Preocupação por grave incremento de roubos nas igrejas da capital do México


26.05.2009 - MÉXICO.- O semanário “Desde la Fe” recolheu as denúncias de vários sacerdotes da Arquidiocese do México sobre roubos aos seus templos muitas vezes ante a passividade das autoridades.

Estima-se que 20 por cento dos templos da capital sofreram roubos –principalmente de esmolas e computadores– e a delegação mais afetada por estes roubos é Benito Juárez.

Os sacerdotes denunciaram que ir ante o Ministério Público é "uma perda de tempo" e "enfrentam com seus próprios meios e recursos aos malfeitores".

O sacerdote Ignacio García, da paróquia São João Evangelista denunciou que um assaltante roubou 160 dólares, entregou o vídeo do roubo ao Ministério Público, mas lhe disseram que além de deixar a prova o padre García deveria envolver o templo com cordas para proibir o acesso, e para "incentivá-los tinha que dar três mil pesos (300 dólares)".

Fonte: ACI

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando..

Roubos sacrílegos constituem uma triste desgraça, denuncia Arcebispo salvadorenho

31.07.2007 - SAN SALVADOR - O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, denunciou que os roubos de imagens de distintas igrejas no país constituem "uma triste desgraça, em primeiro lugar porque é um sacrilégio, em segundo pelo valor artístico-histórico que estas imagens têm como um patrimônio nacional e pelo valor material que têm".

Em coletiva de imprensa depois da Missa dominical, o Prelado se referiu assim ao roubo de quatro imagens em distintas igrejas do país em menos de um mês. A última, roubada no 11 de julho, foi a imagem de nossa senhora da Mercê que se encontrava na histórica igreja de mesmo nome e que tinha um valor de mais de 60 mil dólares.

Para lutar contra este tipo de roubos, o Arcebispo exigiu à Polícia Nacional Civil para que esteja mais "atenta" e afirmou que "é necessário que tenha mais controle desta rede de ladrões de objetos sagrados que funciona há 50 anos".

Na opinião de Dom Sáenz, em El Salvador se perderam "muitíssimas peças de grande valor", especialmente nos povoados Panchimalco, na periferia sudeste da capital e Huizúcar, no centra de La Liberdad.

Fonte: ACI
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne