03.06.2009 - Destroços da aeronave foram encontrados a 700 km a nordeste de Fernando de Noronha
Por Alexandre Ribeiro
RIO DE JANEIRO- A Santa Sé expressou condolências aos familiares e amigos brasileiros das vítimas da tragédia com o voo 447 da Air France, que desapareceu no Atlântico, na noite de domingo, quando ia do Rio de Janeiro a Paris. Das 228 pessoas a bordo na aeronave, 58 eram brasileiras. Ontem, o Papa também manifestou sua tristeza pelo acidente, em nota enviada ao governo francês.
Em telegrama enviado ao arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, o presidente do Conselho Pontifício de Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, Dom Antonio Maria Veglio, manifestou sua “grande tristeza” ao saber do desaparecimento do Airbus A330.
“Em nome deste Conselho Pontifício de Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, que dedica o cuidado pastoral àqueles que prestam o seu serviço à aviação civil e aos passageiros, desejo exprimir, através dos bons ofícios de vossa eminência, sentimentos de condolências aos familiares e amigos dos passageiros e aos dos componentes da tripulação”, afirma o representante vaticano.
Dom Antonio Veglio assegura para todos “nossas preces e solidariedade neste momento de angústia e profundo sofrimento”. “Que Deus vos acompanhe e vos abençoe”, encerra o texto.
Buscas
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou no fim da manhã de hoje que identificou mais quatro pontos de destroços do Airbus, 90 km ao sul da região inicialmente coberta (a cerca de 700 km a nordeste da ilha de Fernando de Noronha) pelas aeronaves da FAB.
No total, onze aeronaves estão mobilizadas na Base Aérea de Natal e em Fernando de Noronha para o trabalho de busca. Cinco navios da Marinha do Brasil navegam em direção à área. O primeiro deles chegaria ainda esta manhã. Outros três navios mercantes de nacionalidade holandesa e francesa já chegaram ao local das buscas na noite de ontem e irão auxiliar no resgate dos destroços encontrados no mar.
Missa
O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, celebrará uma missa na intenção dos falecidos, na próxima sexta-feira, 5 de junho, às 18h, na paróquia de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé.
Ele expressou, por meio de nota, a solidariedade da arquidiocese do Rio de Janeiro com todos os parentes e amigos das vítimas do voo.
“Elevamos a Deus nossas preces por aqueles que se foram e por aqueles que ficam, atingidos pela dor da perda e da saudade. Que encontrem a paz no abraço misericordioso de Deus, onde estão a meta, a plenitude e o consolo de nossas vidas”, afirma Dom Orani.
“A todos apresentamos nossas condolências, vivificadas pela esperança que vem da fé em Cristo, Redentor da humanidade”, escreve o arcebispo.
ONU
A Organização das Nações Unidas, no encontro do Conselho de Direitos Humanos, nesta quarta-feira, em Genebra, homenageou as vítimas do voo com um minuto de silêncio.
Fonte: www.zenit.org