03.04.2009 - Pontífice recebe membros da associação caritativa «Círculo de São Pedro»
CIDADE DO VATICANO - O Papa afirmou hoje que a ação cristã caritativa «não é apenas ação filantrópica, ainda que útil e com mérito», mas é uma «forma privilegiada de evangelização, à luz do ensinamento de Jesus».
Foi o que o pontífice explicou no discurso a uma delegação da associação caritativa romana «Círculo de São Pedro», ao recebê-los em audiência nesta manhã na Sala dos Papas do Palácio Apostólico.
Os presentes, liderados por seu presidente geral, Duque Leopoldo Torlonia, entregaram ao Papa o óbolo de São Pedro, procedente dos donativos recolhidos nas paróquias de Roma.
O Papa agradeceu vivamente por este gesto, que supõe «uma participação concreta no esforço econômico que a Sé Apostólica faz para sair ao encontro das urgências crescentes da Igreja, especialmente nos países mais pobres da terra».
A caridade cristã, sublinhou o Papa, vai além da ajuda material, pois «faz visível e, diria, quase tangível, por um lado, a misericórdia infinita de Deus para cada ser humano, e, por outro, nossa fé n’Ele».
Esta caridade consiste em «harmonizar nosso olhar com o olhar de Cristo, nosso coração com seu coração. Desta maneira, o apoio amoroso, oferecido aos demais, traduz-se em participação e num compartilhar consciente de suas esperanças e seus sofrimentos».
«Nós sabemos que a autenticidade de nossa fidelidade ao Evangelho verifica-se também com base na atenção e solicitude concreta que nos esforçamos em manifestar para o próximo, especialmente para os mais frágeis e marginalizados», acrescentou.
Diante da Semana Santa, o Papa convidou os presentes a «reviver intensamente» estes mistérios, como «ocasião propícia para reafirmar e purificar vossa fé; para abrir-vos à contemplação da Cruz que é mistério de amor infinito, do qual tirar forças para fazer de vossa existência um dom aos irmãos».
«Da Cruz brota a alegria e a paz do coração, que nos faz testemunhas dessa esperança da qual se adverte uma grande necessidade neste tempo de crise econômica difundida e generalizada», acrescentou o pontífice.
O Círculo de São Pedro é uma instituição caritativa fundada em Roma em 1869 por iniciativa de um grupo de jovens da nobreza e alta burguesia da cidade, que queriam fazer um gesto de fidelidade ao Papa, em resposta aos ataques anti-clericais da época via imprensa e gestos públicos.
No entanto, o Papa Pio IX, ao recebê-los em audiência, encomendou-lhes como primeira missão a caridade com os mais pobres de Roma. Atualmente, o Círculo distribui cerca de 50 mil refeições diárias aos pobres e mantém uma importante obra de acolhida a pessoas sem lar.
Fonte: www.zenit.org