Quem não medita nas verdades eternas não pode viver como um cristão


17.03.2009 - Refletir  -  www.rainhamaria.com.br

“ Mui depressa chegará teu fim neste mundo; vê, pois, como te preparas: hoje está vivo o homem, e amanhã já não existe.”
(Tomás de Kempis, Imitação de Cristo, 1, XXIII, 1).

“À hora da morte recorrerão a Deus, e Deus lhes dirá “agora recorreis a mim? Pedi socorro às criaturas, já que foram elas os vossos deuses”( Jr 2,27) (Santo Afonso Maria de Ligório)

“Aquele que não abandona o pecado antes que o pecado abandone a ele, dificilmente poderá na hora da morte detestá-lo como é devido, pois tudo o que fizer nessa emergência, o fará forçado”  (Santo Agostinho)

“Quem não medita as verdades eternas não pode, a não ser por um milagre, viver como cristão” (São João Gerson, Tractatulus consolatorius de meditatione, consideratio 7.)

“Se a árvore cair para a parte do meio-dia ou para a do norte, em qualquer lugar onde cair, ali ficará (Ecl 11,3). Para o lado em que cair, na hora da morte, a árvore de tua alma, ali ficará para sempre. Não há, pois, termo médio: ou reinar eternamente na glória, ou gemer como escravo no inferno. Ou sempre ser bem-aventurado, num mar de dita inefável, ou ficar para sempre desesperado num abismo de tormentos. [...] ” Quando se derruba uma árvore, para que lado cai?... Cai para onde está inclinada... Para que lado te inclinas, meu irmão?... Que vida levas?... Procura inclinar-te sempre para Deus; conserva-te na sua graça, evite o pecado, e assim te salvarás e serás predestinado ao céu. Para evitar o pecado, tenhamos presente sempre o grande pensamento da eternidade”
(Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para morte, XIV.)

“Ó eternidade, eternidade!...” “Quem crê na eternidade — dizia o citado Padre Ávila — e não vive como santo, devia estar encerrado numa casa de doidos!” (Beato João de Ávila)

“Ó meu Deus! se tivesse morrido naquela ocasião que sabeis, onde estaria eu agora?” (Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para morte, X.)

“Adivinhas, se podes, que rumo seguirá tua alma, ao deixar o teu corpo. Ah! Para que lado se há de voltar? Por que caminho entrará na eternidade? É exatamente por aquele que encetou já nesta vida” (São Francisco de Sales, Filotéia, XIII, 5.)

“É preciso que nossa fé seja reta, para nossa vida ser santa. Vive-se mal, quando não se crê em Deus como se deve” (S. Agostinho, A Cidade de Deus, Tomo I, Livro V, Cap. X)

Fonte: Adversus Haereses


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne