Gripe suína atinge mais os jovens, afirmam EUA


03.05.2009 - Autoridades da área de saúde dos EUA afirmaram neste domingo que o vírus da gripe suína está se disseminando no país e vem afetando principalmente os jovens, com poucos casos entre as pessoas com mais de 50 anos.

"Poucos dos casos confirmados são em pessoas com mais de 50 anos", disse a especialista Anne Schuchat, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. "Mas ainda não sabemos se isto vai se consolidar nas próximas semanas", acrescentou.

O CDC registrou 226 caso do novo vírus H1N1 e uma morte em 30 Estados norte-americanos. O surgimento da doença, conhecida como "gripe suína", teve seu epicentro no México. Autoridades mexicanas afirmaram que o surto pode estar começando a dar sinais de redução, mas ainda tentam mapear a real disseminação do vírus.

Trinta pessoas, a maioria jovens adultos e crianças mais velhas, foram hospitalizadas com a doença nos Estados Unidos, disse Schuchat. Ela acrescentou, no entanto, que ainda é cedo para autoridades sanitárias saberem a verdadeira dimensão da doença.

"Eu não creio que já estamos a salvo", disse Schuchat. "Do que eu conheço sobre a influenza, sei que haverá mais casos, mais casos graves e mais mortes."

Fonte: Terra notícias

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

México suspende missas por medo da gripe suína

A Igreja Católica acatou as recomendações do presidente mexicano Felipe Calderón e suspendeu as celebrações que seriam realizadas na Cidade do México neste domingo. A atitude partiu através do pedido oficial do governo, que solicitou que não fossem realizados eventos de caráter esportivo, religioso e social capaz de proporcionar aglomerações de pessoas durante os primeiros cinco dias de maio. A única cerimônia realizada na capital do México foi ministrada a portas fechadas pelo cardeal Norberto Rivera Carrera. O país registra 506 casos da doença que matou 19 pessoas em território mexicano.

"Esta eucaristia será realizada pelas vitimas da epidemia que se alastra em nosso país e em oração pelos seus familiares. Pedimos a graça de Deus para que essa situação de calamidade pública acabe rapidamente, de forma que possamos retomar nossas atividades em segurança", disse Norberto durante a abertura da missa.

A cerimônia foi iniciada pontualmente às 14 h do horário de Brasília e transmitida em cadeia de rádio e televisão no México. Menos de 50 pessoas, entre membros da imprensa e autoridades católicas, foram autorizadas a entrar: "Participo das missas todos os domingos. Nunca havia visto isso, mas aprovo. Estão tomando as medidas preventivas", disse, do lado de fora da igreja, a aposentada Lourdes Alvarado.

Durante todo o domingo, a movimentação nas igrejas do México foi grande. A poucos metros da Catedral da cidade, grupos de católicos se revezavam em orações. Na Igreja São Miguel Arcanjo nenhuma missa chegou a ser celebrada. Apesar disso, as portas ficaram abertas para quem quisesse entrar: "As pessoas estão cientes de que precisamos evitar a aglomeração de publico. Não há missas por aqui, mas quem desejar fazer a sua prece encontra a nossa casa aberta", disse o sacristão Juan Flores.

A proibição das missas dividiu a população: "Me parece um exagero. Não há porque fazer esse tipo de coisa. Se a situação estivesse tão complicada quanto dizem, tenho certeza de que o número de mortes seria bem maior", afirmou a administradora Ermentina Palácio. "Penso que está certo. Temos que acabar de vez com essa epidemia. Tudo o que vem a prevenir tem de ser respeitado", contra argumentou o mecânico Carlos Hernandes.

Especial para Terra

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne