EUA: Aquecimento deixará Nova York vulnerável a furacões e tempestades de inverno, afirmam cientistas


15.03.2009 - O aquecimento global deve elevar o nível dos mares pela costa nordeste dos Estados Unidos aproximadamente duas vezes mais rápido que a taxa global neste século, colocando a cidade de Nova Iorque em risco de sofrer danos por furacões e tempestades de inverno, afirmam cientistas.

"A costa nordeste dos Estados Unidos está entre as regiões mais vulneráveis às futuras mudanças no nível dos mares e circulação dos oceanos, especialmente quando consideramos a densidade populacional", afirmou Jianjun Yin, modelador climático da Florida State University.

Yin, que publicou um estudo sobre a elevação dos oceanos no jornal Nature Geoscience no domingo, afirmou que os níveis do mar ao longo da região nordeste do país devem subir 21 centímetros a mais do que o aumento global até 2100. Bem antes disso, entretanto, a cidade de Nova York estará em risco de ser inundada por tempestades porque muitas partes da cidade estão pouco acima do nível do mar.

Fonte: UOL notícias

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Furacões, tufões e ciclones podem ser mais potentes que bomba de Hiroshima

05.05.2008 - Furacões, tufões ou ciclones: os nomes mudam segundo as regiões, mas todos designam um mesmo fenômeno meteorológico provocado por violentas depressões tropicais e capaz de liberar uma potência até 10 vezes superior à bomba de Hiroshima.

Potencialmente mortíferos e devastadores, esses temidos fenômenos acontecem em períodos bem definidos do ano.

São incluídos no termo genérico de ciclone os "tufões" (uma palavra de origem chinesa), no leste do oceano Índico, e os "furacões" (termo procedente da palavra índio-caribenha "hunkaren", que significa "deus das tempestades"), no Atlântico e no leste do Pacífico.

O período dos ciclones vai de janeiro a março no hemisfério sul, e de julho a outubro no norte do Atlântico e no Caribe. No noroeste do Pacífico e na parte norte do oceano Índico, ciclones podem se formar a qualquer momento do ano, mas principalmente de maio a outubro.

Um ciclone se forma unicamente sobre os mares quentes, e exige a conjunção de vários fatores: água morna, com temperatura igual ou superior a 26,6 graus, uma quantidade suficiente de umidade na atmosfera e uma perturbação tropical produzindo redemoinhos de vento.

No contato do oceano, o ar se torna muito quente e se eleva acima do nível do mar, o que provoca uma queda da pressão atmosférica formando uma espiral de ar mais fresco na direção do centro da depressão.

Este ar instável, carregado de vapor d''água, provoca a formação de nuvens, produzindo uma agitação violenta de atmosfera cuja força aumenta proporcionalmente ao calor e à umidade.

O ciclone começa a perder força quando alcança a terra ou quando passa por águas mais frias, ficando privado de sua fonte de calor.

Deslocando-se a cerca de 30 km/h, geralmente de Leste para Oeste, estas perturbações tropicais cujo diâmetro varia de 300 m a 1.000 km podem durar uma semana e percorrer milhares de quilômetros.

No Atlântico, o ciclone "Faith" percorreu 12.500 km em 1966. Os ciclones "San Ciriaco", em 1899, e "Ginger", em 1971, duraram 28 dias.

Os ventos violentos são acompanhados por chuvas torrenciais: de 62 km/h a 117 km/h, fala-se em tempestade tropical. Ventos mais fortes caracterizam o ciclone, dividido em cinco categorias: a 5 designa fenômenos acompanhados por ventos de mais de 250 km/h.

Em seu centro, o olho forma uma coluna de ar calmo de 8 a 100 km de largura. O ar é tão calmo nesta coluna que pássaros até podem voar dentro dela.

Os especialistas em climatologia consideram "provável" que o aquecimento global provoque um aumento dos fenômenos extremos, tanto em freqüência quanto em intensidade.

Fonte: Terra notícias

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne