Terremoto na Itália: 'Estou com muito pavor. É aterrorizante', conta brasileira ao G1


06.04.2009 - Leitores do G1 relatam momentos de pavor durante terremoto na Itália.

Leitores do G1 que moram na Itália relatam os momentos de terror que passaram durante os cerca de 30 segundos do terremoto, que sacudiu a região central italiana, com o epicentro na

"Moro em Treviso, nordeste da Itália, conheço brasileiros que moram pertinho de Áquila, mais precisamente em Chiet. Eles me contaram que, por volta das 3h30 horário de Roma, estavam dormindo e acordaram com o apartamento tremendo, quadros que caíam no chão e objetos que se moviam do lugar. Para eles, foi uma experiência terrível, conseguiram pegar os documentos e saíram para as ruas, que já estavam cheias de pessoas. O primeiro tremor durou 10 segundos, os mais longos das vidas deles, mas por volta das 4h a terra tremeu de novo. Por sorte, eles moram em uma cidade mais nova que Áquila, com construções mais fortes e resistentes, por isso não houve tantos danos materiais. Eles estão apavorados e com medo de acontecer novamente. O terremoto estava previsto, mas não sabiam onde nem quando. Falta de responsabilidade, poderiam ter evitado?"

- Eliane da Silva, em Treviso

"Estou exatamente na região do terremoto e a sensação de sentir a Terra tremendo foi desesperadora. Tudo aconteceu às 3h30 da madrugada desta segunda-feira (6), mas ainda não temos informações de vítimas. Ainda estou com muito pavor e um tanto fora da realidade, pois a minha casa parecia estar solta do chão, tudo balançava com muita força. A neve e a chuva de granizo são lindas, mas um terremoto é aterrorizante. Nunca havia passado por isso e espero nunca mais vivenciar uma sensação tão ruim como essa. Aproveito para avisar meus familiares e amigos que estou bem, apesar do pavor, e que amo muito todos eles."

- Odete de Souza, em Ascoli

"Às 3h44 da madrugada, nós do Albergue Sandy (no edifício número 136 na Via Cavour, pertinho do Coliseu) sentimos um terremoto relativamente forte. Quase todos do hotel foram despertados e as luzes dos edifícios foram acesas, um sinal de que todos na região foram incomodados pelo tremor. Estava ao computador e a tela do laptop balançava. Senti-me dentro de um trem numa trajetória suave. Meu corpo se deslocava junto do prédio (estamos no 4º andar, a sensação deve ser mais intensa), algo como uns dois ou três centímetros de balanço. Foi o meu primeiro terremoto. A cidade no epicentro deve estar em grandes problemas."

- Diogo Antonio Galhanone Junior, em Roma

"Moro em Viterbo, ao norte de Roma, cerca de 80 quilômetros do epicentro do terremoto desta madrugada. Aqui eram 3h30 quando sentimos tudo tremer por uns 15 segundos, a cama balançava e as louças na cozinha faziam barulho. Nossa gatinha deu o alarme alguns segundos antes, assim como os cachorros da vizinhança, que só se acalmaram agora de manhã. São 8h30 aqui e já foram confirmados 20 mortos, a destruição do centro histórico da cidade de Áquila foi grande. A sensação, para quem nunca passou por isso, é horrível e assustadora! Está todo mundo ligando para os familiares sem parar, as estradas de acesso à região atingida foram fechadas para evitar os congestionamentos, que dificultariam ainda mais o socorro às vitimas. Está a maior confusão."

- Sônia Regina Sobottka Rolim de Moura, em Viterbo

"Moro em Roma e acordei cedo para dar uma volta pela cidade. O terremoto desta madrugada, à princípio, não deixou marcas físicas na capital italiana. Mas ficará marcado na vida de muita gente. Como resido no norte de Roma e o epicentro foi a 95 quilômetros a nordeste, a percepção foi grande e o susto também. Parecia que as camas e os armários balançavam, mas na realidade eram os edifícios que oscilavam. Alguns abandonaram suas casas com medo de um segundo tremor, o que não ocorreu. Aqui no centro histórico, Piazza Navona, tudo prossegue como antes. Tudo normal."

- Luiz Cláudio Peixoto de Azevedo, em Roma

"Há mais de cinco anos vivo na Itália, na região de Marche, que fica umas 2h30 de viagem de carro do local do terremoto. Para vocês terem uma ideia da magnitude desse terremoto, às 3h30 eu acordei com o tremor que atingiu também a minha região, um tremor regular em vista do que atingiu Áquila, mas o bastante para deixar todos em estado de alerta. Aproximadamente 1h30 depois desse tremor, houve um novo tremor. Nunca havia passado por um terremoto e pretendo não passar mais. Pelo que podemos assistir pela TV, a situação é grave. Procuremos enviar pensamentos de paz e energias positivas às pessoas atingidas por esse triste desastre."

- Juliana Ferreira, em Marche

"Estou na Itália há mais de 4 anos, moro na Região de Abruzzo, a 40 minutos de carro de Áquila, onde foi o epicentro do terremoto. Aconteceu por volta da 3h30 da madrugada, quando acordei com a cama balançando e as janelas fazendo um barulho muito forte e assustador. Durou cerca de 8 segundos, certamente, os mais longos da minha vida. Meu marido trabalha na Proteção Civil de Áquila e a região está caos. Até agora, são 16 mortos, com 4 crianças, e 30 pessoas desaparecidas. Muitos prédios desmoronaram e telhados caídos."

- Josianni Silva Teixeira, em Abruzzo

"Um terremoto de magnitude 5,8 da escala Richter atingiu a zona de Áquila. O evento sísmico aconteceu por volta das 3h30. A situação é gravíssima, o número de vitimas cresce a cada minuto. Prédios, igrejas, hospitais, orfanatos, construções inteiras estão no chão. Milhares de pessoas estão nas ruas, uma tragédia!"

- Suzana Ribeiro Vianna Rizzo

Fonte: G1

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne