08.03.2009 - O papa Bento 16 pediu neste domingo, durante a habitual reza do Ângelus dominical e por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se renove o compromisso pelo respeito às mulher. O pontífice destacou o trabalho realizado pela Madre Teresa de Calcutá, "exemplo para todo o mundo do exercício da caridade e do serviço à promoção humana".
"O dia de hoje nos convida a refletir sobre a condição da mulher e a renovar o compromisso para que sempre e em qualquer lugar toda mulher possa viver e manifestar em plenitude suas próprias capacidades, obtendo pleno respeito por sua dignidade", disse o pontífice.
"Nesse sentido, expressaram-se o Concílio Vaticano 2º e o magistério pontifício, em particular a carta apostólica 'Mulieris Dignitatem' do servo de Deus [o papa] João Paulo 2º", acrescentou.
"Quantas outras mulheres trabalham todos os dias, ocultas, pelo bem da humanidade e pelo reino de Deus", disse o pontífice diante das centenas de pessoas que se reuniram na praça de São Pedro do Vaticano.
"Dedico hoje minha reza a todas as mulheres, para que sejam cada vez mais respeitadas em sua dignidade e na valorização de suas potencialidades positivas", afirmou.
Bento 16 convidou também a encontrar neste tempo de Quaresma "momentos de silêncio, possivelmente de retiro, para analisar a própria vida à luz" de Deus.
Fonte: UOL notícias