08.06.2005 - Oito canadenses e uma americana se preparam para desafiar o Vaticano quando forem ordenadas sacerdotisas e diáconas, em julho, em águas do rio St. Lawrence no Canadá, tornando-se as primeiras mulheres nessa condição na Igreja Católica da América do Norte.
A cerimônia, não aprovada pelo Vaticano, será realizada no dia 25 de julho perto de Gananoque, leste de Canadá, depois de uma conferência sobre o assunto na Universidade de Carleton em Ottawa.
Os organizadores preferiram realizar a cerimônia num posto do rio St. Lawrence na fronteira entre Estados Unidos e Canadá, onde não há jurisdição de nenhuma diocese, para não haver interferência.
"Acho que é hora de dar esse passo", disse a ex-freira Michele Birch-Conery, 65 anos, ordenada diácona no ano passado na Europa. Recentemente, 14 mulheres foram ordenadas na Europa em cerimônias similares, também celebradas sobre rios, e outras 65 o farão em breve.
O Vaticano rejeitou o sacerdócio feminino e excomungou em 2003 as primeiras sete mulheres sacerdotisas, ordenadas sobre o rio Danúbio, entre a Alemanha e a Áustria.
Apesar da decisão do Vaticano, duas delas, a austríaca Christine Mayr-Lumetzberger e a alemã Gisela Forster, foram depois secretamente ordenadas bispos, afirmou Birch-Conery.
Essas duas mulheres bispos oficiarão as ordenações no rio St. Lawrence. "Os ensinamentos da Igreja são claros. Só os homens podem ser ordenados", disse monsenhor Serge Poitras da Nunciatura Apostólica de Ottawa, sublinhando que o falecido Papa João Paulo II tratou do assunto em 1994.
"As pessoas podem fazer o que quiser. Não temos um exército. Não iremos atrás. Tudo o que podemos fazer é lamentar tais desafios à doutrina eclesiástica", disse.
Cerca de 220 pessoas assistirão à cerimônia a bordo da embarcação que geralmente transporta turistas pelas pitorescas ilhas do rio St. Lawrence.
Algumas mulheres são divorciadas, outras casadas. Não se leva em conta o celibato ou a orientação sexual, mas sim os anos de estudos de teologia como pré-requisito, disse Birch-Conery. Depois de ordenadas, não terão uma congregação a seu dispor nem oficiarão liturgias.
Fonte: Terra Notícias
-------------------------------
"Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição" (II Ts 2, 1-3)
"Dizia ainda ao povo: "Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: Aí vem chuva. E assim sucede. Quando vedes soprar o vento do sul, dizeis: Haverá calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente?"(Lc.12, 54-57)
"Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve, senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. (Mt. 5,13).
Declarou o Papa Paulo VI, Oss. Romano 07/12/72
A Igreja está passando por uma hora inquieta de autocrítica, que melhor se diria de AUTODESTRUIÇÃO. É igual a um transtorno agudo e complexo que ninguém teria esperado depois do Concílio. A IGREJA PARECE SE SUICIDAR, matar a si mesma...
Homilia do Papa João Paulo II, em 06/02/1981
De todos os lados espalharam-se idéias que contradizem a verdade que foi revelada e sempre ensinada. Verdadeiras heresias foram divulgadas nos domínios do dogma e da moral, suscitando dúvidas, confusão, rebelião. A PRÓPRIA LITURGIA FOI VIOLADA. Mergulhados num relativismo intelectual e moral, os cristãos são tentados por um iluminismo vagamente moralista, por um cristianismo sociológico, sem dogma definido e sem moralidade objetiva.
www.portalanjo.com