México decreta estado de emergência devido à gripe suína; EUA têm novos casos


25.04.2009 - O presidente mexicano, Felipe Calderón, anunciou neste sábado que decretou estado de emergência no México devido ao surto de gripe suína principalmente na região central do país. Ao menos 20 pessoas morreram em consequência do vírus, e outras 48 mortes podem estar relacionadas à doença, que também atingiu pessoas nos Estados Unidos e despertou a preocupação da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre a possibilidade de uma pandemia global, já que a doença é transmitida como a gripe comum, de pessoa para pessoa.

"Hoje, publiquei no Diário Oficial da Federação um decreto por meio do qual o Executivo federal assume as faculdades e as atribuições que a Constituição Geral da República atribui ao presidente em casos de emergência como a que vivemos hoje", disse Calderón em comunicado oficial.

O decreto também prevê que funcionários do governo mexicano poderão entrar em qualquer imóvel público ou privado do país como parte das medidas estipuladas para fazer frente ao surto de gripe suína.

O documento impõe, além disso, o isolamento físico dos possíveis contagiados. O presidente mexicano disse que o país enfrenta "um problema sério" e que vai ser superado.

Calderón pediu tranquilidade à população, pois assegurou que a doença "pode ser prevenida e curada", mas reafirmou que as pessoas não devem estar em lugares muito cheios e se cumprimentarem com um beijo ou aperto de mão.

Este relatório se produz horas antes de as autoridades federais anunciarem um novo relatório sobre a situação nas últimas horas e contendo as possíveis medidas a serem tomadas a seguir.

O foco de gripe suína afeta principalmente os habitantes da capital do país e do vizinho Estado do México. Até o momento, 20 mortes em decorrência da doença foram confirmadas.

Calderón recomendou que os mexicanos não se automediquem para mascarar os sintomas da gripe e que procurem os serviços médicos de forma imediata neste caso.

EUA

Autoridades nos Estados Unidos alertaram para a existência de dois novos casos de gripe suína no Estado do Kansas, assim como para a alta probabilidade de que haja um foco em um colégio de Nova York, onde oito estudantes foram comprovadamente contaminados por uma gripe tipo A.

Uma das responsáveis do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país, a médica Anne Schuchat, alertou neste sábado que o vírus se espalha com muita facilidade e que é impossível contê-lo.

Até o momento, o CDC confirmou a existência de seis casos na Califórnia e dois no Texas, dos quais só um necessitou de atendimento hospitalar.

As autoridades do Kansas detectaram pelo menos dois casos adicionais, mostrando que o vírus já ultrapassou as fronteiras da Califórnia e do México.

Entretanto, uma das situações mais graves pode ser a do colégio em Nova York, onde 75 estudantes, alguns dos quais viajaram ao México recentemente, começaram ontem a sofrer enjôos, náuseas, febre e dores.

O Comissário de Saúde de Nova York, Thomas Frieden, anunciou em entrevista coletiva que nove dos estudantes se submeteram a um teste médico, e que oito deles testaram positivo para uma gripe tipo A.

Segundo Frieden, isto quer dizer que este grupo provavelmente foi contaminado pela gripe suína. Entretanto, os resultados definitivos serão divulgados neste domingo pelo CDC.

"Emergência"

O comitê de emergência convocado neste sábado pela OMS chegou à conclusão de que o aparecimento de um vírus da gripe suína transmissível de pessoa a pessoa representa uma "emergência em termos de saúde pública", indicou a organização em um comunicado.

A OMS alertou sábado sobre o "potencial de pandemia" da gripe. A situação é "séria", "imprevisível" e "evolui rapidamente", advertiu a diretoria da OMS, em Genebra.

A OMS preocupa-se, particularmente, com a capacidade de o vírus se transmitir de homem para homem. Todos os casos constatados no México procedem do contágio humano, segundo o ministério mexicano da Saúde. O vírus seria de origem europeia ou asiática, declarou o ministro José Angel Cordova. Segundo as autoridades mexicanas, não há risco de transmissão pela ingestão de carne de porco.

A doença atinge "jovens adultos com boa saúde", e a mutação do vírus é inédita, "com seus genes jamais encontrados antes" segundo a OMS. O fato de os adultos serem o alvo da doença sugere que as populações mais vulneráveis --crianças e idosos-- tenham ficado imunizadas devido às vacinas contra gripe. Remédios antigripais como o Tamiflu também são considerados eficientes contra a infecção, principalmente se administrados quando os primeiros sintomas se manifestam, informou o CDC nesta sexta-feira.

Fonte: Folha on line

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne