Guevara foi um fator fundamental para a instalação da feroz tirania marxista-leninista de Fidel Castro.
Não somente se trocará o nome do Hospital, como ainda mais grave, será retirada a imagem da Virgem de Coromoto da entrada deste centro de saúde, sendo colocado em seu lugar um busto do guerrilheiro Che Guevara. Este busto bem que poderia estar colocado em um local onde se fomenta o terrorismo e a doutrina totalitária do marxismo-leninismo, porém nunca num hospital, e muito menos posto ali para substituir a imagem da Virgem. (fim)