Colômbia: O arcebispo de Villavicencio condena o assassinato do padre Óscar Cardozo


01.10.2009 - O arcebispo de Villavicencio, Colômbia, em um comunicado, condena o assassinato do sacerdote Óscar Cardozo que aconteceu no domingo 27 de setembro.

O sacerdote foi encontrado morto por asfixia mecânica em sua paróquia pelos fiéis que entraram na casa paroquial ao notar que o padre Óscar não se apresentou para celebrar uma das missas do domingo.

O arcebispo de Villavicencio, Dom Óscar Urbina Ortega, afirma no comunicado de 28 de setembro que os sacerdotes, a família Cardozo Ossa e a comunidade católica de Villavicencio "lamentam e repudiam" a morte violenta do padre Óscar Danilo Cardozo Ossa, no domingo, 27 de setembro, na parte da tarde na casa Paroquial de São Luis Maria de Montfort, situada no bairro Popular, onde era atualmente o pároco desde 2003.

Pe. Óscar Danilo nasceu em 7 de abril de 1952 em Toro (Valle), sendo seus pais Manuel Antonio Cardozo e Rosa Elisa Ossa (falecidos). Pe. Óscar era o menor de cinco irmãos. Foi ordenado sacerdote em 10 de junho de 1983 por Dom Gregório Garavito.

Prestou seus serviços pastorais como vice-reitor do seminário menor São Pio X em Restrego, vigário coordenador de São José Operário, fundador e pároco da Paróquia Maria Auxiliadora, capelão da Colônia penal de Acasias, pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro bairro Grama, São José Operário do bairro Novo Ricaute, São Luis Maria de Montfort e delegado arquidiocesano para a emissora e o jornal "Eco Llanero".

"Rejeitamos profundamente - diz o comunicado - este ato de violência que enluta a Igreja católica com a morte de um de seus ministros, que manifesta a cultura de violência que está se gerando em nossa região e à qual não escapam os ministros do Senhor".

"Ante este fato que nos entristece profundamente - acrescenta - afirmamos o valor inalienável da vida pois ‘cada vida é irrepetível, cada pessoa é insubstituível, cada morte é irreversível'. Ninguém tem direito sobre a vida de seus irmãos senão apenas Deus, que nos diz: Ouve-se o sangue de seu irmão clamar a mim na terra".

O arcebispo de Villavicencio se solidariza "com sua família e seus fiéis" e pede a toda a comunidade arquidiocesana, no contexto deste ano sacerdotal, "orar pelo padre Óscar Danilo e ao mesmo tempo pedir ao Senhor perdão e misericórdia para suas assassinos".

"Apoiados no Senhor da vida e vencedor da morte e em meio a nossa dor seguiremos defendendo, amando, protegendo e celebrando a vida", conclui o arcebispo.

A Polícia do departamento de Meta ofereceu uma recompensa de 10 milhões de pesos (cerca de 4.750 dólares) por informação que permita a captura dos responsáveis do crime.

Fonte: www.zenit.org


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne