13.03.2009 - O Bispo de Jaffna, Dom Thomas Savundaranayagam, enviou uma carta ao Presidente de Sri Lanka e à líder das forças rebeldes em que lhes adverte a “aniquilação total” de mais de 100 mil habitantes do norte do país se é que não se procede a uma evacuação imediata.
Na carta, cuja cópia chegou à associação internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), Dom Savundaranayagam descreve como o Governo se prepara para um enfrentamento final contra as forças rebeldes dos Tigres Tamiles e esclarece que há pessoas atrapadas na zona de guerra.
"Dado que a situação é extremamente perigosa, pedimos uma ação rápida e severo para responder à necessidade vital de dar segurança aos civis”, assinalou o Bispo.
A carta pede a ambas as partes trabalhar conjuntamente em um plano para evacuar aos civis a uma zona segura nos distritos do Kilinochchi e Mulaithivu.
O Bispo também pede a ajuda imediata do Programa Mundial de Alimentos. Esta não é a primeira vez que o Bispo interveio em nome dos afetados pelo conflito.
O conflito entre os Tigres Tamiles e as forças governamentais começou em 1983 e em 2002 se negociou um alto ao fogo. Mas em janeiro de 2008 o governo terminou a trégua depois de uma repentina escalada de violência protagonizada pelos rebeldes em 2006. O conflito causou a morte de pelo menos 70 mil pessoas e o deslocamento de centenas de milhares de habitantes.
Fonte: ACI
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Violência causa transferência de padres do Sri Lanka
24.07.2008 - Prossegue a violência em Sri Lanka. Nas últimas 24 horas, pelos menos 25 rebeldes tâmeis e quatro soldados morreram em vários combates registrados no norte do país.
Devido à violência, a imagem de Nossa Senhora de Madhu foi levada na terça-feira da igreja de Thevanpiddi à capela privada da casa episcopal. O bispo de Mannar Dom Rayappu Joseph, revelou que a decisão foi tomada por "razões de segurança". Pelo mesmo motivo, os sacerdotes da região de Thavanpiddi e de Vellankulam foram aconselhados a se transferir para outras regiões.
Dom Rayappu lançou um apelo a todos os fiéis para que rezem pela paz. "A esperança é poder um dia reunir-nos todos, como uma única família, aos pés da nossa amada Mãe, Nossa Senhora de Madhu", afirmou o prelado.
O site do Ministério da Defesa de Sri Lanka precisa que a imagem foi transferida depois de insistentes pedidos dos fiéis. O santuário é meta todos os anos de milhares de peregrinos. Mas desde 1999, os rebeldes controlam a região e as visitas diminuíram de modo consistente.
Para Dom Joseph, na região de Madhu e Manthal os confrontos armados aumentaram nos últimos meses. Por causa disso, milhares de famílias, cerca de 20 mil pessoas, do distrito de Mannar foram obrigada a fugir. Agora, circulam novas ameaças de bombardeios. Muitas pessoas, afirma o bispo, vivem sob as árvores e encontram refúgio na floresta. "Suas condições são realmente críticas", acrescentou. (BF)
Fonte: Rádio Vatican