25.04.2009 - Cerca de 75 estudantes de uma escola secundária do Queens, em Nova York, registraram sintomas similares aos da gripe suína detectada no México e em outros estados americanos, informou hoje a imprensa local.
O Departamento de Saúde de Nova York enviou uma equipe de investigação ao colégio depois que os alunos doentes tiveram náuseas, febres, enjôos e dores.
Alguns dos estudantes admitiram que recentemente viajaram ao México, onde, até o momento, 20 pessoas morreram e mais de mil estão internadas com sintomas da doença.
Para conter o alastramento da gripe suína, as autoridades do México fecharam a maior parte dos centros públicos e das escolas da capital do país.
Nos Estados Unidos, faltando confirmar os casos dos estudantes de Nova York, seis pessoas na Califórnia e duas no Texas pegaram a doença, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.
Às 14h (de Brasília), este órgão atualizará as informações sobre os casos confirmados e em investigação numa entrevista coletiva.
Hoje, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse, em Genebra, que o surto de gripe suína detectado no México e nos EUA "muito grave" e "deve ser vigiado de perto".
Fonte: UOL notícias
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
25.04.2009 - Surto de gripe no México e EUA tem potencial de pandemia
Os surtos de gripe suína no México e nos Estados Unidos têm o potencial para causar uma pandemia mundial mas é cedo demais para afirmar se isso vai ocorrer, disse neste sábado a chefe da Organização Mundial da Saúde.
"Ela tem potencial de pandemia porque está infectando pessoas", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.
"Contudo, não podemos dizer com a atual base de evidências laboratoriais, epidemiológicas e clínicas se irá ou não ocorrer uma pandemia."
A nova cepa de gripe --uma mistura de vírus das gripes suína, humana e aviária, que matou até 68 pessoas entre 1.004 casos suspeitos no México e infectou oito pessoas nos Estados Unidos-- ainda é pouco compreendida e a situação está evoluindo rapidamente, disse Chan em uma teleconferência.
Um comitê emergencial de especialistas, reunidos rapidamente, irá aconselhá-la sobre questões incluindo possivelmente a mudança no nível de alerta de pandemia da OMS, atualmente em 3 numa escala que vai do 1 ao 6.
É "prematuro demais nesse estágio" para a OMS anunciar qualquer alerta de viagem, uma vez que melhores análises dos casos e outros dados clínicos são necessários, afirmou.
"Ainda não temos um cenário completo da epidemiologia ou risco, incluindo possível disseminação além das áreas afetadas", apontou Chan. "Apesar de tudo, na avaliação da OMS, esta é uma situação séria."
Também é cedo demais para a agência da ONU aconselhar empresas farmacêuticas a mudar para produção de uma nova vacina --a ser derivada a partir do novo vírus-- de sua produção tradicional de vacinas de influências sazonais, explicou.
Fonte: UOL notícias
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diz na Sagrada Escritura:
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)
"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)