Sri Lanka: Sacerdotes entre as vítimas do conflito


24.04.2009 - A situação humanitária em Sri Lanka está cada vez mais trágica.
As vítimas do conflito continuam aumentando, e entre elas se encontram dois sacerdotes, gravemente feridos: trata-se do diretor da Caritas de Vanni, Pe. T.R. Vasanthaseelan, que teve suas duas pernas amputadas, e um membro da Comissão Nacional para a Justiça, a Paz e o Desenvolvimento, Pe. James Pathinathan. Os dois foram feridos quando prestavam assistência humanitária.

Nesta dramática situação, as instituições internacionais e as ONGs estão fazendo todos os esforços para ir ao encontro das necessidades mais urgentes de milhares de pessoas que estão sem água, alimento e remédios.

Os campos para acolher os refugiados são insuficientes, já que o fluxo crescente de refugiados não foi previsto pelo Governo. Calcula-se que sejam mais de 100 mil.

Enquanto isso, depois da ofensiva lançada pelo exército governamental, não cessam os apelos para que os Tigres Tâmeis deponham as armas, pelo menos até que se consiga evacuar as pessoas que estão presas nas zonas onde se realizam os combates.

A secretária-geral da Caritas Internacional, Lesley-Anne Knight, manifestou solidariedade aos sacerdotes feridos: "Nosso coração e nossas orações vão à população de Vanni e aos companheiros da Caritas. O sofrimento dos agentes evidencia a maneira como pessoas inocentes − mulheres e crianças − estão sendo assassinadas e feridas na guerra civil em Sri Lanka, e reforça nosso reiterado pedido por um cessar-fogo imediato."

Ela recorda que tanto o Governo de Sri Lanka como os rebeldes tâmeis se comprometeram, mediante a Convenção Internacional de Genebra, a proteger a vida da população civil e permitir o acesso das organizações humanitárias. "A ONU e a comunidade internacional devem exercer pressões para que cumpram com essa obrigação" – disse a secretária-geral.

A Caritas Internacional fez mais um apelo, pedindo ajuda de emergência para as vítimas da guerra. (BF)

Fonte: Rádio Vaticano


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne