Caso do Pe. Ângelo Chiarelli – um escândalo para a Igreja


 24.06.2009 - Mais um caso de pedofilia no clero da Igreja Católica. Mais um escândalo para os sacerdotes do Brasil. Em Santa Catarina, o Pe. Ângelo Chiarelli está sendo investigado pela polícia e provavelmente será punido por grave atentado ao pudor, o que gera uma punição de 6 a 10 anos de reclusão. Temos somente a lamentar mais um abominável caso de infâmia entre os padres da Igreja e, assim como o Papa Bento XVI, na abertura desse Ano Sacerdotal, dizer amarguradamente: “Existem (…) situações, nunca suficientemente deploradas, em que é a própria Igreja a sofrer pela infidelidade de alguns dos seus ministros. Daí advém então para o mundo motivo de escândalo e de repulsa”.

- A culpa desse ato infame NÃO é nem direta nem indiretamente da Igreja Católica. Pode parecer absurdo que eu diga isso, mas ainda existem pessoas que têm a coragem de dizer que a Igreja tem padres pedófilos porque ela ainda não extingiu o celibato clerical ou porque ela supostamente acoberta casos de pedofilia. Nada mais errado, nada mais perverso. Em primeiro lugar, a pessoa que se decide a seguir o sacerdócio sabe muito bem que não poderá ter relações sexuais com ninguém, muito menos com crianças! Pelo amor de Deus, quem diz que a Igreja é culpada por esses casos de pedofilia está cometendo uma tremenda injustiça! Se o padre Chiarelli não conseguiu se controlar, se ele é uma pessoa depravada, ora, ele prestará contas com Deus disso e desde já, prestará contas com o juízo dos homens pelo ato desumano que cometeu. A culpa disso NUNCA é da Igreja! Além disso, está errado quem diz que a Igreja acoberta esses absurdos. Tanto é que pode perceber-se no vídeo que a própria Diocese da região está tomando providências para punir o clérigo. Vale ressaltar a fala do Santo Papa Bento XVI, em entrevista a jornalistas do mundo todo, durante seu vôo à cidade de Washington – EUA:

“Excluiremos rigorosamente os pedófilos do ministério sagrado: é absolutamente incompatível e quem é realmente culpado de ser pedófilo não pode ser sacerdote”.

- Existem muitos casos de pedofilia relacionados a padres corruptos nos últimos tempos? Sim, sem dúvida. E o próprio Papa reconheceu, embora lamentando, esse fato que, para todos nós, católicos ou não, é motivo de indignação. No entanto, não se pode generalizar e dizer que a corrupção está em todo o clero da Igreja Católica. Embora aja padres que não preservem sua dignidade sacerdotal, existem outros, como lembrou o Santo Papa na proclamação do Ano Sacerdotal, que vivem uma “fidelidade corajosa” ao Sagrado Magistério da Igreja. Perguntava ele: “Que dizer da fidelidade corajosa de tantos sacerdotes que, não obstante dificuldades e incompreensões, continuam fiéis à sua vocação: a de «amigos de Cristo», por Ele de modo particular chamados, escolhidos e enviados?” Que dizer, Santo Papa? Nós, católicos, muita coisa… Graças a Deus temos muito a agradecer a Deus por esses sacerdotes que exercem dignamente seus cargos sacerdotais… No entanto, a mídia em si não tem nada a dizer desses bons padres porque só quer mostrar os defeitos de alguns sacerdotes da Igreja para sentar o pau na Mãe que construiu a nossa Civilização Ocidental.

Há 20 séculos a Igreja está presente em nosso mundo. Viveu aflições, sofreu perseguições duras, como na época do Império Romano ou no pontificado do Papa Pio IX, isso sem contar do ódio que Hitler cultivava pelo Papa Pacelli por ele denunciar tanto o nazismo, mesmo que veladamente, em suas exortações. Sofreu injúrias, calúnias do comunismo, do protestantismo, do ateísmo, do iluminismo e de todo tipo de ismos que o mundo inventou. E não são uns ou outros casos de pedofilia que vão manchar a santidade da Igreja. Alguns sacerdotes podem até ser corruptos, pois são humanos – e às vezes, no caso do Pe. Chiarelli, ser até mesmo desumanos – mas, não são por causa desses escandalosos e falsos pastores que a Igreja vai deixar de permanecer de pé na pregação do Evangelho e da Palavra.

- Além disso, nunca é demais falar que se existe um culpado maior de tudo isso estar acontecendo, esse alguém é a mídia, o próprio mundo… Esse mesmo mundo que hoje apedreja a Igreja Católica é o mesmo mundo que anos atrás se rebelava contra as exortações do Papa João Paulo II, quando ele sabiamente pregava a “Teologia do Corpo”… Essa mesma mídia que hoje persegue a Igreja é a mesma que alguns dias atrás falava mal do Papa Bento XVI e dizia que ele estava errado em condenar as camisinhas. A mídia É culpada pela erotização da sociedade. O triste é saber que a fumaça de Satanás penetrou em parte do clero, que essa erotização está atingindo a dignidade de muitos sacerdotes no mundo inteiro…

“Por alguma brecha a fumaça de Satanás entrou no templo de Deus: existe a dúvida, a incerteza, a problemática, a inquietação, o confronto. Não se tem mais confiança na Igreja; põe-se confiança no primeiro profeta profano que nos vem falar em algum jornal ou em algum movimento social, para recorrer a ele pedindo-lhe se ele tem a fórmula da verdadeira vida. E não advertimos, em vez disso, sermos nós os donos e os mestres [dessa fórmula]. Entrou a dúvida nas nossas consciências, e entrou pelas janelas que deviam em vez disso, serem abertas à luz (…) Na Igreja reina este estado de incerteza. Acreditava-se que, depois do Concílio, viria um dia de sol para a história da Igreja. Em vez disso, veio um dia de nuvens, de tempestade, de escuridão, de busca, de incerteza. Pregamos o ecumenismo, e nos distanciamos sempre mais dos outros. Procuramos cavar abismos em vez de aterrá-los. Como aconteceu isso? Confiamo-vos um Nosso Pensamento: houve a intervenção de um poder adverso. Seu nome é o Diabo” (Paulo VI, Discurso em 29 de Junho de 1972).

Oremos pelos sacerdotes. Oremos pelo Santa Papa. Oremos pela Igreja e principalmente, pelas vítimas dos abusos sexuais no mundo inteiro. Peçamos à Mãe de Deus, Virgem Santíssima, que guarde os sacerdotes debaixo de seu manto sagrado e que a castidade que à Mãe de Deus o Senhor concedeu conceda também a todos os clérigos em todas as partes do mundo.

Oremos.

Fonte: http://beinbetter.wordpress.com/


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne