29.04.2009 - Apresenta o modelo da doutora da Igreja, que havia sido analfabeta
CIDADE DO VATICANO,- Bento XVI propôs nesta quarta-feira aos jovens que conheçam e se apaixonem por Cristo, como foi o caso de Santa Catarina de Sena (1347-1380).
No dia em que a liturgia recordava a religiosa dominicana e doutora da Igreja, assim como patrona da Itália, o pontífice a apresentou também como modelo para os enfermos e recém casados.
«Apaixonados por Cristo, como foi o caso de Catarina, para segui-lo com vigor e fidelidade», disse o Papa aos jovens que se encontravam entre os peregrinos que participaram na audiência geral na praça de São Pedro, no Vaticano.
Dirigindo-se aos enfermos, alguns deles em cadeiras de rodas, lhes propôs: «submergi vossos sofrimentos no mistério de amor do Sangue do Redentor, contemplado com especial devoção pela grande santa».
Por último, dirigindo-se aos recém casados, alguns deles vindos com seus trages de casamento, aconselhou: «com vosso amor recíproco e fiel, sede sinal eloquente do amor de Cristo pela Igreja».
A paixão por Cristo e a Igreja fez que Catarina de Sena, com tão apenas 29 anos, viajasse a Avinhão, onde nessa época os Papas haviam transferido sua residência, e convencesse Gregório XI de que tinha de regressar a Roma.
Morreu aos 33 anos, repetindo as palavras de Jesus: «Pai, em tuas mãos encomendo meu espírito». Apesar de ter sido analfabeta na infância, suas obras, que em boa parte ditou, são consideradas como clássicos do cristianismo.
Fonte: www.zenit.org