11.10.2005 - O Vaticano decidiu incentivar a formação de padres contra a expansão do satanismo no mundo e realiza na quinta-feira um novo seminário universitário para conter os cultos dedicados ao demônio.
Os cursos de "exorcismo e oração da libertação" são ministrados na Universidade Pontifícia Regina Apostolorum dirigida pelos Legionários de Cristo, uma ordem religiosa conservadora. O Vaticano está preocupado com o crescimento das práticas satanistas entre os jovens. Na Itália, seus adeptos divulgam idéias na internet em mais de 500 comunidades virtuais, informou uma pesquisa realizada no início de outubro pela escola de jornalismo da Universidade de Palermo.
A maioria destas comunidades - 57% - está localizada ao norte, 25% no centro, 18 % no sul, e a Sicília é a cidade onde tais práticas estão mais presentes, ressalta este estudo. Os adeptos que aderem às seitas através da internet são muito jovens: 21% têm entre 15 e 17 anos, 9%, entre 11 e 14 anos e 3%, entre 6 e 10 anos, destaca esta pesquisa.
Três jovens membros de um grupo de rock heavy metal "As Bestas de Satã" foram condenados no início do ano a pesadas penas de prisão por assassinatos em rituais cometidos em 1998. Eles estavam na faixa dos vinte anos de idade no momento dos fatos. Os exorcistas ainda são considerados padres à parte, conseqüência da Santa Inquisição, uma das páginas mais negras da Igreja. Muitos dos clérigos na Itália se recusam a falar sobre exorcismo, "considerado uma superstição e fonte de problemas", afirmou um dos participantes do primeiro seminário organizado de 17 de fevereiro a 14 de abril.
Seu número é estimado em 400 na Itália e todas as dioceses não possuem um exorcista oficial. O papa Bento XVI decidiu se valer de sua posição. Ele os encorajou em seu "importante ministério a serviço da Igreja" em uma mensagem lançada no congresso nacional dos padres exorcistas, organizado no dia 14 de setembro em Roma.
Reservados aos padres e seminaristas estudantes de teologia, os primeiros cursos da Universidade Pontifícia Regina Apostolorum atraíram mais de uma centena de estudantes de todas as idades vindos do mundo inteiro. A universidade anunciou a participação de um representante do Papa, monsenhor Angelo Comastri, vigário geral para o Estado do Vaticano e de um exorcista, monsenhor Andrea Gemma, bispo de Isernia-Venafro, no seminário reservado à demonologia, ao ocultismo e à figura do diabo nas culturas antigas e modernas, incluindo o cinema, a música e a internet.
Fonte: Terra Notícias